Jump to content

Pergunta

Postado

Alguém que tenha conhecimento sobre o diagrama mais a fundo consegue me explicar a influencia da nota atribuída no diagrama em si?

A pergunta se baseia no seguinte:

Vamos supor que eu tenha 10 perguntas (que totalizam no máximo 10 pontos) para ações e 15 perguntas (que totalizam no máximo 15 pontos) para fiis.
Sei que o balanceamento de carteira ele se dá pelo ajuste que fazemos. Vou considerar um exemplo:

30% RF, 70% RV (dentre os quais 5% é para FIIs e o resto para Ações Nacionais)

Vamos partir do ponto em que eu não tenho nenhuma ação ainda, se eu escolher por exemplo uma ação que dê nota 8 e um FIIs que dê nota 13, a influencia do diagrama vai "preferir" de acordo com essa nota que eu aporte essencialmente/primordialmente no FIIs antes mesmo de uma ação com base na nota?

O objetivo desse questionamento é entender como funciona essa métrica dos pesos, se vai ser em função dos "valores" dos aportes mensais e se ele vai direcionar a minha carteira a balancear de acordo com a forma como eu fiz essa escolha ou se ele tem algum "critério/algoritmo" que analise no momento do aporte.. o valor da ação e do FIIs, se ele separa o FIIs das ações de acordo com os critérios das perguntas em "categorias" diferentes ou se ele leve em consideração o "desbalanceamento" geral da carteira.

No caso de não ter ação nenhuma, poderia ser que ele direcionasse "primeiro" de acordo com a nota para os FIIs, por causa do critério das notas (porque deduzo que ele vá preferir em função da nota). Depois que os "aportes" balanceassem a carteira de modo geral na categoria "FIIs" ele ordenaria as ações, caso ela ainda não se encontrasse em "equilíbrio". A ideia era saber se o diagrama ele também analisa oportunidades do mercado no momento do aporte e faça algum cruzamento com as notas atribuídas no diagrama.

Pode parecer um pouco confuso, acho que pode até ser que eu não fui claro no que eu perguntei, mas se alguém conseguir entender ou tiver alguma duvida do que eu questionei, tento explicar um pouco mais essa minha dúvida, mas o que quero dizer é que se as "notas" influenciarem da forma como eu mencionei, o ideal é que o conjunto de perguntas seja de certa forma "parecido" (10/10) para evitar essas discrepâncias nas pontuações e preferencias do diagrama (por mais que ele faça isso objetivamente). Em pequenas carteiras isso pode não fazer uma diferença significativa, mas imagino que em uma carteira mais robusta faça (não que eu tenha).

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
17 minutes ago, Matheus Dourados Vasconcelos disse:

Alguém que tenha conhecimento sobre o diagrama mais a fundo consegue me explicar a influencia da nota atribuída no diagrama em si?

A pergunta se baseia no seguinte:

Vamos supor que eu tenha 10 perguntas (que totalizam no máximo 10 pontos) para ações e 15 perguntas (que totalizam no máximo 15 pontos) para fiis.
Sei que o balanceamento de carteira ele se dá pelo ajuste que fazemos. Vou considerar um exemplo:

30% RF, 70% RV (dentre os quais 5% é para FIIs e o resto para Ações Nacionais)

Vamos partir do ponto em que eu não tenho nenhuma ação ainda, se eu escolher por exemplo uma ação que dê nota 8 e um FIIs que dê nota 13, a influencia do diagrama vai "preferir" de acordo com essa nota que eu aporte essencialmente/primordialmente no FIIs antes mesmo de uma ação com base na nota?

O objetivo desse questionamento é entender como funciona essa métrica dos pesos, se vai ser em função dos "valores" dos aportes mensais e se ele vai direcionar a minha carteira a balancear de acordo com a forma como eu fiz essa escolha ou se ele tem algum "critério/algoritmo" que analise no momento do aporte.. o valor da ação e do FIIs, se ele separa o FIIs das ações de acordo com os critérios das perguntas em "categorias" diferentes ou se ele leve em consideração o "desbalanceamento" geral da carteira.

