Jump to content
  • 0

Dúvida de iniciante


Larissa Segantini Negrão

Pergunta

Oi, gente! Tenho uma dúvida sobre os títulos do Tesouro Direto. No momento da compra você já sabe a taxa de rentabilidade que irá ganhar. Entretanto, aportes vão sendo feitos nos outros meses e a taxa vai variando. No final eu ganho uma média dessas taxas? Ou não vale a taxa dos aportes, apenas da 1° aplicação?
Dúvida bem besta, mas que eu, como iniciante, nunca encontrei resposta que sanasse.
Obrigada
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Oi Larissa Segantini Negrão, você ainda vai aprender, lá no módulo 3, mas só pra você entender, o tesouro pré-fixado e o IPCA+ tem que valer R$: 1.000,00 no vencimento do título, então quanto maior a taxa, mais barato ele vai ficar e quanto menor a taxa mais caro ele fica, se você começar a acompanhar todo dia vai perceber isso. O Selic não tem isso porque é pós fixado.
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi Larissa Segantini Negrão cada título negociado é um novo negócio, ou seja, cada um vai ter o rendimento que você negociou na compra. No caso quando você compra com o mesmo vencimento, cada um vai ter seu rendimento conforme você comprou e vão entregar isso na mesma data neste caso.
Uma dica, por exemplo no caso dos pré, quando você compra você compra uma fração do título, se você estiver comprando com a mesma data de vencimento, basta somar as frações que você foi comprando e multiplicar por 1000,00 este vai ser o seu valor no vencimento. Exemplo: Comprou 1 título em agosto/22 para jan/2029 Depois comprou em setembro 2 títulos Depois em outubro comprou mais 0,5 título Em novembro 5,5 título Em janeiro de 2029 você vai receber 1+2+0,5+5,5 = 9 títulos de 1000,00 ou seja R$9000,00 reais no vencimento. Abs!
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Larissa Segantini Negrão complementando a resposta dos colegas, somente o Tesouro Prefixado vai valer R$1.000,00 no vencimento. O Tesouro IPCA+ tem um valor maior no vencimento, pois o valor do título já tem a correção do IPCA. Se você olhar no link https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm verá que os títulos prefixados têm o valor menor que R$1.000,00 para quando chegarem no vencimento valerão R$1.000,00. E os títulos IPCA+ têm o valor superior a R$1.000,00, pois o valor do título já tem o IPCA do passado até o dia da compra. Espero ter ajudado.
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Marcelo Ribeiro a ideia é esta mesma. Em 15/07/2000 pegaram R$1.000,00 e estão corrigindo pelo IPCA. Vale lembrar que o IPCA é uma média nacional da inflação, no entanto a minha “inflação” é diferente da sua “inflação”, pois consumimos produtos e serviços diferentes, porém para o consenso geral a inflação é o IPCA oficial.
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Larissa Segantini Negrão Sou novo nesse conteúdo, mas tinha a mesma dúvida antes de ver as aulas. Acho que, como o pessoal comentou ai em cima, primeiro, como você está falando do Tesouro em que você sabe a taxa de rentabilidade que irá ganhar no vencimento, você está se referindo ao Pré-fixado, então a única coisa que você deve se lembrar é que no vencimento, seus aportes irão render a fração de 1000 reais que você investiu (no caso, se investir 1 cota, 1000 reais).
Mas, na minha opinião, é importante ver bem o cenário antes de investir nesse tipo de tesouro. Pode não ser tão interessante aportar todos os meses e sim entrar no contra-fluxo do mercado, buscando as maiores taxas possíveis, como por exemplo agora, em que a Taxa Selic e a inflação se encontram altas.
No futuro, você pode aproveitar ainda da marcação a mercado, onde você pode retirar ainda mais cedo seus títulos, dependendo da variação da taxa selic. Se ela variar para baixo, acompanhando a inflação, você pode retirar seu dinheiro antes, podendo aproveitar novas oportunidades de investimento.
Enfim, só acho que você deve ver bem antes de investir nesse tipo de título, ou pode acabar "perdendo" seu dinheiro, porque quando você investe nesse tipo de título em épocas em que ele não está tão "bom", como por exemplo, taxas baixas de juros, ele não vale tanto a pena e pode acabar prendendo seu dinheiro. Espero ter ajudado!
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...