Jesse Ferreira Chini Postado Segunda-feira às 12:59 Postado Segunda-feira às 12:59 Olá turma! Segue abaixo minha posição em ações (40% da minha carteira) Fazendo uma pequena revisão nos módulos, estou com dúvida em relação a correlação positiva ou negativa na hora de analisar minha carteira. O que vocês acham? 2
0 Luciana De Moura Afonso Postado Segunda-feira às 13:05 Postado Segunda-feira às 13:05 Eu achei bem diversificada. São todas compras separadas que você fez ou tem BOVA11 ai no meio? Confesso que ações são bem recentes na minha carteira, tô querendo raspar toda a panela de banco master primeiro 🤣 1
0 Jesse Ferreira Chini Postado Segunda-feira às 13:09 Author Postado Segunda-feira às 13:09 1 minute ago, Luciana De Moura Afonso disse: Eu achei bem diversificada. São todas compras separadas que você fez ou tem BOVA11 ai no meio? Confesso que ações são bem recentes na minha carteira, tô querendo raspar toda a panela de banco master primeiro 🤣 Nada de BOVA11. São compras separadas ao longo dos últimos 7 anos. Algumas com preço médio bem interessante. Fiquei curioso, em relação ao banco master.. acha que compensa o risco?? Tenho alguns prés e estou pensando em ampliar (pensando que se der ruim o FGC me salva) ahahahah
0 Luciana De Moura Afonso Postado Segunda-feira às 13:15 Postado Segunda-feira às 13:15 4 minutes ago, Jesse Ferreira Chini disse: Nada de BOVA11. São compras separadas ao longo dos últimos 7 anos. Algumas com preço médio bem interessante. Fiquei curioso, em relação ao banco master.. acha que compensa o risco?? Tenho alguns prés e estou pensando em ampliar (pensando que se der ruim o FGC me salva) ahahahah Eu tô pensando em ter 250k lá, na moral mesmo. Talvez com juros menores para poderem serem pagos até 2027 no máximo sabe?
0 Jesse Ferreira Chini Postado Segunda-feira às 13:20 Author Postado Segunda-feira às 13:20 1 minute ago, Luciana De Moura Afonso disse: Eu tô pensando em ter 250k lá, na moral mesmo. Talvez com juros menores para poderem serem pagos até 2027 no máximo sabe? Sim, compreendo. Tudo mercado secundário?? É uma boa estratégia. Alta rentabilidade (18% a.a), dentro do FGC e médio prazo (ainda assim garante uma boa progressão no IR)... a única ressalva é .... probabilidade do FGC não conseguir honrar tudo.. existe o risco? ou é mínimo? OBS: A conversa convergiu para Renda fixa... acho que vou tomar bronca (por estar dentro do tema renda variável) ahahahah
0 Ademilton Carvalho Postado Terça-feira às 02:55 Postado Terça-feira às 02:55 13 horas atrás, Jesse Ferreira Chini disse: Olá turma! Segue abaixo minha posição em ações (40% da minha carteira) Fazendo uma pequena revisão nos módulos, estou com dúvida em relação a correlação positiva ou negativa na hora de analisar minha carteira. O que vocês acham? Acho que não. Não sei qual o prazo que você colocou aí, mas se pensar no longo prazo, é para tudo estar subindo, né mesmo?
