Renato Alexandre Silveira Postado 23 de Abril Postado 23 de Abril Caros Além das padrões do diagrama para FII pensei em algumas e queria pegar ideias com a comunidade que tipo de perguntas colocaram no de vocês? Obrigado. 2
0 Alan Cândido Jesus Borges Postado 3 de Maio Postado 3 de Maio Oi Renato, Estava com essa mesma vontade de incluir perguntas. Ainda não tive muitas ideias. Pensei em uma relacionada com as taxas: A taxa de administração e/ou taxa de performance estão dentro da média de mercado? (entre 0,25% a 2% tx adm; de 0 a 20%aa tx perf)
0 Everton Alves Dos Santos Postado 5 de Maio Postado 5 de Maio Tenta criar um de analise da Gestora, pesquisei uns canais focado em fiis e juntei uns 3 a 4 videos diferentes que fizeram um "ranking de gestoras" exemplo, a XP eh sempre lanterninha nestes rankings e a kinea eh sempre as primeiras colocações Ja é mais um critério q utilizo no meu
0 Renato Alexandre Silveira Postado 8 de Maio Author Postado 8 de Maio On 03/05/2025 at 18:41, Alan Cândido Jesus Borges disse: Oi Renato, Estava com essa mesma vontade de incluir perguntas. Ainda não tive muitas ideias. Pensei em uma relacionada com as taxas: A taxa de administração e/ou taxa de performance estão dentro da média de mercado? (entre 0,25% a 2% tx adm; de 0 a 20%aa tx perf) Eu fiz 4 distintas para isto Taxa de ADM menor que 1%? Não possui taxa de performance? Não possui taxa de gestão? DY >10%? 1
0 Post popular Matheus P S Postado 8 de Maio Post popular Postado 8 de Maio On 23/04/2025 at 20:57, Renato Alexandre Silveira disse: Caros Além das padrões do diagrama para FII pensei em algumas e queria pegar ideias com a comunidade que tipo de perguntas colocaram no de vocês? Obrigado. Oi Renato, Eu tenho dois blocos de perguntas: um é de perguntas eliminatórias (ou seja, que já definem quais FIIs podem ou não entrar na minha carteira), e outro conjunto de perguntas para o Diagrama (gestão de risco). Perguntas eliminatórias: O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? Motivo: Fundos com maior patrimônio tendem a ser mais estáveis e líquidos, enquanto fundos menores podem ser mais voláteis e suscetíveis a oscilações de mercado. O fundo existe há mais de 5 anos? Motivo: Fundos com menos de 5 anos podem ser considerados mais arriscados, e você pode optar por excluí-los antes de incluir na carteira. Tem liquidez diária suficiente para facilitar a negociação (pelo menos R$ 1 milhão/dia)? Motivo: Fundos com baixa liquidez podem ser excluídos porque oferecem dificuldades na negociação das cotas. A gestão do fundo é transparente e eficiente? Motivo: Gestão ineficiente ou falta de transparência pode ser um fator decisivo de exclusão, pois afeta diretamente a confiança no fundo. O fundo distribui dividendos consistentemente há mais de 5 anos? Motivo: Fundos que não têm um histórico estável de dividendos podem ser excluídos, já que consistência nos dividendos é um critério fundamental. O fundo está sendo negociado abaixo ou próximo ao seu valor patrimonial (P/VP ≤ 1 - papel ou 1,1 - tijolo)? Motivo: Um fundo supervalorizado pode ser excluído da carteira devido ao preço descolado de seu valor patrimonial. O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira. O fundo tem gestão ativa ou passiva? Motivo: A gestão ativa traz maior volatilidade e custos, enquanto a gestão passiva tende a ser mais estável e previsível. (A última pergunta acima, sobre o tipo de gestão, eu nem considero mais, já que os FIIs todos têm gestão ativa.) Perguntas do Diagrama: Rentabilidade: O fundo apresentou rentabilidade consistente em diferentes cenários de mercado nos últimos 5 anos? Vacância: A vacância (tijolo) ou inadimplência (papel) diminuiu ou manteve seu nível nos últimos 6 meses? Crescimento: Os dividendos mantiveram ou aumentaram seu valor nos últimos 6 meses? Yield: O Dividend Yield (DY) está