Jump to content
  • 0

venda de titulo do tesouro pra comprar outro

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa tarde.

Eu não venderia, pois além do valor menor, você também terá descontos de IOF em cima do seu montante investido (caso você venda os títulos antes de completar 30 dias com eles), além de IR em cima do seu rendimento e o spreed que pode te prejudicar também. Isso tudo para ganhar 1% a mais.

Se você realmente quer fazer isso, sugiro que faça os cálculos do valor que você vai receber caso não venda seus títulos e deixe eles por uns 10 anos e compare com o valor do rendimento que você teria caso investisse o dinheiro dos seus títulos após vende-los. (Lembre-se de descontar o IOF, IR e spreed nessa conta). Assim, se o rendimento compensar, você pode fazer esse tipo de movimento.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hour ago, Antony Lodi Salum disse:

Fala galera, quando o tesouro IPCA+ 2035 chegou a 6,68% aportei um valor considerável, mas agora esta a 1% a mais do que investi. compensa eu vender com um pouco de prejuizo e recomprar com essa taxa atual? sempre me perguntei e nunca fiz nada disso, mas queria saber.

Boa tarde, @Antony Lodi Salum !

Este 1% a mais que você diz é a taxa oferecida? Ou seja, você investiu a 6,68 e agora está em 7,68%, algo assim?

Se for isso, vender é uma péssima ideia. A taxa sobe, o preço do seu título cai. É o efeito da marcação a mercado que no caso seu título estará sendo marcado para baixo. Isso perder rentabilidade e dinheiro, fora que tem deduções a depender do tempo que você investiu como comentado pelo amigo @Guilherme Cesar Cardoso.

Quanto muito deve se pensar em vender um título de tesouro antecipadamente quando tiver uma marcação favorável, ou seja, quando a taxa cai e o preço sobe. Além disso, é válido conferir se há títulos que paguem mais para reaplicar o dinheiro e fazer os juros compostos acontecerem. No "pior" dos casos, você leva seu título até o vencimento e recebe a taxa contratada, o que não é ruim.

E por fim, lembre-se para ter cuidado nestes movimentos de venda de tesouro ou quaisquer outras vendas. Investimento é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 4
  • 0
Postado

Concordo com todas as respostas anteriores.

Mas quero adicionar mais um ponto. Mesmo tendo sido um aporte considerável neste título, considerando que mensalmente você continuará fazendo novos aportes (em diferentes títulos, CDB's, ações e etc...), ao final do prazo (2035), no montante total de todos os investimentos feitos no período, o eventual ganho seria irrelevante.

Pensando que devemos ter em mente como alocar bem nossos aportes, não creio ser saudável se preocupar excessivamente com investimentos feitos anteriormente. Aplicando o conceito de contrafluxo, com mais tempo investindo, a carteira ganhará cada vez mais robustez.

Repetindo o que o Eddy disse acima: Investimento é igual sabonete.

Espero ter contribuído.

• Brabo 4
  • Criar novo...