Jump to content
  • 0

Migração de área de trabalho, escolhas e incertezas

Pergunta

Postado

Bom Dia, Pessoal

Vim aqui relatar sobre minha vida e de uma grande escolha que decidi realizar.

Tenho meus 20 anos, venho de uma família bem pobre, minha mãe nunca foi a escola, meu pai é ausente e tenho mais 3 irmãos. Graças ao bom Deus, nossa vida melhorou dos anos pra cá e conseguimos sair de pobreza para a classe média. Meu irmão mais velho já não mora com a gente, vive no Japão desde seus 18 anos, portanto, atualmente moro de aluguel com minha mãe e meus outros 2 irmãos, numa casa modesta de 40 m^2.

Trabalho há 3 anos com equipamentos médicos, tenho um salário que poucas pessoas da minha idade e que vieram do meu ciclo possuí (R$5000,00), mas me sinto extremamente insatisfeito, já que meu sonho sempre foi cursar medicina, mas sei que não posso, já que é um curso integral e teria que parar de trabalhar, algo que não pode acontecer, já que sou a maior complemento de renda dentro da minha família.

Estou fazendo 02 faculdades, uma presencial na área que eu já atuo e mais uma, na área de programação (Engenharia de Software). Decidi recomeçar, trancar a faculdade presencial e focar na Engenharia, um curso que tem me interessado bem mais e me ativado a vontade de trabalhar, no entanto, tenho um grande dilema. Sinto que minha insatisfação constante seja por não estar fazendo aquilo que realmente quero (medicina) e sinto que para isso, preciso ganhar ainda mais dinheiro, é um misto de cobrança excessiva e dever a ser cumprido.

Não sei se estou fazendo uma boa escolha, não sei se realmente vai dar certo, mas tenho me esforçado a cada dia para que isso aconteça. Não serei egoísta de largar minha família para cumprir um sonho pessoal meu, mas também não posso desistir dele. Tenho aportado todos os meses R$3000,00 daquele meu salário, focado em investir e aprender cada vez mais sobre ganhar dinheiro (fazendo trabalhos por fora, buscando rendas extras), mal tenho tempo para curtir, mas sei que no futuro, isso vai me trazer mais tempo para isso. 

É isso, já tomaram esse decisão de transição de carreira na vida? Como foi, compartilhem seus relatos para que possa aprender com suas experiências kkkkk, sempre curti entender as motivações das pessoas. 

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Eu fiz transição de carreira para tecnologia quando eu tinha 25, hoje tenho 30. No meu caso foi pq comecei a perceber que minha área anterior demoraria muito tempo para eu ter retorno financeiro, isso se tivesse.

Não conheço o setor de equipamentos médicos, mas acho importante entender qual é a possibilidade de retorno dessa área

Tbm vim de familia pobre e pra mim sempre foi importante trabalhar com algo que me desse retorno financeiro, antes de pensar se eu gostava ou não, pq minha prioridade era mudar de realidade e ter uma vida melhor.

Me organizei com uma reserva, pq entrei como estágio e eu já imaginava que ia ganhar menos do que antes.

Tecnologia é uma área boa, com muitas oportunidades, mas precisa aprender a lidar com frustração, pq provavelmente terá muitos não antes do sim, vejo que muitas pessoas acabam desistindo no caminho

• 0
Postado (edited)

Seguinte, te recomendo falar com os Conselheiros da AUVP, já conhece o programa?

São alguns membros que já passaram por diversas situações e tem uma vasta expêriencia em lidar com uma grande vastidão de assuntos e podem te ajudar bastante nessa transição de carreira e principalmente em te tranquilizar em relação ao que está passando.

Fiz já com alguns e realmente foram de ótimo proveito.

Vale a pena tentar!

Abraço,

Editado por Felipe Silva Araújo Ornelas
  • 0
Postado
On 01/05/2025 at 13:23, Convidado Anônimo disse:

Bom Dia, Pessoal

Vim aqui relatar sobre minha vida e de uma grande escolha que decidi realizar.

Tenho meus 20 anos, venho de uma família bem pobre, minha mãe nunca foi a escola, meu pai é ausente e tenho mais 3 irmãos. Graças ao bom Deus, nossa vida melhorou dos anos pra cá e conseguimos sair de pobreza para a classe média. Meu irmão mais velho já não mora com a gente, vive no Japão desde seus 18 anos, portanto, atualmente moro de aluguel com minha mãe e meus outros 2 irmãos, numa casa modesta de 40 m^2.

Trabalho há 3 anos com equipamentos médicos, tenho um salário que poucas pessoas da minha idade e que vieram do meu ciclo possuí (R$5000,00), mas me sinto extremamente insatisfeito, já que meu sonho sempre foi cursar medicina, mas sei que não posso, já que é um curso integral e teria que parar de trabalhar, algo que não pode acontecer, já que sou a maior complemento de renda dentro da minha família.

Estou fazendo 02 faculdades, uma presencial na área que eu já atuo e mais uma, na área de programação (Engenharia de Software). Decidi recomeçar, trancar a faculdade presencial e focar na Engenharia, um curso que tem me interessado bem mais e me ativado a vontade de trabalhar, no entanto, tenho um grande dilema. Sinto que minha insatisfação constante seja por não estar fazendo aquilo que realmente quero (medicina) e sinto que para isso, preciso ganhar ainda mais dinheiro, é um misto de cobrança excessiva e dever a ser cumprido.

Não sei se estou fazendo uma boa escolha, não sei se realmente vai dar certo, mas tenho me esforçado a cada dia para que isso aconteça. Não serei egoísta de largar minha família para cumprir um sonho pessoal meu, mas também não posso desistir dele. Tenho aportado todos os meses R$3000,00 daquele meu salário, focado em investir e aprender cada vez mais sobre ganhar dinheiro (fazendo trabalhos por fora, buscando rendas extras), mal tenho tempo para curtir, mas sei que no futuro, isso vai me trazer mais tempo para isso. 

É isso, já tomaram esse decisão de transição de carreira na vida? Como foi, compartilhem seus relatos para que possa aprender com suas experiências kkkkk, sempre curti entender as motivações das pessoas. 

Bom dia, meu caro.
Primeiramente preciso te parabenizar imensamente por nesta idade, com tais condições estar na posição em que se encontra.
Tu és um grande vencedor.

É importante a gente sonhar e a sua inquietação é válida, isso vai te motivar a sempre alcançar novos patamares.
Você é novo, tenho certeza que conseguirá. Faz um planejamento do valor que você precisaria para se manter pelo período que você precisará estar estudando em tempo integral. Como informado, você consegue desses 5.000 poupar 3.000, sendo seu custo hoje por volta de 2.000.

O que eu faria: Terminaria o curso de engenharia de software e começaria a estudar pro vestibular de medicina (no seu caso a não ser que descubra ser herdeiro aos 20 e tantos anos é pública ou PROUNI 100%). Pode fazer uma transição suave do teu ramo para DEV, conseguindo ter renda e flexibilidade de horário (não é fácil mas é possível), e daqui a alguns anos o sonho de estudar medicina ainda permanecendo vivo ir de cabeça nele mas tendo uma reserva que necessariamente precisará ser queimada na jornada.

Do ponto de vista financeiro eu sinceramente desistiria de estudar medicina, são 6 anos pra formar + 2 pra primeira residencia + 2~4 pra subespecialização etc. Sem uns 10 anos de estudo quando tu se formar dependendo da região que tu mora médico generalista já serão os novos advogados e engenheiros ubers, é a tendencia que está se moldando.

• Brabo 1
  • Criar novo...