Jump to content
  • 0

Levar ESG em conta faz sentido ao analisar uma empresa?

Pergunta

Postado

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com todos!!

Estou estudando para tirar um certificado e venho me deparando com muita frequência com a palavra ESG (Environmental, Social and Governance -Ambiental, Social e Governança). Isso me fez pensar: Será que faz sentido analisar ou pontuar (no diagrama) uma empresa segundo as premissas ESG?

Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre o tema, mas de tanto ler sobre o mesmo assunto, comecei a me questionando se realmente faz sentindo. A única coisa que entendi até agora e que ainda se trata de um assunto complexo, pois não temos uma métrica ou leis claras que definam de forma objetiva quais empresas são ou não aderentes ao ESG.

Mesmo assim procurei saber se existia algum ETF que replicava empresas ESG e achei algumas nos Estados Unidos. Depois de dar uma olhada na composição cada um, achei interessante.

A dúvida que fica é:  diante de um mundo em que, cada vez mais, os governos e empresas "dizem" estar preocupados com questões ambientais, sociais e de governança, será importante investir levando em consideração o ESG? Ou será isso vai se tornar coisa do passado, após supostamente o presidente Trump ter declarado que vai afrouxar essas questões por razões econômicas?

image.png.7f6b1f58978971d5b4ae2d0b3a6a26b1.png

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Eh importante pra vc isso? Ou vc só quer ganhar em cima?

Pq se for a segunda questão, de uma analisada no cenário global a respeito das esg

Se a blackrock tava caindo fora, quem sou eu pra achar q agora está valendo a pena

Sei q não eh pra aportar baseado em notícias, mas esses cornos sabem mais do que eu a respeito disso

Então se for importante, vá em frente... Agora se vc acha q agora eh o momento só por causa de ganhos, sinceramente eu n sei não

Eu invisto? Obviamente q nis etf tem mta empresa esg, mas não me importo com isso. Só quero os lucros.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Andre Nonaka Madeira disse:

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com todos!!

Estou estudando para tirar um certificado e venho me deparando com muita frequência com a palavra ESG (Environmental, Social and Governance -Ambiental, Social e Governança). Isso me fez pensar: Será que faz sentido analisar ou pontuar (no diagrama) uma empresa segundo as premissas ESG?

Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre o tema, mas de tanto ler sobre o mesmo assunto, comecei a me questionando se realmente faz sentindo. A única coisa que entendi até agora e que ainda se trata de um assunto complexo, pois não temos uma métrica ou leis claras que definam de forma objetiva quais empresas são ou não aderentes ao ESG.

Mesmo assim procurei saber se existia algum ETF que replicava empresas ESG e achei algumas nos Estados Unidos. Depois de dar uma olhada na composição cada um, achei interessante.

A dúvida que fica é:  diante de um mundo em que, cada vez mais, os governos e empresas "dizem" estar preocupados com questões ambientais, sociais e de governança, será importante investir levando em consideração o ESG? Ou será isso vai se tornar coisa do passado, após supostamente o presidente Trump ter declarado que vai afrouxar essas questões por razões econômicas?

image.png.7f6b1f58978971d5b4ae2d0b3a6a26b1.png

Boa tarde, @Andre Nonaka Madeira !

Dando u opinião bem mais enviesada, não acho que este tema tenha alguma relevância significativa quando falamos de avaliar empresas das quais estamos visando lucros nos associarmos e ajudar no nosso acúmulo de patrimônio. 

Entendo que a questão do ESG é muito mais ética do que necessariamente voltada a número e resultados. Ao pessoal que gosta e opta pelo ESG que me desculpe (respeito quem siga) mas eu nunca vi uma empresa que teve mudanças de resultados significativas e/ou relevantes por ser adepta ao ESG. Além disso, eu até deixo um pensamento que o próprio Raul sempre comenta sobre o tema: por muitas vezes as empresas podem até falar que aderem à filosofia do ESG para chamarem a atenção. Até porque, quem de fato é do ESG, não precisa nem ficar falando que é  😅

No final das contas é como o amigo @Sergio Tanaka comentou: vai de acordo do que lhe é importante e você julga necessário e suas avaliações e conceitos mais éticos.

Espero que ajude!

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...