Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Fala rapaziada,

Eu e a minha esposa trabalhamos em uma empresa via CLT. Somos extremamente gratos na posição que estamos, do salário que recebemos, porém cada vez mais tem sido mais puxado.

Sem entrar no mérito aqui, mas enfrentamos deslocamentos de 6h diários (3h ida, 3h volta) por conta do acesso restrito as áreas de operação. Tem toda a questão da relação pressão psicológica x não ter estabilidade, então é extremamente comum trabalhar aos finais de semana, trabalhar a noite mesmo que tenha chegado em casa as 19 horas, sem receber a mais por isso e outras coisas. Talvez este último ponto até seja comum para várias pessoas por aqui.

Hoje estamos jovens, com 28 anos e tá tudo bem. Porém, com o passar do tempo o pique pode não ser mais o mesmo, a possível chegada de filhos no futuro e outros fatores, pode tornar essa rotina cada vez mais estressante e talvez até insustentável. Por isso, temos conversado cada vez mais a possibilidade de começar uma jornada de estudo voltada a algum concurso público. 

Algum de vocês já passou por isso? Como conciliar estudos, rotina de casa e o trabalho? Como é a vida de um concursado ? O que comem ? A estabilidade é real, da pra trabalhar com o regulamento debaixo do braço sem ter o medo de ser mandado embora?

Forte abraço!!

Editado por João Barros#1434
Erros de português, perdão Machado de Assis
  • Sad 1
Postado
5 horas atrás, João Barros#1434 disse:

Sem entrar no mérito aqui, mas enfrentamos deslocamentos de 6h diários (3h ida, 3h volta) por conta do acesso restrito as áreas de operação.

Cruzes!

Sobre vida de concursado: Era o sonho da minha mãe que eu fosse concursada.

Na família da minha mãe praticamente todos são concursados.

Já na família do papis: tudo é muito mais misturado.

tenho tia que é professora, tio que tem bar/restaurante, tio que é artesão e trabalha na umbanda, mas todos com uma energia mais livre sabe? Claro com seus problemas também.

Então para a minha mãe: sempre quis tanta segurança que nunca conquistou nada sozinha, o pouco que tem é herança. Sempre agarrada a cartão de crédito. Nunca com o nome sujo, mas sempre com a corda no pescoço.

Minha visão de quem é concursado é muito negativa, tenho tias que ganham MUITO bem com seus concursos, com apartamentos de fazer pobres mortais ficarem roxos de inveja. Mas nunca senti uma conexão com essa parte da família sabe? 

A mãe da minha melhor amiga também é policial concursada, sempre cheia de firufelos (não sei como explicar direito, então usei essa palavra de interpretação livre)

Mas em outras palavras: sempre achei concursados meio mosca morta. Pronto, falei.

6 horas para diárias para ir trabalhar? Sei que é uma realidade infelizmente, mas não vejo porque aceitar tamanha situação. Se vender bolo de pote 6horas por dia dependendo do ponto de venda, ganha mais e sobra troco.

Para mim segurança é ter tempo, liberdade e dinheiro obvio. 

Agora diga mais, quanto vocês tiram nesse trabalho para estarem topando esse pacto com o diabo?

Por favor dê a informação bem corretinha: eu ganho xx e minha namorada/esposa yy

Também me responda mais uma pergunta porque sou leiga:

Em concurso é possivel subir de cargo? Ou só prestando outro concurso?

.

.

Outra coisa: adoraria falar, continua com seu emprego e tenta fazer uma renda x ou tentar estudar para y... Mas realmente, quem tem saco para qualquer coisa depois de tanto tempo no transporte?

8 hrs de trabalho+6 de transporte dá 14hrs por dia, mais as 8 para dormir.... sobra 2 horas por dia.

• Brabo 3
Postado

Eu tenho 25, tenho uma banca de jornal mas tbm acabo pensando em ir pra concurso pq avançar para um próximo nível como outra loja e outro ramo vai precisar de grana. Tenho técnico e tô finalizando uma faculdade mas não acho nenhuma vaga que pague nem perto do que ganho e ainda tem isso de instabilidade pq pode ser cortado de hj pra amanhã. Concordo um pouco com a @Luciana De Moura Afonso pq tem mta gente que entra só pela grana msm e não tem conexão e nem vontade de estar lá. Foda que fico perdido que nem tu mas você pode usar o concurso pra te levar a uma outra coisa que queira

• Brabo 2
Postado

Então João, concurso público (ainda) tem a estabilidade na questão de não poder ser demitido, porém também tem a estabilidade de salário. Não pense que vai ingressar na carreira e dobrar o salário em pouco tempo como pode acontecer na iniciativa privada.

