Jump to content

Pergunta

Postado

olá bom dia a todos, eu estou classificando meus ativos um por um, ate que chegou a hora de eu classificar a BB seguridade onde eu classifiquei da seguinte forma:

ROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores).

R: SIM

Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?

A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?

R: SIM, PAGA DIVIDENDO DESDE A SUA CRIAÇÃO

A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

R: SIM, POSSUEM INVESTIMENTOS FUNDOS DE STARTUP DO MESMO SEGMENTO OU CORRELACIONADOS

Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

R: NÃO, POIS FOI FUNDADA EM 2012

É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

R: NÃO PESQUISAS REALIZADAS INDICAM O BRADESCO COMO PRINCIPAL EMPRESA DE SEGUROS 

O SETOR QUE A EMPRESA ATUA POSSUEM MAIS DE 100 ANOS ??

A empresa é uma BLUE CHIP?

A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

R: SIM, ATE O MOMENTO SEM PROBLEMAS 

É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

R: NÃO

Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

Possuem índice de Basileia acima de 13% ?? (apenas para empresas de setor financeiro e bancos)

R: NÃO 

MINHA DUVIDA É SEGUINTE, SE EU DEVERIA CONSIDERAR O INDICE DE BASILEIA DO BANCO DO BRASIL DEVIDO ELE SE O DONO DA HOLDING BB SEGURIDADE, PORQUE EM CERTA LOGICA O BANCO DO BRASIL OFERECERA SEGUROS DAS EMPRESAS CORRELACIONADOS DA SUA HOLDING. OU SE NESSE CASO NAO SE APLICARIA INDICE DE BASILEIA COMO REFERENCIA.

GOSTARIA DE SABER A OPNIAO DE VCS SOBRE ISSO, E SE TEM ALGO A MAIS QUE EU PODERIA CONSIDERAR OU MODIFICAR PARA UMA BOA ANALISE.

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
45 minutes ago, Hallan Tonny Liscoski disse:

MINHA DUVIDA É SEGUINTE, SE EU DEVERIA CONSIDERAR O INDICE DE BASILEIA DO BANCO DO BRASIL DEVIDO ELE SE O DONO DA HOLDING BB SEGURIDADE, PORQUE EM CERTA LOGICA O BANCO DO BRASIL OFERECERA SEGUROS DAS EMPRESAS CORRELACIONADOS DA SUA HOLDING. OU SE NESSE CASO NAO SE APLICARIA INDICE DE BASILEIA COMO REFERENCIA.

@Hallan Tonny Liscoski mesmo o BB sendo acionista, é de entendimento geral que BB Seguridade não tem controle estatal. Com relação ao Índice de Basiléia ele é para instituições financeiras e não para empresas de outros setores. E a escolha em marcar NÃO (penalizar) ou SIM (favorecer) será uma decisão individual de cada investidor em avaliar se marca NÃO ou SIM para todas as empresas não financeiras.

49 minutes ago, Hallan Tonny Liscoski disse:

GOSTARIA DE SABER A OPNIAO DE VCS SOBRE ISSO, E SE TEM ALGO A MAIS QUE EU PODERIA CONSIDERAR OU MODIFICAR PARA UMA BOA ANALISE.

Vale lembrar que o Diagrama do Cerrado não é para analisar empresas, ele é um gerenciador de risco. Qualquer empresa que você colocar no Diagrama terá pontuação, umas mais outras menos, porém isto não indica se é uma boa empresa ou não. Esta análise deve ser feita antes. Se a empresa passar nos seus critérios de avaliação, então você decidiu que será sócia dela e o Diagrama vai fazer a gestão de risco de quanto iremos aportar em cada empresa.

Espero ter ajudado.

• Me ajudou 2
  • Criar novo...