0 Pablo Rickson Postado Terça-feira às 03:07 Postado Terça-feira às 03:07 14 horas atrás, Jesse Ferreira Chini disse: Olá turma! Segue abaixo minha posição em ações (40% da minha carteira) Fazendo uma pequena revisão nos módulos, estou com dúvida em relação a correlação positiva ou negativa na hora de analisar minha carteira. O que vocês acham? oi, boa noite, está bem diversificada, só teria cuidado com as Commodities, pois ela vai balançar muito com o conflito CHINA e EUA. assim como outro, isso é o que vai derrubar a tua carteira, pois ela esta com maior peso total na carteira 1
0 Pablo Rickson Postado Terça-feira às 03:12 Postado Terça-feira às 03:12 1 minute ago, Pablo Rickson disse: oi, boa noite, está bem diversificada, só teria cuidado com as Commodities, pois ela vai balançar muito com o conflito CHINA e EUA. assim como outro, isso é o que vai derrubar a tua carteira, pois ela esta com maior peso total na carteira eu colocaria no nivel de oportunidade essas Commodities, e bancos Energia Seguros Transmissão Klabin (considero ela uma empresa a parte de tudo) Consumo Ciclico e bens industriais Materiais Basicos Consumo não ciclico essa seria a minha classificação 1
0 Jesse Ferreira Chini Postado Terça-feira às 13:36 Author Postado Terça-feira às 13:36 10 horas atrás, Pablo Rickson disse: oi, boa noite, está bem diversificada, só teria cuidado com as Commodities, pois ela vai balançar muito com o conflito CHINA e EUA. assim como outro, isso é o que vai derrubar a tua carteira, pois ela esta com maior peso total na carteira Obrigado @Pablo Rickson pelo comentário e sugestão. De fato este percentual exposto em commodities terá uma volatividade maior na minha carteira. Alguns destes ativos eu já tenho há algum tempo. Eu não me importo tanto com a volatilidade (desde que se mantenham os fundamentos) ... na verdade até penso em aproveitar para compras e ajustar o preço médio. São empresas com histórico de dividendos em minha carteira. De qualquer forma, agradeço sua sugestão, sobretudo na questão do rebalanceamento a fim de diminuir minha exposição em commodities. Tenho pensado nisso também ... Não tenho nada de seguros em minha carteira (alguma sugestão de ativo para estudo?). Por outro lado (considerando apenas as ações) .. já tenho 14 ativos ... o desafio é acompanhar o relatório de todos eles com frequência... e ainda tem FII.. stocks.. reits.. ahahahah Abraço!! 1
0 Pablo Rickson Postado Terça-feira às 13:51 Postado Terça-feira às 13:51 9 minutes ago, Jesse Ferreira Chini disse: Obrigado @Pablo Rickson pelo comentário e sugestão. De fato este percentual exposto em commodities terá uma volatividade maior na minha carteira. Alguns destes ativos eu já tenho há algum tempo. Eu não me importo tanto com a volatilidade (desde que se mantenham os fundamentos) ... na verdade até penso em aproveitar para compras e ajustar o preço médio. São empresas com histórico de dividendos em minha carteira. De qualquer forma, agradeço sua sugestão, sobretudo na questão do rebalanceamento a fim de diminuir minha exposição em commodities. Tenho pensado nisso também ... Não tenho nada de seguros em minha carteira (alguma sugestão de ativo para estudo?). Por outro lado (considerando apenas as ações) .. já tenho 14 ativos ... o desafio é acompanhar o relatório de todos eles com frequência... e ainda tem FII.. stocks.. reits.. ahahahah Abraço!! oi, bom dia, realmente se voce se sente confortavel vale a pena manter. 10 minutes ago, Jesse Ferreira Chini disse: Não tenho nada de seguros em minha carteira (alguma sugestão de ativo para estudo?). Os tradicionais, nao sao muitas empresas de seguros abertas em bolsa, CXSE3, BBSE3 e PSSA3 11 minutes ago, Jesse Ferreira Chini disse: Por outro lado (considerando apenas as ações) .. já tenho 14 ativos ... o desafio é acompanhar o relatório de todos eles com frequência... e ainda tem FII.. stocks.. reits.. ahahahah Ray Dalio disse que a mellhor carteira (Santo Graal) é a que tem entre 10 a 15 ativos ao total, entao se voce pretende adicionar mais todas essas opções, pense muito bem se vale a pena tirar algo pois ficará muito complicado controlar e voce vai enlouquecer antes de conseguir acessar a independencia financeira. Sugiro que voce repense a carteira, abandone alguns ativos se nao quiser vender para aportar em outros novos, mas para aportar tem que ser em ativos que complementem algum buraco que nao esteja sendo preenchido na carteira, senao voce acabará tendo um Indice ao inves de uma carteira de investimento, nao vai se mexer nem muito pra cima e nem muito pra baixo 1
