Jump to content

Pergunta

Postado

Sobre a reserva de oportunidade, qual o consenso aqui da AUVP?

Eu tinha por mim que o Raul era contra criar uma reserva de oportunidade e que alguém tinha dito que ele só defendia essa ideia no passado, a expressão usada acredito que foi "O Raul do velho testamento". Enfim, porém agora, chegando no PIAR, o pdf diz que eu deveria ter uma reserva de oportunidade.

Faz sentido ter uma reserva de oportunidade afinal?

• Brabo 2

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
4 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Sobre a reserva de oportunidade, qual o consenso aqui da AUVP?

Eu tinha por mim que o Raul era contra criar uma reserva de oportunidade e que alguém tinha dito que ele só defendia essa ideia no passado, a expressão usada acredito que foi "O Raul do velho testamento". Enfim, porém agora, chegando no PIAR, o pdf diz que eu deveria ter uma reserva de oportunidade.

Faz sentido ter uma reserva de oportunidade afinal?

Não sei se é o consenso, mas a recomendação atual do curso é que não vale a pena, sempre o pessoal coloca um gráfico e explica o pq.

Eu já sou da opinião que depende do momento, nos últimos seis meses por exemplo, não vejo sentido algum em ter ou formar uma reserva, pelo contrário, quem tinha já deve ter gastado tudo pq foram muitas oportunidades e ainda enxergo o mercado com muitas oportunidades.

Porém se a taxa de juros começar a cair e o mercado começar a se empolgar e elevar o preço dos ativos para patamares muito superiores as médias normais... aí vejo que vale sim a pena ir fazendo alguma reserva, não que a pessoa vá parar de aportar, mas na minha visão é bom ir guardando um pouco em ativos de liquidez diária para esperar a próxima depressão do mercado, o que, em se tratando do Brasil, não demora muito, afinal os políticos estão sempre aí pra fazer merda e o mercado reagir com certa insanidade.

Por exemplo, quem tinha uma reserva de oportunidade em dezembro e soube usar, pegou fundos imobiliários em excelentes preços.

• Brabo 4
  • 0
Postado

Outro caso é analisar isso pelo prisma do "custo de oportunidade"... 

Pra quem está aprendendo ou precisando analisar melhor algum ativo, pode facilmente colocar em um Tesouro SELIC ou até mesmo um CDB liquidez diária e ir aportando mais aos poucos conforme aprende.. 

• Brabo 3
  • 0
Postado
6 minutes ago, Daniel S disse:

Outro caso é analisar isso pelo prisma do "custo de oportunidade"... 

Pra quem está aprendendo ou precisando analisar melhor algum ativo, pode facilmente colocar em um Tesouro SELIC ou até mesmo um CDB liquidez diária e ir aportando mais aos poucos conforme aprende.. 

Não sei se compreendi, @Daniel S.  Pode desenvolver um pouco?

• 0
Postado

Oi @Ademilton Carvalho,

Eu não tenho reserva de oportunidade propriamente dita.  Todo mês, na hora dos aportes, eu aloco a grana toda.

Entretanto, eu gosto de ter sempre uma graninha equivalente aproximadamente ao 1 mês de custo mensal que eu chamo de colchão financeiro.  É uma grana que uso para tapar buracos no meu fluxo de caixa.  Por exemplo:  tenho uma conta que vence todo dia 10 e a minha grana do mês cai na conta no dia 12.  Essa grana serve para eu não precisar me preocupar; dia 10 eu transfiro do colchão para a conta-corrente e depois recomponho o colchão on dia 12.

Já houve casos em que o fluxo de caixa estava tranquilo e apareceu uma oportunidade ótima para investir em algum ativo que eu já estava de olho e recorri ao colchão para fazer o investimento.  Em seguida eu fui recompondo o colchão.

Na prática, o colchão funcional como uma pre-reserva de emergência.  Para me salvar o bolso em precisar mexer na reserva de emergência.

Espero que isso lhe ajude!!

Abraço!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Olá,

acho q depois de tantas respostas bem fundamentadas sobre o tema, resumindo, fica claro que pra grade maioria de nós em fase de acúmulo de capital, não faz sentido a reserva de oportunidade.

Até porque com aportes constantes, seguindo seu diagrama, não haverá ou existirá essa reserva, pois você estará constantemente aportando.

Em todos os períodos há oportunidades em algum lugar, seja mercado interno (BRasil), seja mercado internacional.

• Brabo 3
  • 0
Postado
13 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Por isso a reserva de oportunidade ainda aparece no PIAR, pois em alguns casos mais específicos de quem já acumulou o patrimônio desejado pode vir a utilizar ainda que não seja obrigatório

Certo, mas nesse caso não deveria ter aparecido para mim. Ele faz perguntas relacionado ao meus aportes, se me lembro bem. Tem previsão de atualização no PIAR?

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 19/04/2025 at 19:22, Victor Hugo da Franca Arantes disse:

QUE LOUCURA!

But, I am going to make this second strategy even better. Not only will you buy the dip, but I am going to make you omniscient (i.e. “God”) about when you buy. You will know exactly when the market is at the absolute bottom

if you actually run this strategy you will see that Buy the Dip underperforms DCA over 70% of the time.