No caso de não ter ação nenhuma, poderia ser que ele direcionasse "primeiro" de acordo com a nota para os FIIs, por causa do critério das notas (porque deduzo que ele vá preferir em função da nota). Depois que os "aportes" balanceassem a carteira de modo geral na categoria "FIIs" ele ordenaria as ações, caso ela ainda não se encontrasse em "equilíbrio". A ideia era saber se o diagrama ele também analisa oportunidades do mercado no momento do aporte e faça algum cruzamento com as notas atribuídas no diagrama.

Pode parecer um pouco confuso, acho que pode até ser que eu não fui claro no que eu perguntei, mas se alguém conseguir entender ou tiver alguma duvida do que eu questionei, tento explicar um pouco mais essa minha dúvida, mas o que quero dizer é que se as "notas" influenciarem da forma como eu mencionei, o ideal é que o conjunto de perguntas seja de certa forma "parecido" (10/10) para evitar essas discrepâncias nas pontuações e preferencias do diagrama (por mais que ele faça isso objetivamente). Em pequenas carteiras isso pode não fazer uma diferença significativa, mas imagino que em uma carteira mais robusta faça (não que eu tenha).

Boa tarde, @Matheus Dourados Vasconcelos !

Vamos lá. 

Tem mais critérios que o diagrama vai estabelecer para fazer as sugestões e buscar o equilíbrio. O primeiro ponto são as metas de cada classe de ativo. Depois, é importante frisar que o diagrama só vai indicar aporte em uma classe de ativos cujo essa classe possui algum ativo cadastrado e com nota maior a zero. 

Vamos imaginar para simplificar este ponto que eu tenho no meu diagrama apenas renda variável e os mesmos estão divididos entre 50% ações e 50% FIIs. Essa é minha meta.

Dentro das ações, eu ainda não tenho nenhum ativo. Ou seja, coloquei que quero que 50% da minha carteira seja ações mas ainda não lancei nenhuma ação lá. O diagrama não vai sugerir aportes neste caso para a classe de ações.

Ainda neste cenário, imagine que eu tenha dois FIIs do outro lado compondo os outros 50% da carteira. Um FII tem nota máxima de 15 e o outro tem uma nota total de 8. Quando eu pedir uma sugestão de aporte de R$1.000 o diagrama vai distribuir um valor maior destes mil no FII com nota maior e o restante no outro FII. Não vou saber lhe precisar os valores exatos pois não temos aqui os cálculos que ele faz na íntegra pois tem outras variáveis a serem consideradas como, por exemplo, o preço das cotas dos ativos no momento do aporte x a quantidade sendo comprada que dificilmente baterá o valor exato que estamos aportando. É aqui um dos principais pontos onde a nota importa.

Mas é fato que ele sempre privilegiar quem tem nota maior pois ele entende que o ativo possui menos risco do que um com nota menor.

Ainda seguindo essa linha de raciocínio, vamos imaginar que fora feitos aportes ao longo de um período apenas em FIIs dado que eu ainda não cadastrei minhas ações. Vamos pensar no valor de R$9.000 que a carteira chegou. Estes R$9.000 representam 100% da minha carteira e está concentrada em FIIs. Pensando que minha meta era 50/50, ela está desequilibrada no momento.

Agora chegou o momento em que coloquei minha primeira ação e vou fazer um aporte de R$1.000. Meu novo patrimônio agora seria um total de R$10.000. Só que como eu já teria minha meta de 50% em FIIs batida (na verdade superada), naturalmente o diagrama vai indicar o aporte nas ações que idealmente deve estar em 50% conforme estabelecido anteriormente. Dessa forma, meu patrimônio de R$10.000 agora representa 90% em FII e 10% em ações. Ainda estaria desequilibrado, mas acredito que uma ideia da mecânica tenha ficado mais clara.

