Jump to content

Recommended Posts

Postado

Mandem coisas que vocês utilizam para abater no IR, preciso também de indicação de plano de saúde e qual a melhor forma de contratar visando abater o máximo possivel no IR no meu caso a renda anual declarada é em torno de 180k. Por favor mandem tudo que usam para reduzir esse roubo do governo chamado IRPF kkkk 

Postado

@Leonardo Fleck

sobre Plano de saúde , me desculpe mas você deve escolher um que te atenda bem e não apenas pelo IR, senão pode inclusive estar jogando dinheiro fora !

qq consulta médica , exame , odonto etc entra como valor para abater a base do IR!

e você consegue com uma previdência pgbl abater também até 12% do total de sua base ! Ou seja calcule 12% do total de sua base e escolha um pgbl renda fixa bem tranquilo e aporte nele!

a vida é assim passamos a ganhar mais e o ir aumenta mesmo, mas há forma de amenizar , pra zerar aí teria que ver a forma como você recebe esta dinheiro , provavelmente deve ser PJ, se for há outras maneiras também ! Vamos deixar mais pessoas comentarem !

• Brabo 4
Postado
25 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Leonardo Fleck

sobre Plano de saúde , me desculpe mas você deve escolher um que te atenda bem e não apenas pelo IR, senão pode inclusive estar jogando dinheiro fora !

qq consulta médica , exame , odonto etc entra como valor para abater a base do IR!

e você consegue com uma previdência pgbl abater também até 12% do total de sua base ! Ou seja calcule 12% do total de sua base e escolha um pgbl renda fixa bem tranquilo e aporte nele!

a vida é assim passamos a ganhar mais e o ir aumenta mesmo, mas há forma de amenizar , pra zerar aí teria que ver a forma como você recebe esta dinheiro , provavelmente deve ser PJ, se for há outras maneiras também ! Vamos deixar mais pessoas comentarem !

Eu sou CLT então é um pouco mais escasso o que posso fazer.

-Tenho uma previdêndia PGBL conforme o @Henrique Magalhães comentou, onde jogo beirando os 12%a.a. como não consigo prever exatamente o valor devido aos acréscimos de hora extra, dicídio, etc. fica meio difícil calcular exato, mas tento ser o mais acertivo possível pra não deixar nada pro governo.

-Também tem o pilates, você consegue fazer pilates com um profissional de fisioterapia e lançar esse valor abatendo do IR, porém tem que ser tudo certinho igual recibo médico. Observado na despesa o recibo ou nota fiscal com o nome da clínica ou do profissional com o respectivo CNPJ ou CPF, descrição da consulta ou tratamento, assinatura e carimbo com o número da inscrição no conselho de classe profissional.

-Escola do meu filho. Não é um valor alto mas dá pra abater uma certa quantia no IR. Porém tem que ser um curso reconhecido pelo MEC. No caso do meu filho é o ensino fundamental então entra de boa.

Basicamente é isso que eu tenho em mãos.

Pode ser que tenha mais coisas, mas de tudo que eu vi e pesquisei na internet, saúde é o que mais vai te ajudar. Já que você vai pagar seu próprio plano de saúde procure um bom, mesmo que seja caro, calcule o quanto você pagaria de IR sem ele e depois coloque o valor anual do plano e faça as contas, pois saúde restitui 100% na alíquota do IR.

Abraço!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

@Leonardo Fleck apenas uma crítica (espero que receba bem), voce passou aqui pela AUVP e sabe que sem se esforçar, buscar informações na fontes etc, voce sera mediano. Bom com esta base tributavel 180k, vc deve estar pagando algo acima de 40k de IR, e sendo assim, nunca te despertou a ideia de pagar um contador ou um profissional para amenizar isso ou te orientar? digo isso pois eu fiz isso em 2022 com a consultoria da AUVP eu pagava 55K de IR, e hoje pago algo em torno de 25K.

Vamos la, outro ponto, gastei 5 min com nosso chat Gptoca plus, e sabendo que as regras de IR sao regras escritas e explicitas ele consegue devolver isso rapidamente, e depois cabe apenas uma confirmacao com um contador:

Vamos la segue abaixo:

📌 CENÁRIO BASE:

Rendimento tributável anual: R$ 180.000,00

Média mensal: R$ 15.000,00

Sem considerar deduções ainda.

