Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Estou tentando aplicar os conhecimentos do curso, porem ja tenho uma carteira montada que esta toda errada

Minha duvida é como transicionar da carteira antiga para a carteira nova aplicando os conhecimentos

O que estou fazendo no momento é:
1 - parei meus aportes até me organizar
2 - coloquei todas os meus papeis no diagrama do cerrado analizando uma por uma mesmo que sei que varias que estao la, nao vou querer manter futuramente
3- Escolhi novas para investir baseado no tirangulo invertido e no setores que quero me posicionar

Duvidas:
1 - Como e quando devo vender uma acao que ja esta na minha carteira mas nao faz sentido mais... e quando eu deveria manter e parar de aportar
2 - Queria entender se estou seguindo o fluxo correto do metodo ensinado no curso 
3- Faz sentido colocar as minhas acoes atuais no diagrama?

Editado por Arthur Leoni Dos Santos
  • Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

No modulo 08 aborda isso, tem uma aula sobre venda de ações e de adequação de carteira. Tenta assistir de novo, mas resumidamente o Raul fala lá que ele prefere não vender pra evitar de se arrepender caso esse ativo que "não faz mais sentido" acabe se valorizando. Mas na minha opinião pessoal, acho que se o ativo não foi bem analisado e dependendo do valor dele, talvez vale a pena vender pra aportar em algo melhor. Mas enfim, recomendo revisar o modulo 08.

• Brabo 3
  • 1
Postado
3 horas atrás, Arthur Leoni Dos Santos disse:

Estou tentando aplicar os conhecimentos do curso, porem ja tenho uma carteira montada que esta toda errada

Minha duvida é como transicionar da carteira antiga para a carteira nova aplicando os conhecimentos

2 - coloquei todas os meus papeis no diagrama do cerrado analizando uma por uma mesmo que sei que varias que estao la, nao vou querer manter futuramente
3- Escolhi novas para investir baseado no tirangulo invertido e no setores que quero me posicionar

Fala meu querido!

Primeira e derradeira questão: Você já terminou o curso, até o fim do módulo 8?
Se a resposta for não, pare tudo que está fazendo e só aporte em tesouro selic até terminar o curso.

Agora vamos às dúvidas.

1 - Como e quando devo vender uma acao que ja esta na minha carteira mas nao faz sentido mais... e quando eu deveria manter e parar de aportar

Você vai decidir se deve vender ou não (O Raul por exemplo não vende). Se ela não faz mais sentido na sua carteira você pode decidir se desfazer dela ou deixa ela lá quietinha. Quando vender?  Se você decidiu que vai se desfazer o momento é agora, lembre de tentar limitar o valor de vendas no mês em 20 mil reais para evitar pagar IR sobre qualquer lucro que tiver na venda.

E quando deveria manter e parar de aportar, quem vai guiar seus aportes é o diagrama do cerrado. Se você preencheu certinho, respondendo as perguntas, ele te fala deve aportar na ação ou não de acordo com a nota atribuida.

2 - Queria entender se estou seguindo o fluxo correto do metodo ensinado no curso 

Recomendo primeiro assistir todas as aulas e depois voltar seus olhos para a sua carteira novamente.

Aproveite a analítica enquanto isso para buscar por boas empresas para quando chegar ao fim do curso reestruturar sua carteira.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 1
Postado

Boa noite, @Arthur Leoni Dos Santos !

Apenas complementando nossos amigos.

9 horas atrás, Arthur Leoni Dos Santos disse:

Apenas um adendo a este segundo ponto colocado. Não sei se entendi bem se foi isso, mas caso esteja colocando as empresas no diagrama para ajudar a tomar a decisão se você vai investir nelas ou não baseadas na nota, isso não estaria correto.

Como disse, não sei se é isso que está fazendo, mas acho válido reforçar!

Agora, às dúvidas.

Normalmente apenas deixamos a empresa congelada na carteira sem receber aportes. No módulo 8 é ensinado sobre este tema inclusive, sobre como fazer uma saída mais estratégica caso necessário ou como lidar deixando ela lá paradinha e o porque disso ser eficiente. 

Você já chegou neste módulo?

Acredito que você está no caminho, mas o melhor seria concluir o curso para que você tenha todo o conceito formado para tomar decisões mais assertivas.

3- Faz sentido colocar as minhas acoes atuais no diagrama?

Lançar diretamente no diagrama, na minha opinião não. Apesar de provavelmente terem ativos que você não vai mais investir e eles fazerem parte de seu patrimônio, o ideal é sempre estudar os ativos antes sem nenhuma relação com o diagrama para só então lançar eles lá, começando pelos ativo que você vai de fato investir e dentro do diagrama vai elencar uma nota de risco que é o papel do diagrama. Só depois eu adicionaria as demais empresas e marcaria notas negativas.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Arthur Leoni Dos Santos disse:

Duvidas:

Na minha visão, se após estudar, entender o tipo de ações que vc quer ter na carteira, os setores...se após tudo isso, a açao em questão não faz mais sentido, eu venderia e iria alocar esse dinheiro nas ações que pretendo ter por um bom tempo.

Se cheguei a conclusão que estava investindo em uma empresa ruim, não vou ficar guardando porcaria na carteira.

• Brabo 2
  • Criar novo...