Espero que ajude nas dúvidas!

• Brabo 2
  • 0
Postado

Entendi perfeitamente @Eddy Pauliniobrigado pela explicação. O que eu gostaria de entender você me explicou de uma outra forma, mas basicamente entendi que o critério "prioritário" do diagrama vai puxar de acordo com o que eu pretendo investir com base na meta. Se eu cadastrar uma ação antes do FIIS e tiver o critério do balanceamento estabelecido como você mencionou, ele vai direcionar os aportes de acordo com a nota que o ativo tiver (então se eu tiver mais perguntas em FIIs ele me tenderá a priorizar os aportes em FIIs desde que as notas ultrapassem as melhores ações), por exemplo:

Se no primeiro mês eu cadastrei uma ação a aportei R$ 1000,00 nela e no segundo mês eu analisei um FIIs e coloquei em carteira, mas meu aporte foi de R$ 2000,00, se o meu balanceamento foi de 50/50 considerando o exemplo, então na hora de "aportar" se a minha nota do FIIs for 13 e a ação for 8, ele vai separar pela classe de ativos para estabelecer o balanceamento "principal" então teoricamente ele me ordenaria colocar R$ 500,00 na ação e os outros R$ 1500,00 no FIIs para balancear as metas. Supondo que no terceiro mês (hipotetico) eu  esteja com toda a carteira "balanceada" entre FIIs, RF (tesouro IPCA) e uma ação, supondo ai que as notas na ordem fossem 15 10 e 8, o critério para o peso do aporte seria a nota a primeiro momento. Então ele priorizaria o FIIs, depois a renda fixa e só aí a ação correto?

Eu pergunto isso também porque acredito que o "balanceamento" considerando a pirâmide invertida deva ser algo mais manual/organico já que não existe até onde eu verifiquei um "rebalanceamento" entre as empresas de base, meio e topo da pirâmide, então teria que ser na mão, correto?

No mais, acredito que compreendi a ideia do diagrama.

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Matheus Dourados Vasconcelos disse:

Se no primeiro mês eu cadastrei uma ação a aportei R$ 1000,00 nela e no segundo mês eu analisei um FIIs e coloquei em carteira, mas meu aporte foi de R$ 2000,00, se o meu balanceamento foi de 50/50 considerando o exemplo, então na hora de "aportar" se a minha nota do FIIs for 13 e a ação for 8, ele vai separar pela classe de ativos para estabelecer o balanceamento "principal" então teoricamente ele me ordenaria colocar R$ 500,00 na ação e os outros R$ 1500,00 no FIIs para balancear as metas. Supondo que no terceiro mês (hipotetico) eu  esteja com toda a carteira "balanceada" entre FIIs, RF (tesouro IPCA) e uma ação, supondo ai que as notas na ordem fossem 15 10 e 8, o critério para o peso do aporte seria a nota a primeiro momento. Então ele priorizaria o FIIs, depois a renda fixa e só aí a ação correto?

O diagrama prioriza primeiro as metas de classes para depois levar em consideração a nota dos ativos e o quanto já se existe de cotas daquele ativo. Se uma meta já está superada, ele não vai indicar aporte nessa classe cujo a meta já se excedeu, mesmo que lá tenham ativos com notas maiores do que ativos cadastrados em uma classe que precisa receber aportes para equilibrar as metas.

5 horas atrás, Matheus Dourados Vasconcelos disse:

Eu pergunto isso também porque acredito que o "balanceamento" considerando a pirâmide invertida deva ser algo mais manual/organico já que não existe até onde eu verifiquei um "rebalanceamento" entre as empresas de base, meio e topo da pirâmide, então teria que ser na mão, correto?

Normalmente as empresas de base de pirâmide tem notas maiores e as de topo notas menores. Mas é possível criar perguntas caso julgue necessário para fazer algum tipo de penalização neste sentido.

• Brabo 2
  • Criar novo...