0 Jesse Ferreira Chini Postado Terça-feira às 13:56 Author Postado Terça-feira às 13:56 3 minutes ago, Pablo Rickson disse: oi, bom dia, realmente se voce se sente confortavel vale a pena manter. Os tradicionais, nao sao muitas empresas de seguros abertas em bolsa, CXSE3, BBSE3 e PSSA3 Ray Dalio disse que a mellhor carteira (Santo Graal) é a que tem entre 10 a 15 ativos ao total, entao se voce pretende adicionar mais todas essas opções, pense muito bem se vale a pena tirar algo pois ficará muito complicado controlar e voce vai enlouquecer antes de conseguir acessar a independencia financeira. Sugiro que voce repense a carteira, abandone alguns ativos se nao quiser vender para aportar em outros novos, mas para aportar tem que ser em ativos que complementem algum buraco que nao esteja sendo preenchido na carteira, senao voce acabará tendo um Indice ao inves de uma carteira de investimento, nao vai se mexer nem muito pra cima e nem muito pra baixo Curiosidade - A concepção de Ray Dalio (sobre os 15 ativos) envolve tudo? Renda fixa e Renda variável? Tenho 14 ações... 9 FII ...10 stocks e 5 reits.... Acho que já estourei a cota com sobras ahahah 1
0 Pablo Rickson Postado Terça-feira às 14:10 Postado Terça-feira às 14:10 12 minutes ago, Jesse Ferreira Chini disse: Curiosidade - A concepção de Ray Dalio (sobre os 15 ativos) envolve tudo? Renda fixa e Renda variável? Tenho 14 ações... 9 FII ...10 stocks e 5 reits.... Acho que já estourei a cota com sobras ahahah a principio sim, pois essa concepção é da carteira perfeita, e a carteira é um todo, por isso voce sente uma dificuldade de acompanhar, essa ideia é a realização para conseguir acompanhar os ativos de forma saudável e compreensível, entendendo o que está acontecendo com cada ativo de forma completa. 1
0 Bolívar Luiz Postado Terça-feira às 14:40 Postado Terça-feira às 14:40 23 horas atrás, Jesse Ferreira Chini disse: Olá turma! Segue abaixo minha posição em ações (40% da minha carteira) Fazendo uma pequena revisão nos módulos, estou com dúvida em relação a correlação positiva ou negativa na hora de analisar minha carteira. O que vocês acham? Olá, @Jesse Ferreira Chini. Já que insiste, vou dar uns pitaquinhos aqui. Rsrs Quando estamos fazendo esses estudos, é interessante aplicar o conceito de top down na nossa análise, isto é, partir de fatores "maiores", como cenário macroeconômico e ir avançando na análise para coisas cada vez "menores", mais específicas, como setores e empresas analisando todos os aspectos que conseguir em cada etapa. Isso ajuda muito a identificar correlações, fatores que diferentes ativos ou setores dependam ou tenham em comum que muitas vezes não são óbvios. Por exemplo, Grendene, M. Dias Branco e Camil Alimentos, apesar de que podem aparentar não terem correlação uma com a outra analisando a diversidade de portfólio entre elas, todas dependem de que a economia nacional esteja indo bem. Também na carteira tem duas empresas mineradoras, a CSN e a Vale, que competem diretamente entre si. No seu portfólio você tem metalúrgicas, siderúrgicas e uma produtora de ferro-ligas. Note que esses setores (Gerdau, CSN Siderúrgica, Usiminas, Ferbasa e muitas outras) são bem dependentes das mineradoras, as quais você já tem duas. São setores altamente correlacionados. Além disso, o setor de materiais básicos também é fundamentalmente ligado ao setor industrial, pois a indústria depende dos insumos do setor de materiais básicos, assim como empresas de materiais básicos são impulsionadas pela demanda da indústria. Por fim, uma ferramenta muita útil para mensurar a correlação entre ativos é o "comparador de ativos", onde você pode visualizar o coeficiente de correlação entre os ativos que selecionar para comparar. https://maisretorno.com/app/comparador-ativos Espero que agregue um pouco nos estudos! 1
