Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, já estou mais seguro em renda fixa, e agora vou começar a investir em renda variável. Meu foco, nesse início, é segurança. Quero as raizes profundas, como diz o Raul. Desta forma, escolhi algumas empresas e fiquei com algumas dúvidas.

1. 10 empresas ficaram na minha lista final, porém 2 são bancos (BBAS3 e SANB4) e 2 seguradoras (BBSE3 e ITSA4). É um problema ter 4 empresas do mesmo setor nesse início? Faz sentido separar seguradoras e bancos? Vcs investiriam nas quatro ou iniciariam com uma delas, ou um banco e uma seguradora?

2. No setor saúde gostei mais da FLRY3 do que da rede dor, o que acham?

3. No Setor de energia, TAEE e CMIG me atraíram muito, CMIG parece melhor vendo os indicadores, mas acho o setor da TAEE mais perene, apesar do IPO da CMIG ser mais antigo. EGIE também me pareceu interessante, mas parece perder para as outras duas. O que acham?

4. Para bens industriais fiquei com WEGE mesmo hehe.

Queria uma opinião de vocês e saber se tem alguma outra empresa mais sólida que vcs acham que eu poderia avaliar, de prefereência de outros setores.

Muito obrigadoo!

• Brabo 3

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Fala, @Gabriel Sobral Marcondes Eugenio. Tudo bem? Meus pitaquinhos:

8 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse:

1. 10 empresas ficaram na minha lista final, porém 2 são bancos (BBAS3 e SANB4) e 2 seguradoras (BBSE3 e ITSA4). É um problema ter 4 empresas do mesmo setor nesse início? Faz sentido separar seguradoras e bancos? Vcs investiriam nas quatro ou iniciariam com uma delas, ou um banco e uma seguradora?

Embora consideramos sim a correlação entre ativos um fator de risco, não é necessariamente errado ter mais de uma empresa de um mesmo setor na carteira. 

Quanto mais você diversifica dentro de um setor, mais "na média' daquele setor sua carteira vai ficar. Isso pode ser uma característica conservadora na sua estratégia (por isso ETFs tendem a ser investimentos menos arriscados que stock picking, por exemplo), apenas se atente que a sua carteira total não tenha uma super-exposição em um setor específico, correndo um elevado risco não sistemático.

O risco não sistemático é um tipo de risco específico de uma companhia ou setor ter prejuízo. Todos estamos expostos ao risco sistemático (da economia como um todo) e, acima disso, do risco não sistemático daqueles setores/companhias que participamos. Se aumentamos a exposição a um mesmo setor, inevitavelmente aumentamos nossa exposição ao risco não sistemático dele.

Contudo, mesmo considerando que a curva de risco é côncava (perdas limitadas e ganhos praticamente ilimitados), nunca vi bancos em grave crise no Brasil e, se visse, provavelmente os investimentos seriam a menor das nossas preocupações. rsrs

Não sei. O que te fez preferir ela do que a outra?

3. No Setor de energia, TAEE e CMIG me atraíram muito, CMIG parece melhor vendo os indicadores, mas acho o setor da TAEE mais perene, apesar do IPO da CMIG ser mais antigo. EGIE também me pareceu interessante, mas parece perder para as outras duas. O que acham?

Você fez uma análise scuttlebutt aprofundado sobre essas empresas? Deu uma olhada sobre as operações presentes e perspectivas futuras delas? Como elas estão se saindo fundamentalmente, para além dos indicadores?

Hahaha não julgo.

Abraço!

• Brabo 4
  • 0
Postado

Ao meu ponto de vista 

bancos e seguradoras são do setor financeiro mas de diferentes sub-setores
Teria um banco e uma seguradora, mas é bem pessoal isso e ter 2 bancos bons e 2 seguradoras boas não te expoe tanto, ja que para elas quebrarem todas as outras estariam muito piores antes,

Tbm prefiro Fleury 

tenho Taee a muito tempo mas abaixei a nota dela... ela depende muito de leiloes e licitaçoes para expandir e distribui muito dividendo como n estou na fase de ser o veio da lancha não me ajuda muito....

