Jump to content

Pergunta

Postado

Olá galera,

‘a gente sabe que hoje o banco master está com ofertas super agressivas em cdbs pelo cenário de risco atual. Sabendo que ele é garantido pelo FGc, e o mesmo tem praticamente o dobro de caixa em relação as dívidas do master, é seguro alocar o patrimônio da carteira destinado a RF, apenas em ativos do Master ? Tenho 100k para esses ativos então estariam todo coberto pelo FGc 

• Brabo 2

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
55 minutes ago, Jonathan William Proencio disse:

Olá galera,

‘a gente sabe que hoje o banco master está com ofertas super agressivas em cdbs pelo cenário de risco atual. Sabendo que ele é garantido pelo FGc, e o mesmo tem praticamente o dobro de caixa em relação as dívidas do master, é seguro alocar o patrimônio da carteira destinado a RF, apenas em ativos do Master ? Tenho 100k para esses ativos então estariam todo coberto pelo FGc 

Bom dia, @Jonathan William Proencio !

Em tese, se está dentro do FGC, tranquilo. Apenas lembre-se que em caso de problemas, o ressarcimento do FGC não é de imediato. Leva-se em média de 30 a 40 dias. Se estiver de acordo com isso, não vejo muito problemas.

Ademais, por mais que alguns questionem a garantia do FGC, acho válido lembrar que o FGC não deixaria sua credibilidade em risco. Se por ventura acontecer de o master quebrar (algo que até então não temos indícios), o FGC garantiria o ressarcimento mesmo que valores altos para garantir que as pessoas ainda acreditassem nos investimentos de renda fixa. Caso contrário, haveria um risco alto de as pessoas deixarem de aportar em CDBs ou outros títulos de renda fixa já que não teriam garantias de segurança.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Jonathan William Proencio !

Em tese, se está dentro do FGC, tranquilo. Apenas lembre-se que em caso de problemas, o ressarcimento do FGC não é de imediato. Leva-se em média de 30 a 40 dias. Se estiver de acordo com isso, não vejo muito problemas.

Ademais, por mais que alguns questionem a garantia do FGC, acho válido lembrar que o FGC não deixaria sua credibilidade em risco. Se por ventura acontecer de o master quebrar (algo que até então não temos indícios), o FGC garantiria o ressarcimento mesmo que valores altos para garantir que as pessoas ainda acreditassem nos investimentos de renda fixa. Caso contrário, haveria um risco alto de as pessoas deixarem de aportar em CDBs ou outros títulos de renda fixa já que não teriam garantias de segurança.

@Eddy Paulini Mas será que, quebrando o Master, não geraria um desequilibrio no caixa do FGC? Esse dinheiro do seguro, não teria que ser reposto de alguma maneira? E isso não poderia gerar tarifas ou cobranças extras dos outros bancos, a fim de recuperar a reserva utilizada na eventual quebra do Master? Pergunta honesta, pois realmente não conheço muito o sistema de garantia do fundo.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Oi @Jonathan William Proencio,

O risco do investimento do FGC (até o limite) é o tempo que vai demorar para você receber sua grana de volta caso o banco quebre.

A questão não é do FGC quebrar; a confiança e segurança dos investimentos em CDB está diretamente atrelada à confiabilidade do FGC e um banco pequeno como o Master não tem o poder de quebrar o sistema.

Dito isso, até o limite do FGC, acho que vale aproveitar as taxas.  Eu tenho investido bastante nele, mas de olho no limite.

• Brabo 4
  • 0
Postado
1 hour ago, Vanessa Silva Rodrigues disse:

Vocês acham que dentro do limite do FGC vale a pena jogar tudo em master? Essas taxas estão absurdas

Se eu pudesse , sim! Dentro do fgc , é dentro! As taxas estão absurdas e são aqueles momentos únicos da renda fixa ! Se não quebrar você recebe uma bolada , se der fgc você de recebe antes da data final e aporta em outro ativo ! 

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hour ago, Andre Luiz Alves De Souza disse:

@Eddy Paulini Mas será que, quebrando o Master, não geraria um desequilibrio no caixa do FGC? Esse dinheiro do seguro, não teria que ser reposto de alguma maneira? E isso não poderia gerar tarifas ou cobranças extras dos outros bancos, a fim de recuperar a reserva utilizada na eventual quebra do Master? Pergunta honesta, pois realmente não conheço muito o sistema de garantia do fundo.

