Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado

Pessoal, vale a pena trocar minha posição em SANB11 (10,8% da carteira de ações) por BBAS3, mesmo já tendo 11,5% em BB Seguridade (BBSE3)?”

Tenho uma carteira focada em valor e dividendos, e estou considerando vender 100% de SANB11 para comprar BBAS3. A dúvida é se isso geraria uma concentração excessiva no conglomerado Banco do Brasil.

Por outro lado, BBAS3 tem mostrado melhores números em ROE, eficiência, valuation e dividendos.

A BB Seguridade cobre apenas a parte de seguros, e não se beneficia diretamente do lucro bancário, crédito ou tesouraria do BB.

Vocês acham que essa troca faz sentido mesmo com uma exposição já alta à BBSE3? Alguém aqui já fez algo parecido?

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
44 minutes ago, Arlindo disse:

Pessoal, vale a pena trocar minha posição em SANB11 (10,8% da carteira de ações) por BBAS3, mesmo já tendo 11,5% em BB Seguridade (BBSE3)?”

Tenho uma carteira focada em valor e dividendos, e estou considerando vender 100% de SANB11 para comprar BBAS3. A dúvida é se isso geraria uma concentração excessiva no conglomerado Banco do Brasil.

Por outro lado, BBAS3 tem mostrado melhores números em ROE, eficiência, valuation e dividendos.

A BB Seguridade cobre apenas a parte de seguros, e não se beneficia diretamente do lucro bancário, crédito ou tesouraria do BB.

Vocês acham que essa troca faz sentido mesmo com uma exposição já alta à BBSE3? Alguém aqui já fez algo parecido?

Não vejo problema no sentido pela questão de já ter BBSE3, mas a questão é se realmente compensaria,se o Santander não faz mais sentido pra você, se você não iria pagar impostos com essa mudança, tem muitas questões a serem analisadas, se for só por já ter BBSE3, não vejo problema em ter tbm bbas3.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Fala Arlindo!

Sobre a sua atual exposição em BBSE3 ter conflito com uma possível posição em BBAS3, a minha opinião é que são empresas com governanças diferentes e com business diferentes, apesar de mais ou menos dividirem a mesma base de clientes (posso estar falando um pouco de merda aqui sobre a base de clientes).

Acredito que com um percentual seguro em cada, vejo com bons olhos ter as duas na carteira sim, até porque vão estar em segmentos diferentes.

Você comentou que atualmente o SANB11 representa 10,8% e BBSE3 representa 11,5% da sua carteira, particularmente acho um pouco alto ter mais de 10% em uma empresa só, mas isso é algo particular meu. Na minha opinião também, a troca de um ativo pelo outro não faria tanto sentido somente pela troca em si. A não ser que no seu caso, o SANB11 tenha perdido seu fundamentos.

Se eu tivesse um ativo em carteira que não perdeu fundamento, e eu gostaria de colocar outro do mesmo segmento, procuraria aportar nesta nova empresa aos poucos, até elas dividirem o mesmo percentual dentro do segmento (no seu exemplo 5.4% para SANB11 e 5.4% para BBAS3).

Sem recomendação de nada aqui! só a minha opinião de um recente sardinha hahahahhhahh

• Brabo 1
  • 0
Postado
8 horas atrás, Arlindo disse:

@Arlindo

primeira pergunta a fazer seria , por que escolheu sanb11 em sua carteira?

segunda, se daqui 1 ano BBAS reduzir os dividendos e o banco ITUB aumentar , você vai novamente trocar ?

Banco do Brasil é banco , e tem mais influência estatal 

BB seguridade está em outra organograma de gerência e é ficada em seguros , teria dupla exposição no que tange a setor financeiro mas não em relação a banco x seguros 

entendo que o melhor a fazer seria concluir as aulas , no módulo 8 veja que em uma cenário destes o melhor seria congelar a sanb11 (se você ver que os fundamentos não atendem seus estratégia ), e aumentar ou entrar em bbas com novos aportes !

se após um tempo congelado (sanb11) você realmente estiver querendo se desfazer , faça aos poucos lentamente mês a mês !

devemos seguir una estratégia de aportes e não sair trocando ou swingando ativos , pois você acaba correndo o risco de sempre voltar a fazer isso por qq motivo que te traga um viés confirmativo ! 

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Arlindo

primeira pergunta a fazer seria , por que escolheu sanb11 em sua carteira?

segunda, se daqui 1 ano BBAS reduzir os dividendos e o banco ITUB aumentar , você vai novamente trocar ?

Banco do Brasil é banco , e tem mais influência estatal 

BB seguridade está em outra organograma de gerência e é ficada em seguros , teria dupla exposição no que tange a setor financeiro mas não em relação a banco x seguros 

entendo que o melhor a fazer seria concluir as aulas , no módulo 8 veja que em uma cenário destes o melhor seria congelar a sanb11 (se você ver que os fundamentos não atendem seus estratégia ), e aumentar ou entrar em bbas com novos aportes !

se após um tempo congelado (sanb11) você realmente estiver querendo se desfazer , faça aos poucos lentamente mês a mês !

devemos seguir una estratégia de aportes e não sair trocando ou swingando ativos , pois você acaba correndo o risco de sempre voltar a fazer isso por qq motivo que te traga um viés confirmativo ! 

Na verdade foi uma mudança de pensamento mesmo. Quando avaliei bancos eu tinha a ideia de não comprar estatal de jeito nenhum, então acabou que nem cogitei comprar Banco do Brasil. Hoje, eu não vejo problema em ter uma exposição em algumas empresas estatais, e aí parei pra avaliar Banco do Brasil mais a fundo e cheguei a conclusão que pro meu perfil ele é um banco que faz muito mais sentido que o Santander. 

• Criar novo...