Jump to content

Pergunta

Postado

Fala, pessoal!

Chegou minha hora de pedir a opinião de vcs sobre a carteira de renda variável. 

Contextualização: fase de acumulação. 

Influências: curso AUVP, metodologia Bogle (que não entra aqui em renda variável BR, mas é o que pretendo em investimento internacional), vozes da minha cabeça. 

Observações

• Vejo o risco de exposição aumentada no setor bancário em ITUB e BPAC, mas considero que seja OK. Também ocorre o mesmo no agro com SLCE3 e TTEN3, mas como essa última está no topo da pirâmide, me parece que tudo bem. Há mais correlações que eu não tenha enxergado?
  • O número de ativos (15) me parece ser o limite e não me incomoda. Mas mais que isso creio que seria mais difícil. 
  • A carteira de renda variável BR deve compor cerca de 20% de todo meu valor investido nas diversas classes. 

A Carteira

As exatas porcentagens serão definidas pelo diagrama - que admito ainda não ter aplicado 💀 - mas, grosso modo:

• Base (55,3%)
    • SAPR4, CPFE3 (Utilidade pública)
    • BPAC3, ITUB3 (Financeiro - Intermediários - Bancos)
    • BBSE3 (Financeiro - Prev. & Seguros - Seguradora)
    • SCLE3 (Agropecuária - Agricultura)
  • Meio (33,3%) 
    • PRIO3 (Petróleo - Exploração, Refino e Distribuição)
    • KLBN3 (Materiais básicos - Madeira e Papel - Papel e celulose)
    • GGBR3 (Materiais básicos - Siderurgia e Metalurgia - Siderurgia)
    • LEVE3 (Consumo Cíclico - Automóveis e motocicletas)
    • ABEV3 (Consumo não Cíclico - Bebidas - Cervejas e refrigerantes)
    • ODPV3 (Saúde - Serviços médicos e hospitalares)
  • Topo (13,3%)
    • TTEN3 (Agropecuária - Agricultura)
    • LWSA3 (Tecnologia da Informação - Programas e Serviços) 
    • FIQE3 (Comunicações - Telecomunicações)

Para quem for mais "visual", como eu, organizei como na imagem aqui (*significam setor perene; as cores se referem a viabilidade segundo à AUVP Analítica).

image.png.df7fbc4ff310124660cbb97f84d1bf7b.png

Desde já agradeço as opiniões.

• Brabo 4

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Saaaalve,

pitaquinho de 2 cents sem entrar no merito dos ativos

1) Muito legal e didática a tua forma de apresentar a carteira, parabéns por isso!! Um classico alerta de não confundir diversificação com pulverização (e não estou dizendo que estás fazendo isso) mas ao fim e ao cabo vai depender do volume de $$$ que tens aí nessas 15 ações, mesmo sendo 20% do portfolio total (i.e. analisar o trade off entre custo do estudo de tantos ativos vs beneficio esperado do valor investido nesses ativos) 

2) Considerar tua necessidade de acompanhar tambem RF cripto(?!) ETFs (mencionas o J. Bogle) e suas respectivas "sub-categorias" (sem nem contar o escuta-bunda que tu já mencionou no post)

Há 1 semana atrás no podcast "Diary of a CEO" entrevistaram o Morgan Housel e me chamou atenção como o portfolio dele é extremamente simples, um tédio total, o diferencial que ele busca é fazer o básico por um período extraordinário de tempo com uma disciplina acima da média..

Sucesso !!

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
7 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

pra mim ta mto boa, dificilmente vc vai tomar nabo no longo prazo

c bota fe na locaweb mermo? so curiosidade
eu nao tenho coragem de investir em empresa de tecnologia brasileira
a concorrencia eh brutal com o exterior

É aquela coisa, concordo sobre ser sofrido aqui o setor de tecnologia. Mas pensei em dar uma chance no topo. Agora é torcer para a AWS não dominar tudo nos próximos 20 anos. 

7 horas atrás, Daniel S disse:

Saaaalve,

pitaquinho de 2 cents sem entrar no merito dos ativos

1) Muito legal e didática a tua forma de apresentar a carteira, parabéns por isso!! Um classico alerta de não confundir diversificação com pulverização (e não estou dizendo que estás fazendo isso) mas ao fim e ao cabo vai depender do volume de $$$ que tens aí nessas 15 ações, mesmo sendo 20% do portfolio total (i.e. analisar o trade off entre custo do estudo de tantos ativos vs beneficio esperado do valor investido nesses ativos) 

2) Considerar tua necessidade de acompanhar tambem RF cripto(?!) ETFs (mencionas o J. Bogle) e suas respectivas "sub-categorias" (sem nem contar o escuta-bunda que tu já mencionou no post)

Há 1 semana atrás no podcast "Diary of a CEO" entrevistaram o Morgan Housel e me chamou atenção como o portfolio dele é extremamente simples, um tédio total, o diferencial que ele busca é fazer o básico por um período extraordinário de tempo com uma disciplina acima da média..

Sucesso !!