Wege não tenho ( não entendo nada do setor e ainda não tive paciencia para estuda-lo ) 

e caso vc queira dar uma pesquisada em outra empresa sugiro analisar Copel - CPLE3

• Brabo 3
  • 0
Postado
21 minutes ago, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse:

Pessoal, já estou mais seguro em renda fixa, e agora vou começar a investir em renda variável. Meu foco, nesse início, é segurança. Quero as raizes profundas, como diz o Raul. Desta forma, escolhi algumas empresas e fiquei com algumas dúvidas.

Queria uma opinião de vocês e saber se tem alguma outra empresa mais sólida que vcs acham que eu poderia avaliar, de prefereência de outros setores.

Muito obrigadoo!

ITSA4 não entra como seguradora, é uma holding e nesse caso não tem problema algum fazer parte em uma carteira com BBSE3, porém é uma holding que é boa parte Itaú então vc estaria com 2 bancos e ITSA4.

A cmig4 não tem TAG Along, a Taesa ten uma dívida bem alta.

Esses são pontos que deve ficar de olho.

• Brabo 3
  • 0
Postado

Bom dia, @Gabriel Sobral Marcondes Eugenio !

Apenas dando uns centavinhos de contribuição sobre alguns pontos.

17 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse:

É válido reforçar que neste caso você tem uma tripla exposição bancária sendo os bancos BB, Santander e participação do Itaú pela holding Itausa. BB Seguridade acaba ficando de fora dessa correlação. 

Aqui entra como reforço sobre o risco não sistemático que o amigo @Bolívar Luiz comentou que é ter uma exposição mais elevada em um mesmo setor. Devemos ficar atentos em alguns pontos neste sentido:

- Existe uma tendência de perdermos o controle no percentual que estaremos expostos em um setor. Imagine que eu defina que vou ter 10% de exposição no setor bancário escolhendo um banco. Depois eu escolho mais dois bancos para compor também o setor bancário na carteira e acabo alocando mais 5% em cada novo banco. Logo, eu tenho uma exposição total de 20% neste setor o que antes era 10%. Em algum cenário em que o setor bancário se abale, eu tenho agora 3 empresas que passam a enfrentar riscos e que agora um percentual maior da minha carteira pode oscilar;

- Lembre-se que quando temos mais de uma empresa do mesmo setor, por mais que possa não parecer, existe uma competição pelo mesmo marketshare. Em outras palavras, isso significa que para uma empresa crescer, ela está tomando o espaço de outra. E isso pode ser aplicável mesmo quando a prioridade e ênfase dos bancos são diferentes entre si. O Banco do Brasil por exemplo tem forte influencia no agro e o Santander não. Mas não significa que o Banco do Brasil não possa captar os clientes do Santander oferecendo uma melhor conta e condições para pessoas físicas;

- Reforçando, não ase assuste com ter este tipo de exposição. Ela tem seu bônus também. Por exemplo, imagine que por algum motivo o Santander descubra um caso falha de valores demostrados em resultados (caso totalmente hipotético). O banco em questão vai enfrentar problemas que não irão afetar o setor em si. Perceba que é um caso isolado.

17 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse:

Complementando o amigo @Jaimson Bispo, Cemig fica de fora dos nossos critérios básicos de avaliação. As ações PN não tem tag along e as ações ON tem baixa liquidez o que dificulta a entrada e saída do ativo bem como uma volatilidade muito grande dos preços e isso pode ser ruim. Além disso, na minha visão envolve uma questão um tanto quanto ética que é que a empresa neste formato não está visando sócios pois se manter nas ações ON é difícil e existem poucas e nas ações PN não tem proteção alguma para pequenos investidores que somos nós. Apesar dos números da empresa serem interessantes, ela é muito arriscada. Até puxando um ponto nisso, muitos indicadores  da empresa, especialmente os que envolvem o valuation da empresa ficam atrativos justamente por conta do risco.

Egie, Taesa são empresas interessantes para estudo, Taesa deve ter mais atenção nso estudos mas ainda existem outras que podem ser esetudadas: Copel e CPFL, por exemplo.

PS: não é recomendação de compra ou venda.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
  • 0
Postado

Olá Gabriel,

vamos lá tentar ajudar um pouco tbm...