dentro ou acima da média para fundos do mesmo tipo? Setor: Os ativos do fundo (imóveis no caso de tijolo, ou recebíveis no caso de papel) estão em setores de alta demanda e qualidade, e baixa volatilidade? Alavancagem: O nível de alavancagem do fundo está em níveis saudáveis, considerando o LTV (Loan-to-Value) de até 50% no caso de fundos de papel, ou o endividamento de até 30% no caso de fundos de tijolo? Taxas: As taxas de administração e performance do fundo estão dentro da média de mercado e compatíveis com o seu desempenho? Lembre-se de que são perguntas conforme a minha estratégia e perfil, então não é só questão de "copiar e colar" hehehe. Mas espero que sirvam para gerar reflexão. E se tiverem sugestões em relação às minhas perguntas, fiquem à vontade, claro. Espero ter ajudado! 5 1 3
0 Renato Alexandre Silveira Postado 8 de Maio Author Postado 8 de Maio 10 horas atrás, Matheus P S disse: Oi Renato, Eu tenho dois blocos de perguntas: um é de perguntas eliminatórias (ou seja, que já definem quais FIIs podem ou não entrar na minha carteira), e outro conjunto de perguntas para o Diagrama (gestão de risco). Perguntas eliminatórias: O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? Motivo: Fundos com maior patrimônio tendem a ser mais estáveis e líquidos, enquanto fundos menores podem ser mais voláteis e suscetíveis a oscilações de mercado. O fundo existe há mais de 5 anos? Motivo: Fundos com menos de 5 anos podem ser considerados mais arriscados, e você pode optar por excluí-los antes de incluir na carteira. Tem liquidez diária suficiente para facilitar a negociação (pelo menos R$ 1 milhão/dia)? Motivo: Fundos com baixa liquidez podem ser excluídos porque oferecem dificuldades na negociação das cotas. A gestão do fundo é transparente e eficiente? Motivo: Gestão ineficiente ou falta de transparência pode ser um fator decisivo de exclusão, pois afeta diretamente a confiança no fundo. O fundo distribui dividendos consistentemente há mais de 5 anos? Motivo: Fundos que não têm um histórico estável de dividendos podem ser excluídos, já que consistência nos dividendos é um critério fundamental. O fundo está sendo negociado abaixo ou próximo ao seu valor patrimonial (P/VP ≤ 1 - papel ou 1,1 - tijolo)? Motivo: Um fundo supervalorizado pode ser excluído da carteira devido ao preço descolado de seu valor patrimonial. O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira. O fundo tem gestão ativa ou passiva? Motivo: A gestão ativa traz maior volatilidade e custos, enquanto a gestão passiva tende a ser mais estável e previsível. (A última pergunta acima, sobre o tipo de gestão, eu nem considero mais, já que os FIIs todos têm gestão ativa.) Perguntas do Diagrama: Rentabilidade: O fundo apresentou rentabilidade consistente em diferentes cenários de mercado nos últimos 5 anos? Vacância: A vacância (tijolo) ou inadimplência (papel) diminuiu ou manteve seu nível nos últimos 6 meses? Crescimento: Os dividendos mantiveram ou aumentaram seu valor nos últimos 6 meses? Yield: O Dividend Yield (DY) está dentro ou acima da média para fundos do mesmo tipo? Setor: Os ativos do fundo (imóveis no caso de tijolo, ou recebíveis no caso de papel) estão em setores de alta demanda e qualidade, e baixa volatilidade? Alavancagem: O nível de alavancagem do fundo está em níveis saudáveis, considerando o LTV (Loan-to-Value) de até 50% no caso de fundos de papel, ou o endividamento de até 30% no caso de fundos de tijolo? Taxas: As taxas de administração e performance do fundo estão dentro da média de mercado e compatíveis com o seu desempenho? Lembre-se de que são perguntas conforme a minha estratégia e perfil, então não é só questão de "copiar e colar" hehehe. Mas espero que sirvam para gerar reflexão. E se tiverem sugestões em relação às minhas perguntas, fiquem à vontade, claro. Espero ter ajudado! Nossa essas eliminatórias trouxeram grande reflexão, obrigado 1