OPÇÕES DE DEDUÇÕES LEGAIS:

1. Dependentes

Dedução anual por dependente: R$ 2.275,08

Exemplo: Cônjuge, filhos até 21 anos (ou até 24 se estiverem cursando ensino superior).

💡 2 dependentes = R$ 4.550,16 de dedução

2. Educação (própria ou de dependentes)

Dedução anual limitada: R$ 3.561,50 por pessoa

Gastos permitidos: Ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior (graduação/pós).

💡 Você e 1 dependente = até R$ 7.123,00 de dedução

3. Despesas Médicas

Dedução integral (sem limite)

Inclui: consultas, exames, psicólogos, dentistas, planos de saúde, cirurgias, tratamentos.

💡 Exemplo: plano de saúde + consultas particulares = R$ 12.000,00/ano

4. Previdência Oficial (INSS)

Contribuição obrigatória de empregados CLT, autônomos e contribuintes facultativos.

💡 Se contribui ao INSS sobre R$ 7.786,02/mês (teto 2025), pode deduzir até R$ ~10.000,00/ano

5. Previdência Privada (PGBL)

Dedução de até 12% da renda bruta tributável anual, se o contribuinte também contribui ao INSS.

Só se aplica a PGBL, não VGBL!

💡 12% de R$ 180.000 = R$ 21.600,00 de dedução possível com PGBL

6. Pensão Alimentícia Judicial

Dedutível integralmente desde que determinada por decisão judicial ou escritura pública.

💡 Pensão de R$ 1.500/mês = R$ 18.000,00/ano dedutível

📊 EXEMPLO PRÁTICO DE REDUÇÃO DA BASE

ItemValor (R$)

Renda Tributável180.000,00

Dependentes (2)- 4.550,16

Educação (2 pessoas)- 7.123,00

Despesas Médicas-12.000,00

Previdência Oficial (INSS)-10.000,00

Previdência Privada (PGBL)-21.600,00

Base de cálculo ajustada124.726,84

💰 ECONOMIA DE IMPOSTO:

Com base na tabela progressiva do IRPF 2025, quanto menor for a base de cálculo, menor será o imposto a pagar.

💡 Com deduções, a base caiu R$ 55.273,16. A economia pode chegar a R$ 10 mil ou mais, dependendo da faixa em que a base cairia.

📝 COMO DECLARAR:

No programa da Receita Federal (IRPF 2025), opte pela declaração completa (não a simplificada) para informar todas as deduções.

Tenha comprovantes organizados: recibos médicos, boletos educacionais, informe do PGBL, INSS etc.

⚠️ DICAS FINAIS:

O PGBL é a dedução mais estratégica para quem busca redução forte da base tributável.

Faça simulações no programa da Receita com e sem deduções para comparar a vantagem.

Organize os comprovantes durante o ano. Não deixe para última hora.

LIMITE PARA DEDUÇÃO DE DESPESAS MÉDICAS

➡️ Não há limite!
A Receita Federal permite dedução integral das despesas médicas no IRPF, desde que:

Sejam comprovadas com recibos ou notas fiscais com CPF/CNPJ do prestador

Sejam necessárias e realizadas com profissionais habilitados

🩺 Exemplos permitidos:

Planos de saúde

Consultas médicas e psicológicas

Dentistas, cirurgias, fisioterapeutas

Exames e internações

Ao final o danado ainda me gerou um PDF e poderia ter gerado um excel para simular calculos

image.png.3c89de838cd8d4743ff2bfc0f57aa39e.png

Cara sério mesmo, pense bem , não adianta reclamar do Governo cobrando IR (ou robando como voce disse), e nao se esforçar para entender o que voce pode fazer a respeito disso, pois é interesse totalmente seu.

repense ai, e nao leve a mal tá, a gente aprende assim mesmo se ferrando um pouco

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Postado (edited)

Show @Henrique Magalhães ai é que entra o pulo do gato meu querido, não levei a mal seu comentário mas minha questão tributária é um pouco mais delicada pois possuo CLT e PJ e tem uma série de deduções fiscais em ambas, ja tive algumas reuniões com contador também sobre esse tema, mas a lei tributária no brasil é muito branda... Então vamos lá para elucidar melhor o porque da pergunta, atualmente opto por fazer a declaração simples do IR onde consigo abater da base tributável cerca de 25%, então:
180k - 25% = 135k
Desses 135k já tem o IRPF retido na fonte da minha renda CLT o que acaba descontando um valor considerável a questão é que nos cálculos que eu fiz usando esse exemplo base eu teria que ter um gasto de cerca de 5k por mês para mudar a declaração de simples para a completa do IRPF e fazer sentido economicamente, e é justamente por esse motivo que acabei criando o tópico para promover a discussão e pegar idéias e casos reais de pessoas que já passaram por esse problema.