0 Jesse Ferreira Chini Postado Terça-feira às 15:33 Author Postado Terça-feira às 15:33 38 minutes ago, Bolívar Luiz disse: Olá, @Jesse Ferreira Chini. Já que insiste, vou dar uns pitaquinhos aqui. Rsrs Quando estamos fazendo esses estudos, é interessante aplicar o conceito de top down na nossa análise, isto é, partir de fatores "maiores", como cenário macroeconômico e ir avançando na análise para coisas cada vez "menores", mais específicas, como setores e empresas analisando todos os aspectos que conseguir em cada etapa. Isso ajuda muito a identificar correlações, fatores que diferentes ativos ou setores dependam ou tenham em comum que muitas vezes não são óbvios. Por exemplo, Grendene, M. Dias Branco e Camil Alimentos, apesar de que podem aparentar não terem correlação uma com a outra analisando a diversidade de portfólio entre elas, todas dependem de que a economia nacional esteja indo bem. Também na carteira tem duas empresas mineradoras, a CSN e a Vale, que competem diretamente entre si. No seu portfólio você tem metalúrgicas, siderúrgicas e uma produtora de ferro-ligas. Note que esses setores (Gerdau, CSN Siderúrgica, Usiminas, Ferbasa e muitas outras) são bem dependentes das mineradoras, as quais você já tem duas. São setores altamente correlacionados. Além disso, o setor de materiais básicos também é fundamentalmente ligado ao setor industrial, pois a indústria depende dos insumos do setor de materiais básicos, assim como empresas de materiais básicos são impulsionadas pela demanda da indústria. Por fim, uma ferramenta muita útil para mensurar a correlação entre ativos é o "comparador de ativos", onde você pode visualizar o coeficiente de correlação entre os ativos que selecionar para comparar. https://maisretorno.com/app/comparador-ativos Espero que agregue um pouco nos estudos! Obrigado pela contribuição @Bolívar Luiz. A princípio era justamente esta análise que eu estava procurando. Eu já tinha uma pequena noção da correlação entre mineradores e siderúrgicas (11% da minha esposição) e, além destas, creio que ROMI3 também entraria nesta correlação, apliando para 14,5% de exposição, mas não parei para analisar a relação entre os outros ativos que você mencionou (Grendene, M. Dias Branco e Camil). É correto afirmar que os outros setores (financeiro e utilidade pública) não estão necessariamente em correlação positiva em relação os ativos que você citou? Pergunto para fins de estudo, pois assim que terminar o curso vou verificar a viabilidade de rebalencear a carteira de acordo com meu perfil. É sempre bom amplicar os conhecimentos. As aulas e a comunidade tem me ajudado de forma expressiva desde que entrei na plataforma. Obrigado mais uma vez pelas dicas e pelo link. 1
Pergunta
Jesse Ferreira Chini
Olá turma! Segue abaixo minha posição em ações (40% da minha carteira)
Fazendo uma pequena revisão nos módulos, estou com dúvida em relação a correlação positiva ou negativa na hora de analisar minha carteira. O que vocês acham?
Top Posters For This Question
6
4
2
1
DIAS POPULARES
29/Abr
9
28/Abr
5
Top Posters For This Question
Jesse Ferreira Chini 6 posts
Pablo Rickson 4 posts
Luciana De Moura Afonso 2 posts
Ademilton Carvalho 1 post
DIAS POPULARES
29/Abr 2025
9 posts
28/Abr 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Jesse Ferreira Chini
Olá turma! Segue abaixo minha posição em ações (40% da minha carteira) Fazendo uma pequena revisão nos módulos, estou com dúvida em relação a correlação positiva ou negativa na hora de anal
Luciana De Moura Afonso
Eu achei bem diversificada. São todas compras separadas que você fez ou tem BOVA11 ai no meio? Confesso que ações são bem recentes na minha carteira, tô querendo raspar toda a panela de banco mas
Pablo Rickson
oi, boa noite, está bem diversificada, só teria cuidado com as Commodities, pois ela vai balançar muito com o conflito CHINA e EUA. assim como outro, isso é o que vai derrubar a tua carteira, pois ela
Posted Images
13 respostas para essa pergunta
Recommended Posts