Missing the bottom by just 2 months lowers the chance of outperforming DCA from 30% to 3%.

Valeu, @Victor Hugo da Franca Arantes!

• 0
Postado
10 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Certo, mas nesse caso não deveria ter aparecido para mim. Ele faz perguntas relacionado ao meus aportes, se me lembro bem. Tem previsão de atualização no PIAR?

@Ademilton Carvalho o teste do PIAR vai oferecer como resultado toda a gama de investimentos coerente de acordo com suas respostas. Mas ele não consegue saber se você está na fase de viver de renda, de você ainda está acumulando patrimônio, se você tem a possibilidade de tomar maiores riscos ou afins. Essa decisões cabem a nós. E isso se aplica para quaisquer classes ali indicadas. 

Por exemplo: ele pode sugerir um percentual em ativos internacionais. Mas suponhamos uma pessoa que já está relativamente próxima da fase de viver de renda. Ela ter uma parte do patrimônio dolarizado pode fazer sentido como aprendemos nas aulas com intuito de proteção. Mas ela pode muito bem julgar que não vale a pena pois conta da idade dela, ela só quer focar em patrimônio em reais para o quanto antes aproveitar a vida;

O PIAR sugere um percentual elevado de criptos pois a pessoa tem um bom apetite ao risco. Mas ela coloca os pés no chão e vê quem ela tem família pra sustentar. Não daria pra correr o risco das criptos que ao mesmo passo que pode dar lucros altos, também pode dar prejuízos;

Ou ainda seguindo o item acima com sugestão a uma exposição maior em cripto, vou me colocar como exemplo. Meu PIAR deu perfil arriscado e me sugere de 5 a 10% em criptos. Mas é um ativo que não domino muito, tenho responsabilidades aqui em casa como cuidador da minha mãe e para com meus objetivos, já estou tomando um risco mais do que suficiente, não precisando de uma alta exposição assim em criptos. 2% nessa categoria já está ótimo e talvez eu nem aumente enquanto acumulo patrimônio.

São dois cenários hipotéticos os primeiros acima e um mais real, mas veja que em todos não teria como o PIAR saber na minúcia a realidade da pessoa. Não tem como ele saber que a pessoa não se importa com investimento no exterior, que a pessoa tem filhos ou que cuida da mãe. Ele tem uma noção do perfil, mas não do que tem ao redor da pessoa e o que ela tem como objetivo na íntegra. Por isso o PIAR é um norteador e ele deve usado dessa forma somando-se os aprendizados do curso para definir efetivamente seus objetivos, o que você julga realmente coerente para sua realidade e objetivos.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 19/04/2025 at 19:44, Ademilton Carvalho disse:

Não sei se compreendi, @Daniel S.  Pode desenvolver um pouco?

Claro, sem problemas. Meu comentário foi no sentido de tentar explorar quais seriam os potenciais benefícios com os custos associados dessa "reserva de oportunidade" em casos práticos de análise mais prolongada (meses!) de algum ativo ou mesmo durante o curso.

Para isso o conceito de "custo de oportunidade" me parece válido. Esse "custo" é o que tu efetivamente deixaria de ganhar por ter colocado teu capital em algum investimento-base mais seguro, sem muita análise necessária, mas ainda assim com uma rentabilidade "decente"....  claro que não vamos comparar com uma caderneta de poupança assumindo que quem chegou até aqui na AUVP pelo menos tem acesso ou entende que dá para aplicar num tesouro selic ou num cdb a uns 103% do cdi com liquidez proxima (tem até diaria em alguns bancos nessa faixa)

Enfim, colocando em números para exemplificar: digamos que a tua melhor carteira diversificada possível apos alocar nos teus ativos e terminar o curso possa te render 20% ao ano (chutando muito alto hein) isso é alocação top das galaxias... versus um CDB 103% do CDI liquidez diária de 12% ao ano a tua "perda nocional" seria de 8% ao ano nas condições atuais. 

Então a cada 100.000 reais de patrimônio "parado" numa reserva de oportunidade o teu custo de oportunidade seria de R$ 8 mil por ano. Grandes questões nesse caso:

(a) quem que sabe qual o momento certo de "perder" esses 8 mil ao ano para deixar a reserva de oportunidade sentada ali esperando o momento certo de aplicar?
(b) quem garante que com uma boa carteira diversificada e análise de ativos vais conseguir mesmo chegar nesses 20%...

Espero ter esclarecido mais.. abraço!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado

eu considero a minha parcela de renda fixa em pos fixado como reserva de oportunidade
eh minha maior posicao da carteira hj, 23% do total ta em tesouro selic

eu uso? nao, mesmo nessas crises eu nao retiro nada dessa reserva ate pq ainda ta rendendo 14% ao ano
mas no momento que comecar a cair mto, provavelmente eu comece a alocar qdo acontecer alguma crise das boas

fazer um caixa com 14% porra, na minha estrategia o pior q acontece eh continuar rendendo mto ahuahauha

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...