O fundo do fgc é alimentando regularmente e cada banco paga uma fatia deste seguro, ocorrer que que a situação atual do master estão rolando propostas de revisões no quanto cada banco deve pagar e muito provavelmente devem querer ( e querer não é conseguir ) rever a forma de estipular as garantias para bancos menores como o master , porém o que vale hoje é a regra atual do fgc!

tivemos o mesmo con brk ha 2 anos e foi tranquilo , aliás tinham quebrados 2 bancos na época , e em questão de 3 a 4 semanas já estávamos recebendo o dinheiro !

enfim , maior risco ,  maior  retorno , se entender isso e entender que tem fgc não ha por que ter medo, e se ainda tiver , tem outros bancos emprestando mas com menos juros e ainda sim atrativos , ou seja , tem pra todos os gostos ! 

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse:

Boa tarde, @Andre Luiz Alves De Souza !

Apenas complementando nosso amigo @Andre Luiz Alves De Souza.

Existe uma gama enorme de instituições que contribuem com o FGC. Quase daria para dizer que dinheiro não é problema. Salvo engano, é um pequeno percentual que os bancos destinam a cada depósito realizado neles. Os percentuais parecem ser baixos, mas devemos levar e consideração o montante. E isso é feito mensalmente. Ou seja, o volume de dinheiro que entra no FGC não deve ser pouco. 

Seria mais problemático se houvessem bancos quebrando todo mês por um período seguido. Mas se estivéssemos em um cenário como este, nosso problema provavelmente seria outro mais grave e não a preocupação se vou receber alguma garantia.

Espero que contribua ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Vanessa Silva Rodrigues disse:

Vocês acham que dentro do limite do FGC vale a pena jogar tudo em master? Essas taxas estão absurdas

@Vanessa Silva Rodrigues se estiver tranquila quanto aos limites que comentamos anteriormente e o tempo para reaver o dinheiro em caso de problemas, pode ser que valha a pena.

Mas aqui, na minha opinião um equilíbrio com outros emissores pode trazer mais tranquilidade para o investidor.

• Me ajudou 1
  • 0
Postado

Turma 42

32

Ver conquistas

Postado Agora · ⚠️ Oculto - Essa publicação foi retida para análise. Você não precisa fazser nada, só aguarde. Um moderador vai aprova-la. Não crie o tópico novamente!

Como essa comunidade ajuda ❤️‍🩹.
Eu coloquei um dinheiro bom em pré fix do Banco Master em escadinha: 4 aplicações com vencimentos diferentes  mas ainda muito abaixo do limite FGC mas quando vi mas essa notícia aqui fiquei assustado:
"O Banco Master enviou esta semana uma carta ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para um possível auxílio financeiro."

Cheguei a fazer uma tabela com estudo de saturação da cobertura FGC levando em conta ativos de diferentes durações. vou postar aqui para ganhar o opinião do grupo.

• 0
Postado

Caros amigos, sou de humanas e comecei a investir apenas esse ano, minha primeira tabela não tem 6 meses. Fiz um "Exercício de Saturação da Cobertura FGC" levando em conta diferentes prazos de vencimento, a idéia é a medida que os juros aumentam o montante aplicações mais recentes vençam e mantenham o valor aplicado abaixo de 250mil.
Deixo aqui para os colegas mais experientes conferirem a matemática ( e as formulas) .
Abraços

Link para Tabela: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ecv_fP3vhP0wrqiki5RTIqkjoIDKI5blcHieoN_kP_I/edit?usp=sharing

Screenshot 2025-04-17 at 11.08.40.png

• 0
Postado
7 horas atrás, Jonathan William Proencio disse:

Olá galera,

Vc sabendo que uma coisa tá quebrando, se sente confortável de colocar seu 100k a um risco, mesmo que tenha garantias?

Uma coisa é vc já tá com dinheiro aplicado e ser pego de surpresa, outra coisa é ir de encontro ao risco.

As vezes  a ambição de ganhar, nem sempre compensa o stress... eu sempre penso da seguinte maneira e se eu precisar destes 100k, fossem para salvar a vida de alguém muito importante, e tivessem preso? 

Só para refletir mesmo. 

• Criar novo...