Jump to content

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
4 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Thalysson Santos !

Acho que seria mais produtivo começarmos em como você fez sua análise nas duas empresas.

O que você olhou? Quais os dados que você avaliou e quais conclusões tirou?

Assim conseguimos entender em que nível estão suas análises e poderemos complementar de maneira mais assertiva seus estudos.

Manda aí pra gente!

Eu voto com o relator rs.

A PetroRio tem suas vantagens, por não estar ligada ao governo, por ser sólida e de crescimento.
A PetroBrás possui o demérito de ser Estatal, porém é pagadora de dividendos e a maior no mercado de petróleo nacional.

Depende, da sua estratégia e análise, manda qual a posição na sua carteira que você pretende manter essa empresa (Base, meio ou topo da pirâmide) e no que você está baseando sua análise nas 2.

Eu, diga-se de passagem tenho as 2 na minha carteira rs, em proporções e posições diferentes.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Você tem, que analisar alguns indicadores importantes: 

Indicadores financeiros

Preço/lucro (P/L): Compara o preço da ação com o lucro da empresa, indicando se a ação está cara ou barata 

Dividend Yield (DY): Indica o retorno em dividendos que uma ação oferece em relação ao seu preço 

Preço/Valor Patrimonial por Ação (P/VPA): Compara o preço da ação com o valor patrimonial por ação da empresa 

EBITDA: Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização 

Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE): Indica a eficiência com que a empresa gera lucro a partir dos recursos próprios 

Dívida bruta: Soma de todas as obrigações financeiras da empresa que estão para ser quitadas 

• Brabo 2
  • 0
Postado

Avaliei ROI, P/VP, P/L, Tag along e dívida líquida/EBITDA dos últimos 5 anos.

De princípio fiquei mais inclina para a Petrobras por ser uma empresa maior e por remunerar os acionistas (já paga dividendos enquanto a Petrorio ainda não) e por estar com um P/VP menor, mas pela Petrorio ter um ROI maior e um P/L menor fiquei balançado. A dívida líquida/EBITDA das duas está controlada.

Por enquanto foi isso que avaliei. Estava pensando em colocar como meio da carteira, mas ainda não defini um percentual

• Brabo 1
  • 0
Postado
40 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Thalysson Santos !

Acho que seria mais produtivo começarmos em como você fez sua análise nas duas empresas.

O que você olhou? Quais os dados que você avaliou e quais conclusões tirou?

Assim conseguimos entender em que nível estão suas análises e poderemos complementar de maneira mais assertiva seus estudos.

Manda aí pra gente!

Analisei da seguinte forma até então:

19 minutes ago, Thalysson Santos disse:

De princípio fiquei mais inclina para a Petrobras por ser uma empresa maior e por remunerar os acionistas (já paga dividendos enquanto a Petrorio ainda não) e por estar com um P/VP menor, mas pela Petrorio ter um ROI maior e um P/L menor fiquei balançado. A dívida líquida/EBITDA das duas está controlada.

Por enquanto foi isso que avaliei. Estava pensando em colocar como meio da carteira, mas ainda não defini um percentual

• Brabo 1
  • 0
Postado
22 minutes ago, Thalysson Santos disse:

Hum... Fez Scuttlebutt delas?

🤔

• Brabo 1
  • 0
Postado
12 minutes ago, Eddy Paulini disse:

@Thalysson Santos legal!

Agora podemos conversar mais Hauhauah

O primeiro ponto que gostaria de reforçar é a questão dos pagamentos de proventos aos acionistas. Na fase de construção de patrimônio como iremos reinvestir 100% dos valores recebidos, não faz diferença se a empresa paga ou não. O que estamos procurando são boas empresas que gerem valor como um todo ao longo dos anos.

O P/VP e outros indicadores de valuation tendem a ser sempre mais descontados no caso das estatais. Isso por conta do risco que o mercado já considera no caso de empresas estatais e eu diria até que um pouco a mais para a Petrobras por conta de casos comprovados de corrupção. E vale o reforço que nem sempre um P/VP ou P/L baixos são sinônimos de oportunidade. No final das contas não tem certo ou errado em ter uma estatal. Acredito ser muito mais uma questão de princípios do investidor. Você está tranquilo em investir em uma estatal? Se sim, toca o barco.

O que você pode avaliar também para ir mais a fundo na análise é usar indicadores de eficiência e ver qual empresa tem uma melhor operação. Por exemplo: Margem líquida, outras margens como EBIT e EBITDA, ROE, ROIC e CAGR. São critérios de desempate que pode ajudar muito na escolha. Qual é a empresa que está entregando mais resutlados, qual está crescendo ou ao menos mantendo seu espaço, qual está mantendo lucros ou crescendo a receita? Caso nenhuma esteja crescendo por assim dizer (o que pode acontecer dado as fases que uma empresa possui), qual está mantendo suas margens, receitas e lucros?