O servidor público não tem data-base, então não existe a reposição salarial anual como acontece na iniciativa privada, os aumentos salariais dependem de negociação com o governo. A maioria das carreiras estavam sem reajuste salarial desde 2017, esse ano o governo repôs 9%, mas desde 2017 até agora a inflação acumulada deve ter sido de uns 30%. Contudo todo 1o dia útil o dinheiro está na conta.

Fazer carreira no serivço público também não te dá aumentos salariais expressivos, apenas aumento de responsabilidade. O presidente de um órgão (autoridade máxima no órgão) não ganha "muito" a mais do que um servidor raso. Ele ganha um adicional de função que varia de 500 reais a 8/10 mil a depender do nivel hierárquico da função.

• Brabo 4
Postado
11 minutes ago, Gabriel Novais Caetano disse:

Eu tenho 25, tenho uma banca de jornal mas tbm acabo pensando em ir pra concurso pq avançar para um próximo nível como outra loja e outro ramo vai precisar de grana. Tenho técnico e tô finalizando uma faculdade mas não acho nenhuma vaga que pague nem perto do que ganho e ainda tem isso de instabilidade pq pode ser cortado de hj pra amanhã. Concordo um pouco com a @Luciana De Moura Afonso pq tem mta gente que entra só pela grana msm e não tem conexão e nem vontade de estar lá. Foda que fico perdido que nem tu mas você pode usar o concurso pra te levar a uma outra coisa que queira

Depois que alguém começa a trabalhar por conta própria... se ela tentar migrar para um emprego tradicional parece que tão metendo um prego no olho dela e pedindo para ela dançar valsa ao mesmo tempo.

Eu EVITO ter amizades com CLT, parece um absurdo, uma discriminação 😂

Mas eles não tem como seguir o meu ritmo, nossa amizade fica restrita a uma terça-feira porque trabalham em escala 6x1 e mesmo assim não pode ficar até muito tarde porque tem que acordar cedo na quarta. Não posso chamar eles para ir para um show (mesmo que seja até de graça- porque é longe de casa, pq tem que dormir cedo, pq tem que lavar o uniforme, sei lá o que)

Sei que muitos CLTs tem rotinas melhores, acordam as 7:30. Batem ponto as 9 e saem as 17 cantarolando músicas felizes no rádio do seu HB20, fofocam em botecos depois do trabalho e antes de dormir assistem uma netflix.

É menos ordinário dessa maneira? Sim, é a vida comum. Mas eu já era obrigada a ir para a escola, agora adulta eu vou ter que ficar presa também até quando jesus? Ter que ter férias no período que todos tem férias também e ter que pagar passagens mais caras, hotéis mais caros... porque alguém decidiu que eu tenho que tirar férias em momento y?

• Brabo 2
  • HAHAHAHA 2
Postado

Bom dia João.

Tema controverso. Quem é CLT faz uma idéia de que concurso público é maravilhoso de todos os pontos de vista.

Nunca fui CLT, nem concursado. Sou autônomo desde que me formei. Então minha opinião no post é baseada em conversas com amigos das duas classes e acesso a atendimentos pessoais em empresas públicas e privadas.

Após diversas conversas e análises sobre a viabilidade de cada tipo de relação trabalhista, penso ser o CLT o "menos" desfavorável.

Do ponto de vista Concurso Público vejo como vantagens, apenas 2, sendo a estabilidade uma delas, porém isso é relativo, pois a estabilidade não é 100% também, ainda existem as exonerações por justa causa. A segunda é que todos sabemos que muitos funcionários de repartições públicas são menos eficientes que cargos similares em empresas, e isso não gera demissão por justa causa, ou seja, podem "entregar" menos sem tanta cobrança.

Se o maior "problema" de querer trocar seu trabalho pelo concurso for a pressão sobre você, isso será menor sim, mas não no começo, pois existe o estágio probatório, que pode chegar a 3 anos.

Se for a distância e tempo gasto com deslocamento, uma mudança de endereço pode ajudar a ficar menos tempo em transporte, mas as demais questões permanecem.

Agora o tema salário, que hoje te agrada, pode não ser a mesma situação sendo concursado como citado por @Morgan Fardo

Enfim, tudo tem 2 lados.

Espero ter ajudado 2 centavinhos.

• Brabo 2
Postado

Vou falar aqui do lado do concursado (ou "mosca morta" como nosso colega aí se refere). 

Sou concursado há quase 20 anos. Consegui muitas conquistas em minha vida graças a esse estilo de vida. E não me sinto nem um pouco "preso" ou sem liberdade. Consigo tirar férias quando eu quero, posso viajar pra onde quiser, trabalho com algo que eu gosto e tenho tempo para aproveitar a vida fora do horário de expediente. 

