Jump to content

Pergunta

Postado

Colocando em prática o que aprendi com o curso para poder alocar melhores empresas no meu diagrama. Começando pelo setor elétrico que é o me senti mais apto para aprender. Mas sinceramente avaliar empresas estatais é um SACO. Tudo, todo conteúdo feito pela própria empresa parece discurso político, falta de objetividade e discursos escusos. Dentro do setor, após fazer a avaliação tem muitas outras empresas que são boas e que não são estatais, eu poderia simplesmente descartas as estatais e focar nas privatizadas? Porque é sinceramente, é muito cansativo fazer uma avaliação de uma coisa que parece que não quer ser avaliada corretamente.

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá Vytor, eu sinceramente coloco o ponto de ser estatal como nota (tira um ponto ou não), ela influência na nota da empresa mas não se devo investir, se você acompanha o Raul, ele mesmo deu o braço a torcer e comprou uma estatal (Sanepar), não significa que ser estatal é tão arriscado ou ruim, não vejo empresa como Banco do Brasil, Caixa Seguridade, Sanepar como empresas ruins, na verdade por serem estatais tem um preço bem descontado, empresas de setores perenos e como investimos a longo prazo essas empresas podem sofrer durante um mandato ou outro, mas tem bons fundamentos. Investir ou não, depende da sua eestratégia, mas EU não descartaria (tenho estatal inclusive)   

• Brabo 2
  • 0
Postado
45 minutes ago, Vytor Silveira Lima disse:

Colocando em prática o que aprendi com o curso para poder alocar melhores empresas no meu diagrama. Começando pelo setor elétrico que é o me senti mais apto para aprender. Mas sinceramente avaliar empresas estatais é um SACO. Tudo, todo conteúdo feito pela própria empresa parece discurso político, falta de objetividade e discursos escusos. Dentro do setor, após fazer a avaliação tem muitas outras empresas que são boas e que não são estatais, eu poderia simplesmente descartas as estatais e focar nas privatizadas? Porque é sinceramente, é muito cansativo fazer uma avaliação de uma coisa que parece que não quer ser avaliada corretamente.

Bom dia, @Vytor Silveira Lima !

Na prática, problema não tem. Você pode muito bem deixar de investir em estatais sem problemas. Você não seria o primeiro a fazer e nem o último.

Um detalhe apenas que eu reforçaria é olhar para além dos discursos, olhar os resultados, os números. Tanto para empresas estatais como privatizadas, a hora que alguma coisa aperta, o discurso tende a ser bonito. Estive avaliando uma empresa privada esses dias (não me recordo qual era exatamente 😅) para entender sobre um exercício que eles apresentaram prejuízos. Peguei uma série de relatórios de uns 4 anos. Praticamente todo relatório colocava na primeira página do demonstrativo um título bem grande informando o lucro. No exercício em que foi contabilizado um prejuízo, essa informação de lucro não tinha. No lugar estavam informando um EBITDA ajustado mostrando até uma boa variação no percentual do mesmo, mas ninguém falou de prejuízo. Ou seja, todo mundo é bom pra ficar enfeitando o pavão.

Quando falamos de estatais, na minha opinião você deve ver o que lhe é mais tranquilo. Vamos nos lembrar que como investidores de longo prazo iremos colocar bastante dinheiro em uma empresa por longos anos. O que sempre bato aqui na tecla é que o investidor precisa ter o máximo de tranquilidade e segurança possível em suas escolhas. No seu caso, eu ouso dizer que investir em estatais pode lhe ser prejudicial pra cabeça. Ficar pensando muito, se remoendo por conta do comportamento da empresa que você está com dinheiro aplicado, etc. Não é uma recomendação de compra ou venda. Considere se o fator estatal lhe é de fato relevante.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Vytor Silveira Lima disse:

Apenas complementando nossos colegas.

Na prática, avaliar estatais realmente exige um nível adicional de paciência e filtro. Como você observou bem, a comunicação das estatais muitas vezes é poluída por interesses políticos, metas institucionais pouco alinhadas à geração de valor ao acionista e uma transparência que, embora formalmente obrigatória, pode ser enviesada na prática. O que muitos não percebem é que, por serem braços de governos, essas empresas têm outras prioridades além do lucro — como controle de tarifas, manutenção de empregos e até estratégias eleitorais.

Diante disso, sua ideia de simplesmente focar nas empresas privatizadas, desde que estejam dentro de setores sólidos e com bons fundamentos, é totalmente válida. Aliás, dentro do próprio método AUVP, esse movimento de selecionar melhor o seu tempo e energia é recomendado. Em setores como o elétrico, há ótimos cases que são privados ou que, mesmo originados de estatais, operam hoje sob uma governança mais clara e focada em resultados.

O que é importante é você não generalizar achando que toda estatal é inviável. Existem exceções. Algumas estatais possuem características quase híbridas: gestão mais profissionalizada, lucros consistentes e pouco risco de ingerência. Mas se para o seu processo pessoal de alocação de empresas isso consome energia demais e gera mais dúvida do que convicção, faz todo sentido seguir priorizando empresas privadas ou aquelas que nasceram de processos de privatização bem sucedidos.

Forte abraço e espero ter colaborado.

• Criar novo...