Depois, se quiser ir para uma análise mais aprofundada, é interessante ir além dos indicadores ali mostrados. Por exemplo: você menciona que as dívidas de ambas estão controladas. Mas por que? Porque elas deixaram de fazer investimentos? Porque estão com lucros que compensam as dívidas? Qual está apresentando mais lucros? E estes lucros estão sendo de suas operações mesmo ou tem eventos não recorrentes?

Aqui é um pouco mais chato fazer essa avaliação pois é sentar na cadeira e ler relatórios. E não só relatórios recentes, mas pegar uns pra trás para ir entendendo a evolução dos números é ideal. 

Eu não diria que é uma análise obrigatória, mas quem opta por seguir essa linha tem uma análise e opinião formada muito mais rica e embasada.

Espero que agregue ao tema!

Muito obrigado Eddy! Vou estudar esses pontos que você levantou também

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Thalysson Santos disse:

Muito obrigado Eddy! Vou estudar esses pontos que você levantou também

Oi, @Thalysson Santos! Apenas complementando a aula do professor @Eddy Paulini:

Um ponto de atenção particularmente importante durante a análise growth investing (scuttlebutt), na minha opinião, para empresas desse setor é:

“A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam aind mais o potencial do total de vendas, caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?”

Penso isso por entender que petróleo e gases naturais não são recursos infinitos, ninguém sabe com certeza definitiva quando podem acabar, e também por observar a ascenção de produtos e companhias que promovem o uso de recursos renováveis, menos poluentes, etc.

Outra coisa que acho relevante destacar é que quando se trata da Prio e Petrobras, apesar de serem correlacionadas e herdarem os riscos disso, são empresas complementares às operações uma da outra pela natureza das suas estratégias, ao invés de competirem diretamente. A operação da Prio foca em revitalizar campos maduros, sendo esses os que a Petrobras desinveste suas operações observando o que chamam de "fase de declínio".

Do site agência.petrobras:

"A gestão de portfólio na Petrobras está baseada na saída de ativos menos aderentes ao seu plano estratégico e realocação de recursos em ativos onde está o foco da companhia, ou seja, ativos em águas profundas e ultraprofundas, com reservas substanciais e alta produtividade."

Já no site da Prio, explicam:

"A expertise da PRIO é a revitalização de campos maduros de petróleo, e isso se mostrou desde o primeiro momento na transformação da antiga empresa, HRT."

Fontes:

https://agencia.petrobras.com.br/w/institucional/petrobras-alavanca-cenario-de-producao-de-campos-maduros-no-brasil

https://prio3.com.br/a-prio/sobre-nos/

Lembrando que isso não se trata de uma recomendação nem de compra nem de venda, apenas de estudo.

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
43 minutes ago, Bolívar Luiz disse:

Oi, @Thalysson Santos! Apenas complementando a aula do professor @Eddy Paulini:

Um ponto de atenção particularmente importante durante a análise growth investing (scuttlebutt), na minha opinião, para empresas desse setor é:

“A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam aind mais o potencial do total de vendas, caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?”

Penso isso por entender que petróleo e gases naturais não são recursos infinitos, ninguém sabe com certeza definitiva quando podem acabar, e também por observar a ascenção de produtos e companhias que promovem o uso de recursos renováveis, menos poluentes, etc.

Outra coisa que acho relevante destacar é que quando se trata da Prio e Petrobras, apesar de serem correlacionadas e herdarem os riscos disso, são empresas complementares às operações uma da outra pela natureza das suas estratégias, ao invés de competirem diretamente. A operação da Prio foca em revitalizar campos maduros, sendo esses os que a Petrobras desinveste suas operações observando o que chamam de "fase de declínio".

Do site agência.petrobras:

"A gestão de portfólio na Petrobras está baseada na saída de ativos menos aderentes ao seu plano estratégico e realocação de recursos em ativos onde está o foco da companhia, ou seja, ativos em águas profundas e ultraprofundas, com reservas substanciais e alta produtividade."

Já no site da Prio, explicam:

"A expertise da PRIO é a revitalização de campos maduros de petróleo, e isso se mostrou desde o primeiro momento na transformação da antiga empresa, HRT."

Fontes:

https://agencia.petrobras.com.br/w/institucional/petrobras-alavanca-cenario-de-producao-de-campos-maduros-no-brasil

https://prio3.com.br/a-prio/sobre-nos/

Lembrando que isso não se trata de uma recomendação nem de compra nem de venda, apenas de estudo.

Bom dia Bolívar! Legal seu comentário, vou estudar sobre, quem sabe manter as duas seja uma estratégia interessante também. Valeu!

• Brabo 2
  • Criar novo...