Acho curioso quem fala que concurso não traz liberdade. Não sei qual tipo de liberdade um autônomo tem, mas dependendo da sua profissão e da sua capacidade de acumular riqueza, essa pessoa com certeza não tem essa "liberdade" que acredita ter. Não são todas as profissões que pagam bem e ainda dão tanta liberdade para a pessoa. Não dá pra cair na conversa de vida fácil, seja na vida de autônomo ou de concursado. 

Uma coisa que é importante salientar é que dificilmente alguém vai conseguir ter independência financeira apenas com concurso. No meu caso eu também empreendo, o que ajuda muito a potencializar os ganhos e acelerar a acumulação de riqueza. 

Enfim, acaba que é apenas uma escolha, tem suas facilidades e dificuldades, assim como quem opta por ser autônomo ou CLT. 

• Brabo 3
Postado (edited)

@Luciana De Moura Afonso Então, como é CLT vou falar do que pinga na conta e não o bruto.

Hoje eu ganho 4.6k + 1.5k de VA e VR + Plano de saúde com uma bela co-participação da empresa + PLR anual (varia entre 2 a 5 salários)

Minha esposa ganha 5.5k + 1k de VA e também o plano de saúde e PLR. Ela não recebe o VR porque ela vai os 5 dias da semana presencialmente, então "almoça de graça" no restaurante de lá, porém não ganha o vale refeição. Eu recebo o VR porque tenho 1 dia de remoto em casa por semana GRAÇAS AO MEU BOM DEUS kkkkkkk. Mas devo perdê-lo, o fim do home office nesta empresa está iminente.

Algumas carreiras de concurso que tenho lido sobre, o aumento de salário se dá por tempo. Mas acredito que deve ser particular de concurso a concurso.

@Fabio Alves Joia Mudança de endereço é sem cogitação, porque a cidade mais próxima das áreas operacionais que atuamos é uma cidade de pouco mais de 10k habitantes. Cidade com pouca infraestrutura, sem uma escola legal (talvez coloquemos filhos neste mundo ahhahahaah) , sem hospital minimamente decente e etc. E iria reduzir para algo em torno 1,5h a 2h ida e volta.

Não citei no post inicialmente, mas é que a minha mãe é concursada como assistente social atualmente. Trabalha 4 dias da semana, pode ter o luxo de não levar serviço pra casa, pode ter o luxo de dizer que não vai fazer desvio de função, maior período de férias (ela chama de férias premium). Vejo também como benefício que, pelo menos onde atuo, cada vez mais vejo menos velhos no quadro de efetivo. No concurso chegando próximo dos 45 em diante, você tem a estabilidade de ter um serviço também, querendo ou não kkkkk 

@Leandro Henrique Soares Te falar que empreender na situação atual aqui tem sido cada vez mais difícil, chego muído em casa e ainda tendo que cuidar do lar e ter o mínimo de entretenimento entre eu e minha esposa pra não deixar a peteca do relacionamento cair kkkkkkkk 

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Olha com 6 horas de deslocamento diarias, me parece mais importante encontrar uma solucao para o deslocamento primeiro e depois pensar em onde seguir carreira, seja essa solucao mudando a residencia ou o trabalho atual, mesmo porque qual a chance de conseguir estudar e trabalhar enquanto se desloca assim?

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

por 10 anos eu perdia pelo menos 4h diarias no transporte publico em pé, pois eu morava em Jundiai que é uma cidade perto de SP capital, e eu trampava em SP

um belo dia decidi me mudar pra SP e ai tudo mudou

minha dica é, vá para os grandes centros se puder, salte de empregos se for necessario
o jeito mais rapido de avancar na carreira e no salario é trocando de emprego

é mto mais facil negociar seu proximo salario do que pedir um aumento

mas eh aquilo, tem q ter coragem
nunca acredite naquilo do trocar o certo pelo incerto, a gente nunca sabe ate qdo vamos estar bem no trabalho atual

• Brabo 2
Postado (edited)

@Filipe Silva Linhares A empresa atualmente possibilita um crescimento de carreira e tudo, e como disse e reitero: sou extremamente a grato a minha posição e salário. Mas a questão é o preço a se pagar por isso. Em relação ao deslocamento, seria possível alguma melhora (diminuir algo próximo de 1h ida e volta), mas perdendo certa qualidade de vida devido a cidade mais próxima (10k hab) não ter uma infra boa. 

@Sergio Tanaka Entendo seu ponto, e está certo sim sobre o não incomodo. Mas a ideia do concurso não seria me acomodar por lá, mas sim em conseguir estabilidade e um jornada saudável de trabalho. Tenho 28 anos e já tive mais ambição de conquistar algo mais dantesco, porém perdi meu pai e pessoas bem próximas recentemente, e isso me fez refletir entre conseguir curtir mais quem eu amo enquanto posso, constituir família com a minha esposa e tudo mais.

O famoso ponto de equilíbrio.

• Criar novo...