0 Matheus P S Postado 9 de Maio Postado 9 de Maio 12 horas atrás, Renato Alexandre Silveira disse: Nossa essas eliminatórias trouxeram grande reflexão, obrigado Vamos nessa, se eu puder ajudar, conte comigo 🚀
0 Victor Boni Postado Segunda-feira às 00:00 Postado Segunda-feira às 00:00 Pra ser uma analise mais mensuravel eu fiz, usando das ideias do tópico também, fiz as seguintes perguntas Pelo menos 70% do ABL está em regiões metropolitanas de alto crescimento? (Critério: ≥70% do ABL em hubs econômicos; Verificar em: Relatórios do FII, Anapetro) O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1,1? (Acima de 1,5, eu descarto o investimento em qualquer hipótese) Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente? Nenhum imóvel ou inquilino representa mais de 15% da receita? (Critério: Máximo 15% por ativo/inquilino; O Dividend Yield (DY) está pelo menos 10% acima da média do setor? (Critério: DY ≥ média setorial +10%; A vacância física é inferior a 5% (ou 8% para shoppings)? O LTV (Dívida/Patrimônio) é inferior a 30%? A taxa de administração é menor que 1% ao ano? A liquidez média diária é superior a R$ 500 mil? A gestão possui ROIC histórico acima de 12%? O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? O fundo existe há mais de 5 anos? O que acharam? ficaram muitas perguntas?
0 Matheus P S Postado Segunda-feira às 11:17 Postado Segunda-feira às 11:17 11 horas atrás, Victor Boni disse: Pra ser uma analise mais mensuravel eu fiz, usando das ideias do tópico também, fiz as seguintes perguntas Pelo menos 70% do ABL está em regiões metropolitanas de alto crescimento? (Critério: ≥70% do ABL em hubs econômicos; Verificar em: Relatórios do FII, Anapetro) O fundo imobiliário está negociado abaixo do P/VP 1,1? (Acima de 1,5, eu descarto o investimento em qualquer hipótese) Distribui dividendos a mais de 4 anos consistentemente? Nenhum imóvel ou inquilino representa mais de 15% da receita? (Critério: Máximo 15% por ativo/inquilino; O Dividend Yield (DY) está pelo menos 10% acima da média do setor? (Critério: DY ≥ média setorial +10%; A vacância física é inferior a 5% (ou 8% para shoppings)? O LTV (Dívida/Patrimônio) é inferior a 30%? A taxa de administração é menor que 1% ao ano? A liquidez média diária é superior a R$ 500 mil? A gestão possui ROIC histórico acima de 12%? O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? O fundo existe há mais de 5 anos? O que acharam? ficaram muitas perguntas? Oi Victor, Só para poter ajudar: estas perguntas são eliminatórias ou classificatórias? Pergunto porque para mim algumas seriam eliminatórias (por exemplo, a 1 e a 4), enquanto outras seriam para o Diagrama propriamente ditas (como a 2 e a 5). Com isso dá pra te ajudar (pelo menos na minha lógica, em que algumas perguntas são para elimintar FIIs e outras são para classificá-los no Diagrama). Espero ter ajudado! 1
0 Victor Boni Postado Segunda-feira às 11:30 Postado Segunda-feira às 11:30 10 minutes ago, Matheus P S disse: Oi Victor, Só para poter ajudar: estas perguntas são eliminatórias ou classificatórias? Pergunto porque para mim algumas seriam eliminatórias (por exemplo, a 1 e a 4), enquanto outras seriam para o Diagrama propriamente ditas (como a 2 e a 5). Com isso dá pra te ajudar (pelo menos na minha lógica, em que algumas perguntas são para elimintar FIIs e outras são para classificá-los no Diagrama). Espero ter ajudado! Obrigado pela ajuda Matheus, A ideia era colocar no diagrama, mas acredito que durante a avaliação para adicionar algo a carteira eu vá usar as mesmas perguntas além das outras analises. Ai no caso de nota baixa não entraria na carteira, compensaria aumentar o aporte de alguma que já tenho. Mas ainda tenho muito a aprender. 1
