Paulo Henrique Fernandes Postado 23 de Abril Postado 23 de Abril Boa noite, galera Sou instalador de energia solar, e ouço muito meu patrão dizendo que no ramo de aluguel de usinas, onde você vende a geração produzida pelo seu sistema fotovoltaico, o percentual de lucro da empresa é em média 3% a.m Alguém entende um pouco do mercado? Saberia me informar se tem alguma pegadinha nisso? Kkk 2
Matheus P S Postado 23 de Abril Postado 23 de Abril 2 horas atrás, Paulo Henrique Fernandes disse: Boa noite, galera Sou instalador de energia solar, e ouço muito meu patrão dizendo que no ramo de aluguel de usinas, onde você vende a geração produzida pelo seu sistema fotovoltaico, o percentual de lucro da empresa é em média 3% a.m Alguém entende um pouco do mercado? Saberia me informar se tem alguma pegadinha nisso? Kkk Oi Paulo, Não sei se vou ajudar, mas enfim: no meu caso, na minha casa há painéis solares, e eu vendo o excedente para a companhia de energia elétrica. A ligação é automática e eles definem o preço de compra (infelizmente rsrsrs). É tudo automatizado, então não tenho muitos detalhes (mas posso tentar buscar se você precisar). 1
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 23 de Abril Postado 23 de Abril 2 horas atrás, Paulo Henrique Fernandes disse: Boa noite, galera Sou instalador de energia solar, e ouço muito meu patrão dizendo que no ramo de aluguel de usinas, onde você vende a geração produzida pelo seu sistema fotovoltaico, o percentual de lucro da empresa é em média 3% a.m Alguém entende um pouco do mercado? Saberia me informar se tem alguma pegadinha nisso? Kkk Acredito que ele esteja correto, já que um sistema geralmente trás a conta de energia para valores bem menores e o excedente ele retorna para rede. Investimento em energia solar Investimento inicial: R$ 13.000 Conta antes: R$ 350 Conta depois: R$ 60 Economia mensal: R$ 290 Economia anual: R$ 290 × 12 = R$ 3.480 Retorno sobre investimento (ROI anual): 26,77% ao ano. A depender do tamanhos do investimento, até pq um sistema maior, com mais placas, necessariamente produzirá mais energia, consequentemente trás uma economia, ainda que isso depende da demanda de cada cliente. Agora nos dias atuais, não sei se tem a possibilidade do aluguel de usinas, instalei na casa de minha mãe, para beneficiar 2 casas e um apartamento, entretanto tem que ser na rede da mesma concessionária e se não me engano só poderia ser no máximo 4 ou 6 imóveis no mesmo titular. 1 1
Fabio Augusto De Araujo Postado 23 de Abril Postado 23 de Abril WARD Não sei nada sobre mas espero alguem chegar com mais informaçoes 2
Higor Henrique Borges Gonçalves Postado 1 de Maio Postado 1 de Maio Olá pessoal! Venho adicionar algumas informações importantes para vocês. Em primeiro lugar não é permitido por lei realizar a venda de energia, somente concessionárias de energia são permitidas a realizar a venda. Há uma brecha interpretativa na lei que permite o aluguel de equipamentos, então nada mais é realizado do que aluguel dos equipamentos que produzem energia. Você aluga o resultado do equipamento, que seria os kWh gerados. Não há limite de quantos imóveis (conta de energia) é possível enviar o créditos de energia (sobra de geração). O que muitas pessoas fazem é o seguinte: Coloca um sistema sobredimensionado e enviam créditos de energia para outra pessoa (titularidade tem que estar no mesmo nome) e cobram pelo resultado do equipamento (kWh). Exemplo: Meu sistema produziu 1.000 kWh/mês. Meu consumo: 300 kWh/mês Créditos: 700 kWh/mês Esses créditos são cadastrados para enviar a conta de energia de meu vizinho (que está no meu nome), alugo