Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Fala meu povo!

Pergunta sincera,

ações seriam apenas para pessoas com muita capacidade de aporte?

image.png.f1494d5ad8769bfdcab13d79d4a1f016.png

Sei que o indice ibovespa mede traders e boas ações o superam, mas pelo pressuposto que nunca iremos acertar o fundo de algum ativo e nem acertar o ticker top o  "cu da mosca" existe uma boa chance de ficarmos proximo desse indice, 

Pois se a empresa é boa e tem liquidez ela esta no indice, o dinheiro do exterior "entra e sai pelos dramas e efeito manada desse indice" em aspas pois existem varios outros motivos de saida e entrada, risco brasil politica e etc etc etc,

Renda fixa são feitas por empresas e se elas estão oferecendo este serviço o lucro delas é muito maior!

Certo mas para nos meros mortais, que nunca chegaremos ao 5% do total de uma boa empresa, para termos algum retorno "crescimento patrimonial" seria correto afirmar que aportes baixos mesmo em momentos de queda, trariam retornos menores que uma boa gestão de carteira na renda fixa ?

Argumento 1 : açoes Blue Chips tendem andar mais lateralizadas e dão mais segurança e quando o valor do ticker sobe devagar, pois o gigante se mexe a passos lentos e o crescimento do seu ticker acaba sendo baixo
Argumento 2 : açoes que pagam dividendo, andam para o lado e geralmente o dy fica abaixo de 8% em uma empresa saudavel é claro
Argumento 3 : é bem tranquilo achar uma renda fixa acima de 10% a.a 

alguem teria algum estudo que comprove o contrario, ou se isso faz sentido, existe algum  "valor magico" que apartir desse valor faz sentido comprar esse risco?

OBs 1 : a duvida é para eu entender e fazer minha porcentagem em cada classe, não irei deixar de ter minhas açoes mas não quero estar diluindo em algo que talvez não esteja no meu patamar
OBs 2 : ignorei a inflação pois ela de alguma forma atinge ambos os casos,
OBs 3 : não soube onde colocar essa duvida então coloquei em renda fixa para o povo ver o cdi engolindo o bovespa kkkkkk

Editado por Fabio Augusto De Araujo
errei no argumento kkkk

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
Bolívar Luiz
Esse post foi reconhecido por Bolívar Luiz!

Sergio Tanaka recebeu o badge 'Mão de Alface (Vai vender na primeira baixa)'.

Esses gráficos de rentabilidade enganam.

cuidado com o período q vc escolhe.

Vou pegar o da minha carteira somente em 2025.

Eu podia falar pra vc q as ações são mto melhores, mas eh só o período que eu escolhi, gráficos são ótimos pra mostrar o que a gente quer ver.

Por isso a gente usa o método burro, estaremos sempre aportando no que está em queda, com isso naturalmente a gente vai aportando em bons momentos e aumentando a rentabilidade

Screenshot_20250429-143735.png

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Sergio Tanaka disse:

Esses gráficos de rentabilidade enganam.

cuidado com o período q vc escolhe.

Vou pegar o da minha carteira somente em 2025.

Eu podia falar pra vc q as ações são mto melhores, mas eh só o período que eu escolhi, gráficos são ótimos pra mostrar o que a gente quer ver.

Por isso a gente usa o método burro, estaremos sempre aportando no que está em queda, com isso naturalmente a gente vai aportando em bons momentos e aumentando a rentabilidade

Screenshot_20250429-143735.png

é so sua carteira de açoes ?

parabens pela rentabilidade

peguei o grafico mais longo que tinha sobre o cdi... tem no site da b3 a serie historica mas não tem o acumulado...

concordo contigo o metodo burro é o caminho, mas queria saber o real poder das ações para um simples mortal kkkkkk

1 hour ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

olá fabio, esse grafico é de onde @Fabio Augusto De Araujo

esse grafico induz a conclusões equivocadas. Qualquer conclusão de que o CDI é superior ao S&P 500 baseada nesse gráfico seria falaciosa.

