Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado

Salve meus queridos e queridas da comunidade. 

Estava programando meu aporte para este mês e me veio uma dúvida referente ao aporte em Tesouro SELIC.

Visto que a nota no diagrama para Tesouro SELIC é sempre 10 (me avisem se eu estiver interpretando errado). Nesse caso, os aportes em Tesouro SELIC devem ser constantes, independentemente do cenário económico? Ou existe alguma situação que isso mudaria?

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

@Andre Nonaka Madeira

Talvez seja melhor nem sequer lançar o Tesouro Selic no Diagrama pelas seguintes razões:

1. A metodologia do contrafluxo visa pegar títulos que no momento do aporte oferecem taxas melhores para se beneficiar no futuro. O Tesouro Selic não trava nenhum tipo de rentabilidade futura, oferecendo no máximo um deságio quando a procura está baixa (que vai ser de uns 0,x%). Por exemplo: Se a taxa Selic cair para 2% como durante a pandemia, altero a nota do Tesouro para 10 e de CDBs para 8 e compro um Tesouro Selic e um CDB 140% do CDI. Algum tempo depois, a taxa Selic volta a subir e bate 16%. Dessa forma, o Tesouro Selic rende os exatos 16% enquanto o CDB que rende 22,6%;
  2. Análise risco x retorno. Apesar de que o risco de um CDB seja maior do que o do Tesouro, tido hoje como o mais seguro, o risco dos CDBs ainda é baixo, principalmente se dentro do limite de cobertura do FGC, enquanto o retorno é expressivamente maior como ilustrado no exemplo acima;
  3. O conceito do contrafluxo é pensar no longo prazo, assim como nossa carteira de investimentos que também visam o longo prazo. Investir no Tesouro Selic é pensar no curto prazo, visando a rentabilidade de curto prazo do título, pois ele comprá-lo em momento de baixa esperando uma alta não oferece benefícios reais e comprá-lo em momentos de alta vai render mais apenas por um tempo mais limitado, dada a característica cíclica do mercado;
    Por exemplo, se investíssemos hoje a 14,25%, a rentabilidade não é ruim, especialmente contando com a atual expectativa de alta para 15%. Mas o mercado é cíclico. Essa taxa uma hora cai e deixa de fazer sentido para esse título especificamente.

Vale observar que essa regra não se aplica aos Tesouros prefixado e IPCA+. Eles ainda conseguem se beneficiar de outras maneiras como, por exemplo, eventuais marcações a mercado, algo que o Tesouro Selic não possui de forma significativa. Portanto, como mencionei, o risco de um CDB, especialmente se dentro do contemplado pelo FGC, se justifica;

Por fim, ressalto que o Tesouro Selic tem sim suas aplicabilidades:

• como parte da reserva de emergência;
  • para quem tem reserva de oportunidade (que são casos muitos específicos);
  • para objetivos de curto prazo como trocar um carro, dar entrada em um imóvel, etc.

Ou seja, ele é muito útil, mas para estes casos de curto a médio prazo, não como investimento de longo prazo como fazemos na filosofia do buy and hold.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Andre Nonaka Madeira disse:

Salve meus queridos e queridas da comunidade. 

Estava programando meu aporte para este mês e me veio uma dúvida referente ao aporte em Tesouro SELIC.

Visto que a nota no diagrama para Tesouro SELIC é sempre 10 (me avisem se eu estiver interpretando errado). Nesse caso, os aportes em Tesouro SELIC devem ser constantes, independentemente do cenário económico? Ou existe alguma situação que isso mudaria?

Salve, querido @Andre Nonaka Madeira da comunidade!

Se for analisar exclusivamente o critério de segurança, Tesouro Selic realmente a nota, na minha opinião, é 10, mas não deixo sempre assim, por causa do contrafluxo, lembra? A minha alocação, considerando a estratégia do contrafluxo, consequentemente muda conforme as expectativas de juros futuros e cenário econômico. 

Portanto, por exemplo, quando a Selic está na alta com expectativa de queda e há títulos prefixados que posso usar pra travar uma rentabilidade maior, entendo que eu não aceitaria comprar Tesouro Selic no momento, e abaixo a nota para 0 (talvez não precise zerar, mas é como faço por enquanto).

Isso não é uma recomendação de compra nem de venda, apenas uma exemplificação sobre a estratégia que utilizo considerando o contrafluxo para dar notas a ativos

• Brabo 1
  • 0
Postado
41 minutes ago, Bolívar Luiz disse:

Salve, querido @Andre Nonaka Madeira da comunidade!

Se for analisar exclusivamente o critério de segurança, Tesouro Selic realmente a nota, na minha opinião, é 10, mas não deixo sempre assim, por causa do contrafluxo, lembra? A minha alocação, considerando a estratégia do contrafluxo, consequentemente muda conforme as expectativas de juros futuros e cenário econômico. 