1 - Acho q foi bem passado pelo pessoal. O setor bancário é um setor seguro de longo prazo no Brasil. E não vejo sobreposição nas suas escolhas. Banco do Brail e Santander são bancos sim. BB Seguridade é seguradora, não banco, apesar de estar na ceara do BB. Itausa é uma holding de investimento, muito maior do q um banco em si. Acredito que vc está bem posicionado nesses ativos, porém temos q ver a carteira como um todo pra não concentrar demais. Eu por exemplo, tenho todos os 3 aí, exceto Santander, e não vejo problema nisso. Visão pessoal.

2 - O que te motivou a escolher FLRY3? Pensa em manter ela no longo prazo? Como vc diz, tem Rede Dor, Odontoprev....o que fez vc acreditar na FLRY3, isso q vc precisa estar confortável. Minha opinião , acho uma boa empresa sim, mas é importante vc dividir sua analise pra tentarmos ajudar.

3- Energia CMIG acho q já foi explicitado o pq não. TAEE é interessante. Também gosto muito de 2 empresas mencionadas aí, a CPFL e Engie.

4 - No comments. :)

18 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse:

Muito obrigadoo!

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)

Aoooo só pergunta osso... cê é loko!
Tudo que eu falar vai ser o que se encaixa para mim, então, use só como fonte de informação.

19 horas atrás, Gabriel Sobral Marcondes Eugenio disse:

De início já vai entrar com pé no peito com 4 no setor Financeiro? Quantas no total está escolhendo... vai dar trabalho. Eu escolhi de início um banco e uma seguradora, tem tanto setor aí, e olha que eu escolhi 10 e pretendo chegar a 20 ações no máximo.

No meu caso, escolhi ITUB4 como banco, fiz o Scuttlebutt dele e deu 15 de 15, meus auxiliares, os lupa lupas, levantaram 27 páginas de informação sobre o ITUB4 e nem busquei mais nenhum.

O BBSE3 gostei muito da capilaridade e é a lider de mercado em alguns seguimentos. Ela utiliza todas as agências do BB como vendedora de seguro, imagina, tudo quando é cidade do interior tem e isso é um fator para ser a maior seguradora no agronegócio.

O que não gostou da RDOR3? O modelo de negócios dos caras é top buscando setores de maior retorno, atendendo população de classes mais altas e com a compra da SulAmérica ela agora controla toda a cadeia de atendimento, desde o plano de saúde, passando por laboratórios, clínicas e hospitais. Isso diminui muito o custo por paciente e o ticket médio é mais alto que das outras.

TAEE não conheço e CEMIG não tem TAG ALONG, mas eu estudei a CPFE3 e gostei muito do negócio deles, além de ter como controladora agora a State Grid, chinesa, que é a maior empresa de energia do mundo, o que facilita expansões por ter facilidade em adquirir empréstimos a juros mais baixos.

WEGE! 🤪

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 2
  • 0
Postado

Respondendo às perguntas dos colegas:

1. Fleury vs Rede Dor

Olhando as duas empresas, vejo que, por um lado, RDOR tem maior valor de mercado, porém está com os outros indicadores de valuation piores (maior PSR, P/L e P/VP. O endividamento das duas empresas é baixo relativamente baixo, são empresas com boa margem EBIT, porém o ROE da RDOR está maior (será que é pq ela tem um payout menor?). O CAGR da RDOR é mais interessante, mas ela ainda não tem 5 anos do IPO (completa esse ano), o que vai um pouco contra os ensinamentos do curso né? Por outro lado, a FLRY não pode ser considerada uma blue ship (6,8 bi de valor de mercado).

No final das contas, fica parecendo que as duas são opções um pouco mais arriscadas, né?

Porém, considerando essa questão da diversificação da carteira, não gostaria de não investir nesse setor, que é tão perene.

Levando tudo em consideração, a FLRY me parece mais viável por ter mais tempo de mercado e estar com um valuation mais oportuno.

Fez sentido?

Mesmo com todos esses argumentos, ainda fico levemente inseguro kkk será que é melhor esperar ter mais segurança para investir no setor?

Obs: Estou começando com pouquinho, cerca de 2 a 3 mil por mês que coloco no diagrama do cerrado.

• Brabo 1
  • Criar novo...