Então eu olhei diversos lugares e a mesma ideia.... o acumulado do cdi sempre estava acima, por isso criei um topico,

queria saber se existe alguma metrica que não usaram ou se existe outro modo de ver o acumulado 

ate em noticiais mais antigas como essa do estadão...

https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/renda-fixa-ibovespa-ultima-decada/

image.png.c2f8807be7cc9f63e2ecbc26a9fa79b6.png

Tambem acredito que açoes internacionais sejam muito boas e possam ter uma boa valorização mas voltamos a supuetar

Carteira do joãozinho

20% em açoes,

joaozinho tem 10 açoes 

todas açoes antes do curso kkkkk relaxa so pra facilitar a conta 

10 mil em cada

7 seguem o ibovespa 2 estão andando de lado e uma bum cu da mosca

no fim das contas joãozinho teria uma carteira de açoes boa que provavelmente apenas passou o ibovespa, isso em algum caso que nenhum  das açoes de joãozinho não cairam 30% com alguma noticia doida de guerra e pode demorar anos para voltar o mesmo patamar kkkkk

se vcs tiverem algum artigo interessante sobre e puderem me embasar melhor eu agradeceria 

tenho mais renda variavel que tudo na carteira pq era legal falar disso ate ver algumas quedas e correr para o curso hahahah e depois que fiz as aulas e estou com essas duvidas,

pq eu quero é lucrar confio no poder da compra na baixa, mas meu aporte não é la grandes coisas hoje em dia devido a construção da casa, e ver esses graficos me deu um epa, talvez não seja pro meu porte kkkk

Editado por Fabio Augusto De Araujo
  • 0
Postado
1 hour ago, Fabio Augusto De Araujo disse:

é so sua carteira de açoes ?

parabens pela rentabilidade

peguei o grafico mais longo que tinha sobre o cdi... tem no site da b3 a serie historica mas não tem o acumulado...

concordo contigo o metodo burro é o caminho, mas queria saber o real poder das ações para um simples mortal kkkkkk

Então eu olhei diversos lugares e a mesma ideia.... o acumulado do cdi sempre estava acima, por isso criei um topico,

queria saber se existe alguma metrica que não usaram ou se existe outro modo de ver o acumulado 

ate em noticiais mais antigas como essa do estadão...

https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/renda-fixa-ibovespa-ultima-decada/

image.png.c2f8807be7cc9f63e2ecbc26a9fa79b6.png

Tambem acredito que açoes internacionais sejam muito boas e possam ter uma boa valorização mas voltamos a supuetar

Carteira do joãozinho

20% em açoes,

joaozinho tem 10 açoes 

todas açoes antes do curso kkkkk relaxa so pra facilitar a conta 

10 mil em cada

7 seguem o ibovespa 2 estão andando de lado e uma bum cu da mosca

no fim das contas joãozinho teria uma carteira de açoes boa que provavelmente apenas passou o ibovespa, isso em algum caso que nenhum  das açoes de joãozinho não cairam 30% com alguma noticia doida de guerra e pode demorar anos para voltar o mesmo patamar kkkkk

se vcs tiverem algum artigo interessante sobre e puderem me embasar melhor eu agradeceria 

tenho mais renda variavel que tudo na carteira pq era legal falar disso ate ver algumas quedas e correr para o curso hahahah e depois que fiz as aulas e estou com essas duvidas,

pq eu quero é lucrar confio no poder da compra na baixa, mas meu aporte não é la grandes coisas hoje em dia devido a construção da casa, e ver esses graficos me deu um epa, talvez não seja pro meu porte kkkk

N precisa parabenizar não... Qqer ação q vc comprou a partir de janeiro, provavelmente tá voando mto mais do que o cdi

Era só pra mostrar q diversificação eh o q resolve.

• Brabo 1
  • Criar novo...