Portanto, por exemplo, quando a Selic está na alta com expectativa de queda e há títulos prefixados que posso usar pra travar uma rentabilidade maior, entendo que eu não aceitaria comprar Tesouro Selic no momento, e abaixo a nota para 0 (talvez não precise zerar, mas é como faço por enquanto).

Isso não é uma recomendação de compra nem de venda, apenas uma exemplificação sobre a estratégia que utilizo considerando o contrafluxo para dar notas a ativos

Muito obrigado @Bolívar Luiz.

Era o que eu tinha imaginado, mas estava inseguro. Agora tudo ficou mais claro😁👍

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

E sim, sua interpretação está certa: o Tesouro Selic geralmente leva nota 10 nos diagrama por ser seguro, líquido e com rentabilidade positiva real na maioria dos cenários. Mas isso não significa que ele deve receber aportes constantes sempre, e sim que ele cumpre um papel estratégico na carteira especialmente como reserva de emergência e como parte da renda fixa de baixo risco.

Use o Tesouro Selic como base de segurança e liquidez, mas não como foco principal de rentabilidade no longo prazo. Ele é ótimo para preservar capital e facilitar rebalanceamentos futuros.

Editado por Marcio Rogerio Da Silva
  • Brabo 1
  • 0
Postado
11 minutes ago, Marcio Rogerio Da Silva disse:

ele cumpre um papel estratégico na carteira especialmente como reserva de emergência e como parte da renda fixa de baixo risco.

@Marcio Rogerio Da Silva apenas pontuando este seu trecho para deixar mais claro. O Tesouro Selic tem duplo papel, até podemos dizer, triplo. Podemos aportar nele como parte da estratégia de investimentos e deve ser lançado no Diagrama do Cerrado. Os outros dois papéis que ele tem é de reserva de emergência e de reserva de oportunidade. Nestes dois casos não devemos lançar no Diagrama do Cerrado, pois dentro da filosofia da AUVP ESCOLA as reservas não são consideradas como investimentos.

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
15 minutes ago, Marcio Rogerio Da Silva disse:

E sim, sua interpretação está certa: o Tesouro Selic geralmente leva nota 10 nos diagrama por ser seguro, líquido e com rentabilidade positiva real na maioria dos cenários. Mas isso não significa que ele deve receber aportes constantes sempre, e sim que ele cumpre um papel estratégico na carteira especialmente como reserva de emergência e como parte da renda fixa de baixo risco.

Use o Tesouro Selic como base de segurança e liquidez, mas não como foco principal de rentabilidade no longo prazo. Ele é ótimo para preservar capital e facilitar rebalanceamentos futuros.

@Marcio Rogerio Da Silva 

Não sei se entendi corretamente o que você quis dizer, mas você registra a fração da reserva de emergência alocada no Tesouro Selic no Diagrama como parte da carteira de investimentos? Devo frisar aqui que a reserva de emergência não se trata de um investimento, mas de uma quantia de dinheiro de fácil acesso em caso de emergências e imprevistos, portanto não deve ser registrado no Diagrama como investimento.

Edit: @Flavio Prado muito ninja, foi mais rápido. Mas posso prever seus movimentos.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

Me corrija se estiver errado, mas o tesouro SELIC não seria ruim para fazer o contra-fluxo, já que ele é pouco volátil? Eu havia entendido que para fazer o contra-fluxo o ideal era pegar CDBs com alta porcentagem do CDI.

• 0
Postado (edited)

@Flavio Prado @Bolívar Luiz Perfeito o seu apontamento! Pontuar dessa forma realmente ajuda a trazer mais clareza sobre o papel duplo do Tesouro Selic. Esse tipo de distinção é essencial pra manter a organização.  Corrigindo minha fala, de que reserva de emergência não se deve lança no diagrama como investimentos.

Editado por Marcio Rogerio Da Silva
  • 0
Postado
8 minutes ago, Eduardo Tadashi Mori disse:

Me corrija se estiver errado, mas o tesouro SELIC não seria ruim para fazer o contra-fluxo, já que ele é pouco volátil? Eu havia entendido que para fazer o contra-fluxo o ideal era pegar CDBs com alta porcentagem do CDI.

Oi Eduardo. Sou da mesma turma que você e estou começando a aplicar esse princípio de contrafluxo. Estou tentando entender na prática como funciona (na hora de arriscar dinheiro, acho que eu consigo me dedicar mais a entender, rs).

Acho que Tesouro SELIC não serve pra fazer contrafluxo já que ele acompanha a taxa de juros. No momento estou com mais de 60% da carteira em Tesouro SELIC pois estou terminando o curso agora e vou montar posições aos poucos ao longo das próximas semanas/meses.

