Jump to content

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
11 horas atrás, Alex Pansini Lima disse:

Com o dólar caindo seria interessante aproveitar na conta internacional do btg trocar o real pelo dólar e deixar na conta até aparecer uma oportunidade boa de quedas em  ações e etfs internacionais caírem para comprar. 

Mano, basta pensar que a queda do dolar é uma queda generalizada para todas as ações e ir as compras. Não há como saber o momento certo de comprar! Uma coisa é certa, se você comprar sempre, com constância, você vai lucrar.

Não compensa guardar o dinheiro para formar uma reserva de oportunidade.
image.png.b712c76861468d1f3d086804a04573da.png

Nesse gráfico você vê isso. Mesmo comprando nos melhores momentos possíveis com exatidão, você só venceria por um pouco a estratégia com aportes mensais. Isso e esse é um recorte especifico de tempo, pois em 70% essa estratégia perde para o DCA. E se você não souber o momento exato da compra (O cú da mosca), sua chance de sucesso sai de 30% para 3%.

Apenas há alguns dias me mostraram isso aqui na plataforma e eu fiquei assombrado.

Fonte:

https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/

• Brabo 2
  • 0
Postado
6 horas atrás, Alex Pansini Lima disse:

Com o dólar caindo seria interessante aproveitar na conta internacional do btg trocar o real pelo dólar e deixar na conta até aparecer uma oportunidade boa de quedas em  ações e etfs internacionais caírem para comprar. 

Oi Alex,

Acho que tudo vai depender dos seus objetivos.

Por exemplo, se você pretende fazer uma viagem no futuro, sem dúvida vale a pena.

Ou se você vai investir lá fora, também faz total sentido.

Pessoalmente, acho que não faz sentido se você não tiver um objetivo definido. Ou seja, se for "comprar por comprar", acho que não há razão para isso.

Outro ponto é o seguinte: você fala em fazer uma reserva de oportunidade (pois está dizendo que quer guardar dinheiro para, quando o preço cair, você comprar). Como dito no curso, isso só vale a pena se você tiver alguns milhões para investir. Se você não estiver nesta situação, não adianta.

E quem diz isso não sou eu, mas sim estudos que comprovam isso:

buy-the-dip-vs-dca.jpeg.323761ae9d82daf279bbaba21d98fc1e.jpeg

Veja que o "buy the dip" é o mesmo que "comprar na baixa", ou seja, deixa o dinheiro em caixa como reserva de oportunidade tentando acertar o 🕳️ da 🪰 com o preço mais baixo. E o "DCA" é o chamado "Dollar Cost Average", que basicamente corresponde a quem compre religiosamente todo mês sem se preocupar com o preço (mas sim com a qualidade do ativo).

E você vê claramente que quem não tem reserva de oportunidade - ou seja, quem compra independentemente do preço - está em vantagem ao longo do tempo.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Criar novo...