0 Matheus P S Postado Segunda-feira às 11:36 Postado Segunda-feira às 11:36 2 minutes ago, Victor Boni disse: Obrigado pela ajuda Matheus, A ideia era colocar no diagrama, mas acredito que durante a avaliação para adicionar algo a carteira eu vá usar as mesmas perguntas além das outras analises. Ai no caso de nota baixa não entraria na carteira, compensaria aumentar o aporte de alguma que já tenho. Mas ainda tenho muito a aprender. Oi Victor, Tranquilo meu querido, estamos aqui todos juntos pra aprender sem dúvida! Eu fiz a pergunta justamente porque faço essa análise dupla: primeiro eu estabeleço os critérios de eliminação, e depois insiro no Diagrama. Ou seja, primeiro eu defino se o ativo (seja ele uma ação ou FII) vale ou não a pena ser estudado. Por exemplo (e fugindo um pouco de FIIs), se uma ação tem tag along de zero, ela já tá fora do meu estudo, nem perco tempo com ela. Agora, tem ações que têm tag along de 100% e outras de 80%. Então aí entra o Diagrama do Cerrado, que vai fazer a análise de risco entre estas duas com base neste critério (e claro, em qualquer outro critério que a gente colocar por lá). E a lógica pode ser a mesma para os FIIs - veja na minha postagem anterior, acima, as minhas perguntas eliminatórias e as perguntas classificatórias (ou seja, do Diagrama do Cerrado). Lembre-se de que a função do Diagrama não é dizer em qual ou não investir, mas sim a de distribuir o risco entre aqueles ativos que você já escolheu. Espero ter ajudado, e qualquer coisa chama! 1
0 Daniel S Postado Segunda-feira às 11:43 Postado Segunda-feira às 11:43 (edited) On 08/05/2025 at 04:25, Matheus P S disse: Oi Renato, Eu tenho dois blocos de perguntas: um é de perguntas eliminatórias (ou seja, que já definem quais FIIs podem ou não entrar na minha carteira), e outro conjunto de perguntas para o Diagrama (gestão de risco). Perguntas eliminatórias: O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? Motivo: Fundos com maior patrimônio tendem a ser mais estáveis e líquidos, enquanto fundos menores podem ser mais voláteis e suscetíveis a oscilações de mercado. O fundo existe há mais de 5 anos? Motivo: Fundos com menos de 5 anos podem ser considerados mais arriscados, e você pode optar por excluí-los antes de incluir na carteira. Tem liquidez diária suficiente para facilitar a negociação (pelo menos R$ 1 milhão/dia)? Motivo: Fundos com baixa liquidez podem ser excluídos porque oferecem dificuldades na negociação das cotas. A gestão do fundo é transparente e eficiente? Motivo: Gestão ineficiente ou falta de transparência pode ser um fator decisivo de exclusão, pois afeta diretamente a confiança no fundo. O fundo distribui dividendos consistentemente há mais de 5 anos? Motivo: Fundos que não têm um histórico estável de dividendos podem ser excluídos, já que consistência nos dividendos é um critério fundamental. O fundo está sendo negociado abaixo ou próximo ao seu valor patrimonial (P/VP ≤ 1 - papel ou 1,1 - tijolo)? Motivo: Um fundo supervalorizado pode ser excluído da carteira devido ao preço descolado de seu valor patrimonial. O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira. O fundo tem gestão ativa ou passiva? Motivo: A gestão ativa traz maior volatilidade e custos, enquanto a gestão passiva tende a ser mais estável e previsível. (A última pergunta acima, sobre o tipo de gestão, eu nem considero mais, já que os FIIs todos têm gestão ativa.) Perguntas do Diagrama: Rentabilidade: O fundo apresentou rentabilidade consistente em diferentes cenários de mercado nos últimos 5 anos? Vacância: A vacância (tijolo) ou inadimplência (papel) diminuiu ou manteve seu nível nos últimos 6 meses? Crescimento: Os dividendos mantiveram ou aumentaram seu valor nos últimos 6 meses? Yield: O Dividend Yield (DY) está dentro ou acima da média para fundos do mesmo tipo? Setor: Os ativos do fundo (imóveis no caso de