Jump to content
  • 1

Qual o melhor investimento com liquidez diária para deixar reserva para oportunidades?

Pergunta

Postado

Gosto muito de deixar uma parte de meus investimentos em um local onde possa sacar rapidamente para pegar algumas oportunidades no meu caso uso para comprar casas de leilão, então gostaria de saber onde deixar meu dinheiro para estas oportunidades, pois recentemente perdi uma oportunidade boa, devido a questão liquidez diária e perda no valor a ser sacado antecipadamente.

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 minutes ago, Alex Sabai Da Silva disse:

Gosto muito de deixar uma parte de meus investimentos em um local onde possa sacar rapidamente para pegar algumas oportunidades no meu caso uso para comprar casas de leilão, então gostaria de saber onde deixar meu dinheiro para estas oportunidades, pois recentemente perdi uma oportunidade boa, devido a questão liquidez diária e perda no valor a ser sacado antecipadamente.

@Alex Sabai Da Silva para mim o mais seguro é o Tesouro Selic com o vencimento mais longo que você encontrar.

• Brabo 4
  • 0
Postado
18 minutes ago, Alex Sabai Da Silva disse:

Mas na selic não corro o risco de haver um deságio do valor investido?

Oi Alex,

Veja abaixo uma imagem que está disponível no site do Tesouro Direto onde eles explicam o ágio e deságio:

image.png.b8b35c199696b7ab36d97547831e82ba.png

Você está certo: pode sim, haver o ágio ou deságio do Tesouro Selic.

Mas a variação é tão ínfima que é sempre desconsiderada nos cálculos referentes aos investimentos, ao menos de maneira geral.

Se seu objetivo é deixar sem prazo específico, não acredito que esta diferença será gritante quando você resgatar.

Agora, lembre-se do detalhe do Tesouro Selic: a solicitação do resgate deve acontecer até às 13 horas em dias úteis. Após esse horário, o dinheiro será creditado na conta no próximo dia útil, ou seja, com liquidação D+1.

Além disso, é importante ter em mente que eventualmente o Tesouro não irá funcionar, e você não poderá resgatar o dinheiro.

Outra opção seria você deixar em um CDB de liquidez diária e imediata em bancos, lembrando que qualquer CDB será um pouco menos seguro que o Tesouro Selic - mas aí são os prós e contras de cada opção.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Mais uma opção que inclusive dou preferência, é o LCA/LCI de liquidez diária.

Por nao ter IR, não tem problema em resgatar antes de 1 ano. Agora, tanto o tesouro Selic quanto o CDB irão cobrar 22,5% antes de 6 meses e 20% antes de 1 ano.

Efetivamente, esses dois investimentos trarão 77,5% do CDI nos primeiros 6 meses, ou 80% no primeiro ano.

neste cenário, um LCI de 84% do CDI com liquidez diária é mais vantajoso. Somente depois de 2 anos sem encontrar nenhuma oportunidade o CDB e o tesouro Selic começará a ser mais vantajoso, e ainda assim, o CDB rendendo 85% do CDI contra 84% de rendimento no LCA/LCI

• Criar novo...