Jump to content

Pergunta

Postado

Estou com dificuldade com as perguntas um pouco inseguro, até agora eu coloquei Bbdc3, sapr4, isae3 no diagrama e as notas foram 12 para Bbdc3, 6 sapr4 e 2 para a isa. Eu sinto com mais confiança para a Isa como uma nota 5 mas não quero colocar perguntas apenas para me convencer a investir mais nela, gostaria da ajudar de vocês para ver algo que eu não esteja vendo no momento. Muito obrigado 🙏  se estiver alguma alguma coisa que esteja errada ou que possa melhora gostaria de saber. Obrigado 

image.jpg

image.jpg

image.jpg

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Nicolas Alves De Melo disse:

Estou com dificuldade com as perguntas um pouco inseguro, até agora eu coloquei Bbdc3, sapr4, isae3 no diagrama e as notas foram 12 para Bbdc3, 6 sapr4 e 2 para a isa. Eu sinto com mais confiança para a Isa como uma nota 5 mas não quero colocar perguntas apenas para me convencer a investir mais nela, gostaria da ajudar de vocês para ver algo que eu não esteja vendo no momento. Muito obrigado 🙏  se estiver alguma alguma coisa que esteja errada ou que possa melhora gostaria de saber. Obrigado 

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Oi Nicolas,

Entendo o receio, já que uma boa definição das perguntas poderá trazer benefícios ou prejuízos à nossa carteira a longo prazo.

Vou dar uns pitaquinhos, mas veja que é mais para Fazer você refletir do que para te convencer a Fazer assim ou assim, rsrsrs.

• Você coloca uma pergunta sobre pagamento de dividendos. Acho que isso vai fazer parte da sua estratégia, é claro. Isto porque, se você estiver na fase de acumulação, talvez esse não seja um critério relevante.
  • Sobre a dívida líquida pelo EBITDA, eu pessoalmente deixei esta pergunta como eliminatória. O EBITDA reflete a capacidade da empresa de gerar caixa a partir de suas operações antes do pagamento de juros e outros compromissos financeiros. Uma dívida líquida muito alta em relação ao EBITDA indica que a empresa pode ter dificuldades financeiras para cumprir suas obrigações, justificando a exclusão da empresa, na minha visão. Ou seja, essa pergunta não entra como critério de risco, mas sim como critério de exclusão da empresa antes de inseri-la no Diagrama.

No mais, acho que as perguntas estão no rumo certo.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • 0
Postado
9 horas atrás, Nicolas Alves De Melo disse:

image.jpg

image.jpg

image.jpg

Bom dia, @Nicolas Alves De Melo ! 

Indo direto ao ponto, se essas foram as notas que você chegou de forma racional pesquisando os indicadores e pontos de cada empresa para com suas perguntas, não tem sentido fazer qualquer outra coisa a não ser segui-las.

Digo isso especialmente pelo seu comentário sobre se sentir mais seguro com a empresa ISAE se ela tivesse uma nota maior. Se o diagrama chegou a uma nota mais baixa, é porque a empresa de fato tem uma nota mais baixa. Até para entender melhor, por qual motivo exatamente você levanta este ponto?

Lembre-se que o diagrama é uma ferramenta que ajuda justamente a levarmos em consideração o racional e não o emocional. 

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
  • 0
Postado
12 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Nicolas Alves De Melo ! 

Indo direto ao ponto, se essas foram as notas que você chegou de forma racional pesquisando os indicadores e pontos de cada empresa para com suas perguntas, não tem sentido fazer qualquer outra coisa a não ser segui-las.

Digo isso especialmente pelo seu comentário sobre se sentir mais seguro com a empresa ISAE se ela tivesse uma nota maior. Se o diagrama chegou a uma nota mais baixa, é porque a empresa de fato tem uma nota mais baixa. Até para entender melhor, por qual motivo exatamente você levanta este ponto?

Lembre-se que o diagrama é uma ferramenta que ajuda justamente a levarmos em consideração o racional e não o emocional. 

Espero que ajude a refletir!

Bom eu comecei a analisar o setor de energia já com um critério de empresas abaixo de 1,5 P/PV e fiquei entre a Isa e a Taesa, escolhi a Isa por ser mais inovadora que a taesa mesmo a Isa tendo apenas 10% das ações ordinárias no mercado. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Nicolas Alves De Melo disse:

Bom eu comecei a analisar o setor de energia já com um critério de empresas abaixo de 1,5 P/PV e fiquei entre a Isa e a Taesa, escolhi a Isa por ser mais inovadora que a taesa mesmo a Isa tendo apenas 10% das ações ordinárias no mercado. 

@Nicolas Alves De Melo se você considerou o P/VP como um critério de escolha (apesar de não ser um indicador tão relevante dentro do buy and hold) e ainda assim optou pela Isa, cuidado. O fato de a empresa ter em suas ações ON um baixíssimo free float (acredito que você tenha ido nas ações ON dado que as PN não possuem tag along), o preço vai fazer diferença aqui. Pelo free float ser baixo, a negociação do papel é mais brusca gerando assim oscilações de preços mais relevantes. E isso pode dificultar tanto a entrada como uma eventual saída do papel.

Empresas que operam dessa forma com baixo free float nas ações ON dado que as PN não possuem tag along, na minha opinião apenas mostrar que a empresa não visa sócios. Ela não quer que outros controladores apareçam e não gera proteção alguma para os pequenos investidores.

Apenas atente-se com isso pois pode ser um problema.

• Brabo 2
  • Criar novo...