tijolo, ou recebíveis no caso de papel) estão em setores de alta demanda e qualidade, e baixa volatilidade? Alavancagem: O nível de alavancagem do fundo está em níveis saudáveis, considerando o LTV (Loan-to-Value) de até 50% no caso de fundos de papel, ou o endividamento de até 30% no caso de fundos de tijolo? Taxas: As taxas de administração e performance do fundo estão dentro da média de mercado e compatíveis com o seu desempenho? Lembre-se de que são perguntas conforme a minha estratégia e perfil, então não é só questão de "copiar e colar" hehehe. Mas espero que sirvam para gerar reflexão. E se tiverem sugestões em relação às minhas perguntas, fiquem à vontade, claro. Espero ter ajudado! tá ótima essa aqui, eu uso a auvp analitica pra um primeiro filtro e depois o gemini deep research para uma "pasta" de cada fundo selecionado com base em critérios muito similares de exclusão e depois de rankeamento a estes listados posso "levar pedrada" agora de alguns anti-trader tools na comunidade mas também uso bollinger bands para tentar encontrar pontos de entrada, principalmente agora que varios FIIs tomaram pau com a alta dos juros... Editado Segunda-feira às 11:44 por Daniel S 1
0 Matheus P S Postado Segunda-feira às 12:35 Postado Segunda-feira às 12:35 51 minutes ago, Daniel S disse: tá ótima essa aqui, eu uso a auvp analitica pra um primeiro filtro e depois o gemini deep research para uma "pasta" de cada fundo selecionado com base em critérios muito similares de exclusão e depois de rankeamento a estes listados posso "levar pedrada" agora de alguns anti-trader tools na comunidade mas também uso bollinger bands para tentar encontrar pontos de entrada, principalmente agora que varios FIIs tomaram pau com a alta dos juros... Oi Daniel, Cada um tem sua metodologia. O lance é você misturar análise fundamentalista com análise técnica... Não sei se dá muito certo rsrsrs. Sucesso e vamos que vamos 🚀
0 Daniel S Postado Segunda-feira às 13:03 Postado Segunda-feira às 13:03 19 minutes ago, Matheus P S disse: Oi Daniel, Cada um tem sua metodologia. O lance é você misturar análise fundamentalista com análise técnica... Não sei se dá muito certo rsrsrs. Sucesso e vamos que vamos 🚀 concordo rsrsrs eu uso mais nos finalmentes do processo --- por costume mesmo, quase enfeite --- me ajuda na definição de pontos de entrada, como uma validação numérica psicologica mesmo claro, já comprei coisa na média da banda, com RSI "fraco" com macd todo "errado" (até porque eles levam correlação estatistica), enfim não me privo de entrar em algum ativo por causa disso, mas confesso que "peso a mão" bem mais quando estes indicadores dão suporte a análise principal dos fundamentos do ativo, daí acho que é bola quicando na área sucesso meu caro! bora pra cima 1
Pergunta
Renato Alexandre Silveira
Caros
Além das padrões do diagrama para FII pensei em algumas e queria pegar ideias com a comunidade que tipo de perguntas colocaram no de vocês?
Obrigado.
Top Posters For This Question
5
3
2
2
DIAS POPULARES
12/Mai
7
8/Mai
3
23/Abr
1
3/Mai
1
Top Posters For This Question
Matheus P S 5 posts
Renato Alexandre Silveira 3 posts
Daniel S 2 posts
Victor Boni 2 posts
DIAS POPULARES
12/Mai 2025
7 posts
8/Mai 2025
3 posts
23/Abr 2025
1 post
3/Mai 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Matheus P S
Oi Renato, Eu tenho dois blocos de perguntas: um é de perguntas eliminatórias (ou seja, que já definem quais FIIs podem ou não entrar na minha carteira), e outro conjunto de perguntas para o Diag
Caros Além das padrões do diagrama para FII pensei em algumas e queria pegar ideias com a comunidade que tipo de perguntas colocaram no de vocês? Obrigado.
Eu fiz 4 distintas para isto Taxa de ADM menor que 1%? Não possui taxa de performance? Não possui taxa de gestão? DY >10%?
13 respostas para essa pergunta
Recommended Posts