Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite senhores. Tudo bem com vocês? Estou estudando o modulo 3 e me surgiu uma dúvida.

Na aula de marcação a mercado o Raul comenta sobre custo de oportunidade antes de realizar a aplicação. Porém os outros locais usados como exemplo para realocar ainda estão com taxas altas devido a SELIC está alta ainda etc. 

A principal pergunta é:
Supondo que tenha comprado um pré-fixado a 15%, e hoje a taxa Selic está a 2%, teoricamente seria ótimo para vender os títulos e realizar o lucro, porém como posso realocar esse valor em outros local sendo que provavelmente a rentabilidade da renda fixa estará baixa?! 

Pensamento pouco fora da caixa, se a renda fixa esta baixa, não estaria pagamento muito bem, e com certeza a renda variável estaria cara devido a migração de capital para la.

Na minha cabeça isso deu um nó, pq qual seria a motivação para realizar o lucro?! (tirando o fato que talvez com essa queda forte da selic, ela esteja pagando +80% da rentabilidade dela antes mesmo do vencimento que pode esta longe)

Desculpa pelo pouco conhecimento que tenho. 

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
35 minutes ago, Sameer Rajesh Dowlani disse:

Boa noite senhores. Tudo bem com vocês? Estou estudando o modulo 3 e me surgiu uma dúvida.

Na aula de marcação a mercado o Raul comenta sobre custo de oportunidade antes de realizar a aplicação. Porém os outros locais usados como exemplo para realocar ainda estão com taxas altas devido a SELIC está alta ainda etc. 

A principal pergunta é:
Supondo que tenha comprado um pré-fixado a 15%, e hoje a taxa Selic está a 2%, teoricamente seria ótimo para vender os títulos e realizar o lucro, porém como posso realocar esse valor em outros local sendo que provavelmente a rentabilidade da renda fixa estará baixa?! 

Pensamento pouco fora da caixa, se a renda fixa esta baixa, não estaria pagamento muito bem, e com certeza a renda variável estaria cara devido a migração de capital para la.

Na minha cabeça isso deu um nó, pq qual seria a motivação para realizar o lucro?! (tirando o fato que talvez com essa queda forte da selic, ela esteja pagando +80% da rentabilidade dela antes mesmo do vencimento que pode esta longe)

Desculpa pelo pouco conhecimento que tenho. 

Olá, @Sameer Rajesh Dowlani, tudo bem?

Muito legal sua pergunta, me colocou pra pensar! Tem alguns aspectos que vale a pena refletirmos em cima antes de uma resposta:

1) Acho que a primeira coisa que precisamos lembrar é que com o ciclos de mercardo funcionando como funcionam, sempre teremos  algum tipo de "oportunidade sistêmica", ou seja, alguma classe de ativos desfavorecida. Por definição.

2) Por mais que a renda variável como um todo fique cara em cenários de selic baixa devido a migração de capital para esses ativos, individualmente sempre acharemos alguma coisa que terá espaço.

3) Se vc  tem uma estratégia, ela vai continuar valendo e tirando um pouco esse peso de interpretar o cenário.

Dito isso, acredito que os ativos mais interessantes seriam de renda fixa indexados a percentual do CDI. Isso pq com uma selic a 2%, aparecem títulos pagando  135, 140, 145% do CDI. Imagina quem pegou isso lá em 2021, 2022, e travou 145% do CDI por 5, 6 anos. Tá com rentabilidade bruta de  21, 22% a.a agora.

Agora, só esse fato

35 minutes ago, Sameer Rajesh Dowlani disse:

o fato que talvez com essa queda forte da selic, ela esteja pagando +80% da rentabilidade dela antes mesmo do vencimento que pode esta longe

Pra mim já é o suficiente pra realizar. Imagina que tu tem uma barraca de açai, foi pra rua pra vender 100 de 13:00 às 00:00. Aí 16:00 tu já vendeu 97. Tu vai ficar aberto até 00:00? Vai pra casa tomar uma gelada!

Quando vc junta com esses outros pontos que levantei, acho que fica bem vantajoso. Você tirou quase tudo que podia dali. Realiza e redestribui na sua estratégia.

Editado por Francisco Vianna
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Ótimo ponto do CDB, cheguei a da uma olhada nessa aula, mas não tive essa sacada. 
Sobre oportunidades na bolsa também, nem sempre todos os ativos estão caros, porém renda variável é imprevisível, não tem como calcula igual o Raul fez como LCA. Mas o ponto do CDB foi ótimo, segue o contrafluxo, é uma boa realocar lá e esperar as taxas subirem!

Sobre o açaí, sou de Manaus-Amazonas, estão essa bronca é comigo 😅 Brincadeiras a parte kkkk

Mas entendi perfeitamente a analogia, não tem lógica esperar!

Obrigado pela resposta amigo, esclareceu legal! 

• 0
Postado (edited)
7 horas atrás, Sameer Rajesh Dowlani disse:

A principal pergunta é:

Fala Sameer, é que você está pensando em um cenário que nem sempre acontece. Os aportes são mensais e a Selic, usando como exemplo, já saiu de 4% e foi para 14% durante dois anos, imagina que houve aportes em todo esse percurso, em pósfixado e prefixado.

Então, será que algum desses investimentos feitos no passado não tem uma oportunidade melhor agora em um prefixado de 15%?

🤔

Editado por Artur Barbosa
  • Criar novo...