Jump to content

• 0

Pergunta

Postado

Tenho alguns CDB's que comprei pela plataforma da AUVP na época que era Orama. Agora, depois da migração eles estão no BTG.

Na descrição de 2023 está como Orama, minha dúvida e se deixo zerada 2024 e crio outra linha para declar no BTG ou se mantenho na mesma linha e só edito o texto, mantendo o nome da Orama e acrescentando transferencia de custódia para BTG.

Na verdade eu não sei se esse processo de migração foi transferência de custódia, ou se foi algum outro processo de incorporação da Orama pelo BTG. 

Acretido que tenha muitos nessa situação por aqui, alguém pode me ajudar, por gentileza.

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Como as aplicações em renda fixa são declaradas com o CNPJ da corretora custodiante, a fim de evitar inconsistências, eu optei por zerar o bem na corretora antiga e criar um novo na corretora nova, e na descrição adicionei a informação de que houxe uma transferência de custódia. Talvez fosse possível apenas atualizar o CNPJ, mas optei por ser bem detalhista.

Exemplo de como fiz:

Bem na corretora antiga:

CNPJ:  62.169.875/0001-79
Descrição: APLICACAO EM TESOURO PREFIXADO 2025 NA
CORRETORA NUINVEST CNPJ 62.169.875/0001-79,
CONTA N xxxxxx-x. TRANSFERENCIA DE CUSTODIA
REALIZADA NO DIA 19 DE JULHO DE 2024 PARA O
BANCO BTG PACTUAL S.A CNPJ 30.306.294/0001-45,
CONTA N xxxxxx-x.
Valor em 31/12/2023: R$ XX,XX
Valor em 31/12/2024: R$ 0,00

Bem na corretora nova:

CNPJ: 30.306.294/0001-45
Descrição: APLICACAO EM TESOURO PREFIXADO 2025 NO
BANCO BTG PACTUAL S.A CNPJ 30.306.294/0001-45,
CONTA N xxxxxx-x. TRANSFERENCIA DE CUSTODIA
NO DIA 19 DE JULHO DE 2024 DA CORRETORA
NUINVEST CNPJ 62.169.875/0001-79 PARA O BANCO
BTG PACTUAL S.A CNPJ 30.306.294/0001-45, CONTA N
xxxxxx-x.
Valor em 31/12/2023: R$ 0,00
Valor em 31/12/2024: R$ XX,XX

Editado por Ariel Evaldt Schmitt
Ajuste para melhorar a clareza.
  • 1
Postado
17 horas atrás, Lina disse:

Tenho alguns CDB's que comprei pela plataforma da AUVP na época que era Orama. Agora, depois da migração eles estão no BTG.

Na descrição de 2023 está como Orama, minha dúvida e se deixo zerada 2024 e crio outra linha para declar no BTG ou se mantenho na mesma linha e só edito o texto, mantendo o nome da Orama e acrescentando transferencia de custódia para BTG.

Na verdade eu não sei se esse processo de migração foi transferência de custódia, ou se foi algum outro processo de incorporação da Orama pelo BTG. 

Acretido que tenha muitos nessa situação por aqui, alguém pode me ajudar, por gentileza.

@Lina nos manuais da Receita Federal não há uma explicação clara de como devemos proceder no caso de transferência de custódia, pelo menos eu não achei algo nesta linha.

Basicamente temos duas opções, e há quem defenda as duas rsrs. Uma é como o @Ariel Evaldt Schmitt descreveu, que seria termos dois lançamentos que combinam com as informações que temos no informe de rendimentos das duas Corretoras, onde na Corretora antiga mostramos que "zeramos" aquele título e na Corretora nova mostramos que estamos com aquele título.

A segunda opção seria simplesmente usar o mesmo lançamento atualizando as informações do campo CNPJ e o texto da Discriminação.

Eu creio que nenhuma das duas opções tenhamos algum problema com a Receita, porém na minha declaração eu optei em fazer o mais trabalhoso que seriam os dois lançamentos, como o Ariel fez, pois entendo que seria o mais transparente.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...