Jump to content
  • 0

Quais ativos montar para uma carteira de aposentadoria do zero para o pai?

Pergunta

Postado

Bom dia, recentemente estava conversando com meu pai e discutindo sobre como será a aposentadoria dele, ele tem 53 anos e é empresário e nunca pensou em como seria quando parar de trabalhar. Mostrei para ele algumas simulações do tesouro direto e ele ficou interessado, como tudo oq ele tem de patrimônio é uma casa avaliadada em 400 mil. Eu recomendei a ele o investimento em tesouro IPCA prefixado 2060 com juros semestrais, sei que não é a melhor opção financeira, mas ele precisa de algo sólido e deixe ele com o sono tranquilo. Considerando que ele tem um tempo de 10 anos até começar a depender desse dinheiro, quais seriam as recomendações de vcs para montar uma carteira com esse patrimonio?

• Me ajudou 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Andre Cavalcante Vaz disse:

Bom dia, recentemente estava conversando com meu pai e discutindo sobre como será a aposentadoria dele, ele tem 53 anos e é empresário e nunca pensou em como seria quando parar de trabalhar. Mostrei para ele algumas simulações do tesouro direto e ele ficou interessado, como tudo oq ele tem de patrimônio é uma casa avaliadada em 400 mil. Eu recomendei a ele o investimento em tesouro IPCA prefixado 2060 com juros semestrais, sei que não é a melhor opção financeira, mas ele precisa de algo sólido e deixe ele com o sono tranquilo. Considerando que ele tem um tempo de 10 anos até começar a depender desse dinheiro, quais seriam as recomendações de vcs para montar uma carteira com esse patrimonio?

Boa tarde!

Acredito que vc não tenha terminado o curso, faz as aulas, depois dá uma revisada e acredito que no final vc estará com totais condições de ajudar seu pai a montar uma boa carteira com dividendos e segura para complementar a renda dele.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Olá amigo! Acho que tem algumas questões complicadas aqui. Um tesouro 2060 pode ser um baita tiro no pé, são 35 anos até o vencimento, então, antes de seu pai investir nisso ele vai ter que aprender marcação a mercado ou pode ter sérios problemas. Outro ponto, se o único patrimônio que tem é uma casa, a intenção é vender essa casa? Para um homem de 53 anos, acho que isso seria a última coisa a fazer. Uma carteira com ativos sólidos, mais conservadora focada em dividendos e renda fixa pós (na minha opinião) faria muito mais sentido! 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite André.

Não sei se entendi corretamente.... seu pai é empresário e só tem uma casa avaliada em 400k e você está indicando que ela venda a casa para aportar em Tesouro IPCA+2060? Como assim jovem? Ele vai morar onde? Vai precisar dos rendimentos para cobrir o custo de vida dele e ainda pagar um aluguel? Você acredita que estes 400k investidos são suficientes para bancar tudo isso até a partida dele?

Me parece que esta fazendo algumas confusões com os títulos. Sugiro que assista as aulas novamente para melhor entendimento dos investimentos.

• 0
Postado
4 horas atrás, Andre Cavalcante Vaz disse:

Muito cuidado com isso, @Andre Cavalcante Vaz. A primeira coisa a dizer é que você não deve recomendar investimentos. Só quem pode fazer isso são profissionais devidadamente qualificados e registrados.

Vou te dizer umas verdades meio duras, mas espero que entenda: a situação parece complicada do meu ponto de vista.

1) Seu pai tem 53 anos e nunca pensou em aposentadoria. O melhor que ele pode fazer é pensar agora no que pode fazer: mudar um pouco o estilo de vida pra fazer uma reserva. Trazer alguma organização financeira pra vida dele. Pode ser a melhor forma de você ajudar seu pai.

2) A casa do seu pai é o que vai trazer alguma segurança pra ele na velhice. Numa conta de padaria: 400k rendendo 10% ao ano é 40k. Desses 40k ele vai ter que aportar pelo menos 10k (25%) pra acompanhar a inflação, restando 30k por ano. É menos de 3 mil por mês pra viver de aluguel, com ZERO patrimônio.

3) Se eu fosse você, começaria a me preparar pra ajudar seu pai quando ele parar de trabalhar.

4) Procure saber a possibilidade de plano de saúde, por exemplo, caso ele não tenha. Se vc for clt e puder colocá-lo de dependente, faça isso já e não pare de pagar nunca.

5) (chute no escuro, não sei mesmo se faz sentido) Talvez valesse a pena verificar que tipo de renda ele conseguiria pelo INSS, fazer as contas considerando idade e contribuição possível pra ele.

Tentando ser um pouco mais otimista:

6) Qual a saúde do negócio do seu pai? Ele ainda tem gás pra tentar crescer nessa fase da vida? Você trabalha com ele? Se ele tem um negócio, um movimento estratégico pode mudar a realidade dele nesse momento.

• 0
Postado
2 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

ela venda a casa para aportar em Tesouro IPCA+2060?

Eu entendi que ele quer bancar essa carteira do pai dele. Mas tb não deixou explícito...

Acho que o pai dele não se aposentou ainda e o próprio pai também poderia fazer seus próprios aportes.

Mas realmente precisamos de mais informações.

• 0
Postado
5 horas atrás, Andre Cavalcante Vaz disse:

O pessoal já esta falando bastante coisas...

Minha colaboração seria somente na parte do : Não faça isso !

Não compre tesouro IPCA 2060 com juros !

No caso qual seria a ideia / motivo de investir em tesouro IPCA com juros semestrais ?

Outra coisa que não ficou clara, seu pai vai vender a casa de 400k e investir essa grana ?

Essa casa é para investimento correto ? não é moradia ?

e por ultimo... quanto ele pretende aportar mensalmente nestes próximos 10 anos ?

Acredito que seria bem importante você terminar as aulas antes de mais nada...

Sobre essa questão de reta final, talvez uma carteira com RF + Ações solidas e seguras + Fiis solidos e seguros

• Criar novo...