Jump to content
  • 0

Sazonalidade de títulos de Renda Fixa dentro de um mesmo mês.

Pergunta

Postado

Olá!
Faz sentido pensar em sazonalidade de títulos de renda fixa?
Por ter sido empresário e atualmente ser servidor público, acredito que a maioria das pessoas recebem seus salários no começo do mês. Sendo assim, faria sentido reservar meus aportes em renda fixa para serem feitos longe dos primeiros dias do mês com o intuito de buscar melhores oportunidades, já que menos pessoas têm capital para esses investimentos?

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
2 horas atrás, Sérgio Da Luz Daher disse:

Olá!
Por ter sido empresário e atualmente ser servidor público, acredito que a maioria das pessoas recebem seus salários no começo do mês. Sendo assim, faria sentido reservar meus aportes em renda fixa para serem feitos longe dos primeiros dias do mês com o intuito de buscar melhores oportunidades, já que menos pessoas têm capital para esses investimentos?

Oi Sérgio,

Sendo sincero, eu não sei te dizer se há algum momento do mês em que os títulos estejam mais ou menos vantajosos. Talvez alguém já tenha feito este estudo e possa colaborar com isso por aqui.

De toda forma, considerando-se que iremos investir na renda fixa com base no contrafluxo e com frequência, isto é, todo mês, não sei se isso fará tanta diferença assim ao final do período de investimentos - ou seja, no momento de usufruir dos resultados dos investimentos.

Pessoalmente, eu busco investir nos três dias úteis subsequentes ao recebimento do pagode. Desta forma, não apenas evito cair em tentação de gastar com besteira (ainda que esta tentação tenha diminuído drasticamente após fazer o curso), mas também porque assim posso considerar alguma eventualidade destes dias (como o laranjão falando mais 💩 aqui ou ali). Mas não fujo muito disso, porque entendo que, ao final - e na média -, o resultado será aquele que eu espero atingir a longo prazo.

Até mesmo porque não iremos nunca conseguir acertar o 🕳️ da 🪰 hehehe.

Espero ter ajudado!

• Me ajudou 2
  • 0
Postado
16 horas atrás, Sérgio Da Luz Daher disse:

Olá!

Olá, @Sérgio Da Luz Daher.

Faz sentido, mas não acredito que isso influencie fortemente. Enquanto é verdade que a maioria das pessoas que tenho contato recebem o salário no início do mês, ainda assim tem muitos poréns. 

Muitas pessoas não recebem o salário no início do mês; muitas pessoas recebem em datas diferentes mesmo quando próximas; muitas pessoas não necessariamente investem no início do mês mesmo recebendo o salário nesse período; muitas pessoas investem o que sobrou no final do mês; também tem os dividendos, que são pagos em datas diferentes e em diferente montante total dependendo da sua posição na empresa; muitas pessoas vão reinvestir ativos que estão vencendo em alguma data dentro do mês; muitas pessoas vão fazer compra e venda ao longo do mês, marcar a mercado; muitas pessoas são estrangeiros ou não domiciliados que conseguem investir na renda fixa aqui; etc, etc...

Isso fora outros acontecimentos macroeconômicos que influenciam fortemente os preços e taxas dos títulos..

Enfim, não acho que adianta muito perder tempo com isso. É querer, como dizemos por aqui, "acertar o cu da mosca". Rsrs

Abraço!

• Brabo 1
  • Criar novo...