Entendo que o princípio do contrafluxo pode ser usado em vários ativos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, Tesouro, etc), sendo importante avaliar no momento do investimento, o cenário atual, ao que o ativo está atrelado, e o vencimento. Nesse momento, provavelmente estamos num pico da taxa de juros, com cenário de queda nos próximos anos. Seria interessante comprar ativos prefixados com juros altos e vencimentos no médio a longo prazo. Por outro lado, os ativos atrelados ao CDI podem ter um bom juros NOMINAL hoje, mas quando a SELIC cair, o retorno nominal também vai cair. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 minutes ago, Marissol Yuka Sato disse:

Oi Eduardo. Sou da mesma turma que você e estou começando a aplicar esse princípio de contrafluxo. Estou tentando entender na prática como funciona (na hora de arriscar dinheiro, acho que eu consigo me dedicar mais a entender, rs).

Acho que Tesouro SELIC não serve pra fazer contrafluxo já que ele acompanha a taxa de juros. No momento estou com mais de 60% da carteira em Tesouro SELIC pois estou terminando o curso agora e vou montar posições aos poucos ao longo das próximas semanas/meses.

Entendo que o princípio do contrafluxo pode ser usado em vários ativos de renda fixa (CDB, LCI, LCA, Tesouro, etc), sendo importante avaliar no momento do investimento, o cenário atual, ao que o ativo está atrelado, e o vencimento. Nesse momento, provavelmente estamos num pico da taxa de juros, com cenário de queda nos próximos anos. Seria interessante comprar ativos prefixados com juros altos e vencimentos no médio a longo prazo. Por outro lado, os ativos atrelados ao CDI podem ter um bom juros NOMINAL hoje, mas quando a SELIC cair, o retorno nominal também vai cair. 

Boa tarde Marissol!

Entendi a mesma coisa que você. Estou aplicando mais em pré-fixado com taxas acima de 15% e IPCA+ no momento. Aliás, esses dias consegui pegar LCA do IPCA+7,5% do banco ABC. Apareceu por 1 minuto de manhã, umas 9:45. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
33 minutes ago, Eduardo Tadashi Mori disse:

10 minutes ago, Marissol Yuka Sato disse:

Boa tarde, @Eduardo Tadashi Mori e @Marissol Yuka Sato. Observei alguns equivocos aqui. O Tesouro Selic nada mais é do que um título pós-fixado atrelado à taxa Selic. O CDI é uma taxa que fica 0,10 abaixo do rendimento da Selic.

Com isso em mente, desconheço uma explicação mais completa e simples de entender do que essa do @Eddy Paulinidiscorrendo sobre o tema:

https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo/#comment-157783

Recomendo fortemente a leitura.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 minute ago, Bolívar Luiz disse:

Boa tarde, @Eduardo Tadashi Mori e @Marissol Yuka Sato. Observei alguns equivocos aqui. O Tesouro Selic nada mais é do que um título pós-fixado atrelado à taxa Selic. O CDI é uma taxa que fica 0,10 abaixo do rendimento da Selic.

Com isso em mente, desconheço uma explicação mais completa e simples de entender do que essa do @Eddy Paulinidiscorrendo sobre o tema:

https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo/#comment-157783

Recomendo fortemente a leitura.

Boa tarde @Bolívar Luiz

Eu li este texto do @Eddy Paulini, mas ainda não fez sentido para mim comprar tesouro SELIC.

A lógica não seria que quando a SELIC está baixa, devemos comprar, por exemplo, CDB de 130%~140% do CDI? Ou o tesouro SELIC consegue cumprir este papel? Achei que o tesouro SELIC ficava sempre perto da SELIC, e não tinha essa variação na taxa.

• 0
Postado
56 minutes ago, Eduardo Tadashi Mori disse:

Boa tarde @Bolívar Luiz

Eu li este texto do @Eddy Paulini, mas ainda não fez sentido para mim comprar tesouro SELIC.

A lógica não seria que quando a SELIC está baixa, devemos comprar, por exemplo, CDB de 130%~140% do CDI? Ou o tesouro SELIC consegue cumprir este papel? Achei que o tesouro SELIC ficava sempre perto da SELIC, e não tinha essa variação na taxa.

Entendi o seu ponto. 

Sim, você tem razão.

Eu estava apenas analisando que o Tesouro Selic sempre é uma alternativa sempre mais segura do que CDBs, mas o Tes. Selic realmente não vai se beneficiar do contrafluxo, pois mesmo se tiver deságio não oferece um prêmio gigante pra um risco baixíssimo como os CDBs no contrafluxo.
Vocês estão certos, @Eduardo Tadashi Mori e @Marissol Yuka Sato. Erro meu, @Andre Nonaka Madeira. Vou refazer minha resposta. Rs

• Brabo 2
  • Criar novo...