Justíssimo. Talvez seja mta coisa pra acompanhar, ainda mais pra um iniciante como eu! Ai é questão de reduzir ou parar os aportes no futuro. Vou procurar sobre esse podcast, o tema me interessa!

Hipoteticamente, veriam o que achariam de acrescentar WEGE3
E TIMS3? 

O que removeriam nesses casos?

Editado por André Rafael Barbosa Fagiani
  • 0
Postado
On 01/05/2025 at 10:59, André Rafael Barbosa Fagiani disse:

Fala, pessoal!

Chegou minha hora de pedir a opinião de vcs sobre a carteira de renda variável. 

Contextualização: fase de acumulação. 

Influências: curso AUVP, metodologia Bogle (que não entra aqui em renda variável BR, mas é o que pretendo em investimento internacional), vozes da minha cabeça. 

Observações

• Vejo o risco de exposição aumentada no setor bancário em ITUB e BPAC, mas considero que seja OK. Também ocorre o mesmo no agro com SLCE3 e TTEN3, mas como essa última está no topo da pirâmide, me parece que tudo bem. Há mais correlações que eu não tenha enxergado?
  • O número de ativos (15) me parece ser o limite e não me incomoda. Mas mais que isso creio que seria mais difícil. 
  • A carteira de renda variável BR deve compor cerca de 20% de todo meu valor investido nas diversas classes. 

A Carteira

As exatas porcentagens serão definidas pelo diagrama - que admito ainda não ter aplicado 💀 - mas, grosso modo:

• Base (55,3%)
    • SAPR4, CPFE3 (Utilidade pública)
    • BPAC3, ITUB3 (Financeiro - Intermediários - Bancos)
    • BBSE3 (Financeiro - Prev. & Seguros - Seguradora)
    • SCLE3 (Agropecuária - Agricultura)
  • Meio (33,3%) 
    • PRIO3 (Petróleo - Exploração, Refino e Distribuição)
    • KLBN3 (Materiais básicos - Madeira e Papel - Papel e celulose)
    • GGBR3 (Materiais básicos - Siderurgia e Metalurgia - Siderurgia)
    • LEVE3 (Consumo Cíclico - Automóveis e motocicletas)
    • ABEV3 (Consumo não Cíclico - Bebidas - Cervejas e refrigerantes)
    • ODPV3 (Saúde - Serviços médicos e hospitalares)
  • Topo (13,3%)
    • TTEN3 (Agropecuária - Agricultura)
    • LWSA3 (Tecnologia da Informação - Programas e Serviços) 
    • FIQE3 (Comunicações - Telecomunicações)

Para quem for mais "visual", como eu, organizei como na imagem aqui (*significam setor perene; as cores se referem a viabilidade segundo à AUVP Analítica).

image.png.df7fbc4ff310124660cbb97f84d1bf7b.png

Desde já agradeço as opiniões.

Olá, tudo bem?

A carteira ao meu ver não é ruim, mas é preciso considerar o seu perfil de investidor. Se vc não tiver muito apetite por oscilação, eu diria para repensar alguns setores/empresas, pois você escolheu muitas que estão bem exposta a fatores externos que independem de uma boa gestão ou bons resultados.
Eu também analisaria o fato de você ter 4 empresas na carteira de setores sazonais e que possuem alguns prejuízos em alguns anos fiscais. Eu acho isso bem ruim e procuraria outras opções melhores e mais seguras.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hour ago, Deborah Gerasimovic disse:

Olá, tudo bem?

A carteira ao meu ver não é ruim, mas é preciso considerar o seu perfil de investidor. Se vc não tiver muito apetite por oscilação, eu diria para repensar alguns setores/empresas, pois você escolheu muitas que estão bem exposta a fatores externos que independem de uma boa gestão ou bons resultados.
Eu também analisaria o fato de você ter 4 empresas na carteira de setores sazonais e que possuem alguns prejuízos em alguns anos fiscais. Eu acho isso bem ruim e procuraria outras opções melhores e mais seguras.

Oi, Deborah!

Não me incomodo muito com a oscilação, contanto que os ganhos em 20+ anos sejam satisfatórios.

Quanto a sazonalidade, imagino que se refira a SLSC3, TTEN3 e PRIO3, seria isso? Quais são as 4 que menciona? 

Confesso que tenho também dificuldade em identificar as vulneráveis quanto aos fatores externos

Se tiver um tempinho e quiser contribuir com meu aprendizado, te agradeceria!

• 0
Postado
1 hour ago, André Rafael Barbosa Fagiani disse:

Oi, Deborah!

Não me incomodo muito com a oscilação, contanto que os ganhos em 20+ anos sejam satisfatórios.

Quanto a sazonalidade, imagino que se refira a SLSC3, TTEN3 e PRIO3, seria isso? Quais são as 4 que menciona? 

Confesso que tenho também dificuldade em identificar as vulneráveis quanto aos fatores externos

Se tiver um tempinho e quiser contribuir com meu aprendizado, te agradeceria!

Acredito que as três que vc citou e a Klabin que é commoditie tbm, apesar que a Gerdau tbm é. 

• Brabo 1
  • Criar novo...