para ele por R$0,80 do valor por kWh. Meu vizinho tem um consumo de 1.000 kWh/mês, desses 700 kWh serão abatidos dos créditos enviados. Se a tarifa de energia for R$1,02 por kWh consumido ele pagaria: Valor conta de energia estimada SEM recebimento de créditos: 1.000 * 1,02 + Taxas (minima/iluminação pública) Valor conta de energia estimada SEM recebimento de créditos: R$1.100 (Pagar a concessionária de energia) Valor conta de energia estimada COM recebimento de crédito: R$400 (Pagar a concessionária de energia) Valor conta de energia estimada COM recebimento de crédito: R$560 (Pagar para mim que estou alugando o equipamento) Dependendo do tamanho do sistema há alguns pontos a mais a serem avaliados, a depender comercialização de energia. Mas em resumo a aplicação basicamente é essa. 1 1
Paulo Henrique Fernandes Postado Sexta-feira às 01:16 Author Postado Sexta-feira às 01:16 On 30/04/2025 at 22:16, Higor Henrique Borges Gonçalves disse: Olá pessoal! Venho adicionar algumas informações importantes para vocês. Em primeiro lugar não é permitido por lei realizar a venda de energia, somente concessionárias de energia são permitidas a realizar a venda. Há uma brecha interpretativa na lei que permite o aluguel de equipamentos, então nada mais é realizado do que aluguel dos equipamentos que produzem energia. Você aluga o resultado do equipamento, que seria os kWh gerados. Não há limite de quantos imóveis (conta de energia) é possível enviar o créditos de energia (sobra de geração). O que muitas pessoas fazem é o seguinte: Coloca um sistema sobredimensionado e enviam créditos de energia para outra pessoa (titularidade tem que estar no mesmo nome) e cobram pelo resultado do equipamento (kWh). Exemplo: Meu sistema produziu 1.000 kWh/mês. Meu consumo: 300 kWh/mês Créditos: 700 kWh/mês Esses créditos são cadastrados para enviar a conta de energia de meu vizinho (que está no meu nome), alugo para ele por R$0,80 do valor por kWh. Meu vizinho tem um consumo de 1.000 kWh/mês, desses 700 kWh serão abatidos dos créditos enviados. Se a tarifa de energia for R$1,02 por kWh consumido ele pagaria: Valor conta de energia estimada SEM recebimento de créditos: 1.000 * 1,02 + Taxas (minima/iluminação pública) Valor conta de energia estimada SEM recebimento de créditos: R$1.100 (Pagar a concessionária de energia) Valor conta de energia estimada COM recebimento de crédito: R$400 (Pagar a concessionária de energia) Valor conta de energia estimada COM recebimento de crédito: R$560 (Pagar para mim que estou alugando o equipamento) Dependendo do tamanho do sistema há alguns pontos a mais a serem avaliados, a depender comercialização de energia. Mas em resumo a aplicação basicamente é essa. Opa, boa noite meu caro, é exatamente isso daí que você bem descreveu! Assim que funciona. Tenho visto muita gente fazendo isso, e até empresas grandes; a dúvida que fica é se de fato isso rende cerca de 3% ao mês em cima do valor investido pra construir a usina (meu chefe diz que sim, mas parece bom demais pra ser verdade kkk)
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Sexta-feira às 01:47 Postado Sexta-feira às 01:47 20 minutes ago, Paulo Henrique Fernandes disse: Opa, boa noite meu caro, é exatamente isso daí que você bem descreveu! Assim que funciona. Tenho visto muita gente fazendo isso, e até empresas grandes; a dúvida que fica é se de fato isso rende cerca de 3% ao mês em cima do valor investido pra construir a usina (meu chefe diz que sim, mas parece bom demais pra ser verdade kkk) Você já respondeu. Tudo que parece bom demais pra ser verdade, não é. Não existe dinheiro fácil.
Recommended Posts