Editado por Leonardo Fleck
  • Brabo 1
Postado
5 minutes ago, Leonardo Fleck disse:

Show @Henrique Magalhães ai é que entra o pulo do gato meu querido, não levei a mal seu comentário mas minha questão tributária é um pouco mais delicada pois possuo CLT e PJ e tem uma série de deduções fiscais em ambas, ja tive algumas reuniões com contador também sobre esse tema, mas a lei tributária no brasil é muito branda... Então vamos lá para elucidar melhor o porque da pergunta, atualmente opto por fazer a declaração simples do IR onde consigo abater da base tributável cerca de 25%, então:
180k - 25% = 135k
Desses 135k já tem o IRPF retido na fonte da minha renda CLT o que acaba descontando um valor considerável a questão é que nos cálculos que eu fiz usando esse exemplo base eu teria que ter um gasto de cerca de 5k por mês para mudar a declaração de simples para a completa do IRPF e fazer sentido economicamente, e é justamente por esse motivo que acabei criando o tópico para promover a discussão e pegar idéias e casos reais de pessoas que já passaram por esse problema.

Só abrir um parênteses aqui... sobre esse abatimento da base tributável de cerca de 25% que você calculou como 45k seria da PF + PJ somado?
IRPF o máximo que consegue abater da base pelo simples é 20% e tem um limite bruto de R$ 16.754,34.
Quem faz minha declaração é um contador de confiança e meu rendimento bruto é cerca de 100mil e pelo simples plano de saúde e umas besteirinhas já compensa fazer a declaração completa no meu caso...

• Brabo 2
Postado
27 minutes ago, Leonardo Fleck disse:

Sim seria somado, pois consigo descontar algumas coisas na PJ para mandar para PF como distribuição de dividendo que é isento. Qual o modelo do seu plano de saúde, você faz pela PF ou pela PJ e tem coparticipação?

pessoa física mesmo, não possuo CNPJ ativo. Hoje é com coparticipação da GEAP, os últimos foram humanas (meio que abriu falência, sei la), unimed (tirou o principal hospital da minha cidade da cobertura...).

• Brabo 2
Postado
1 hour ago, Leonardo Fleck disse:

@Henrique Magalhães Sobre o ponto de pegar alguém especializado nesse assunto, possui alguma recomendação ou fez com a consultoria da AUVP mesmo? Ainda não falei com a consultoria pois não atingi o patrimônio elegível, mas estou na luta kk

entao @Leonardo Fleck eu fiz mas na epoca era tudo mato, entao foi um bate papo que tive na epoca com Brenner, que hoje é CEO e na sequencia tive um Papo com Manoel (que hoje é uma dos Big Consultores da AUVP Capital) peguei ambos na baixa.

Meu caso foi especifico, pois sou Cooperado, e como tal recebo na pessoa fisica e o INSS e IR sao no talo, ai tivemos que buscar alternativas que cabiam dentro da lei em uma cooperativa, e como faço parte do Conselho Fiscal, junto com Conselho administrativo fizemos alguns trabalhos para reduzir o IR, mas ainda sim pagamos um bom IR ao Leao.

No seu caso entendo que voce nao teria com mudar nada em sua fonte pagadora:

Talvez no seu PJ , aquele esquema que o Raul sempre menciona de voce nao sacar pro-labore e sim Distribuir o Lucro/dividendo isento de IR.

E ai referente ao CLT os meios seriam usar as opcoes acima memso de deducoes com uma boa pgbl, e um bom plano de saude que te atenda, e juntas tudo que é nota fiscal de saude que fizer.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
1 hora atrás, Leonardo Fleck disse:

@Henrique Magalhães Sobre o ponto de pegar alguém especializado nesse assunto, possui alguma recomendação ou fez com a consultoria da AUVP mesmo? Ainda não falei com a consultoria pois não atingi o patrimônio elegível, mas estou na luta kk

Pela sua renda faz sentido vc ter uma PGBL, o plano de saúde vc tem que fazer só se realmente for usar, caso contrário não faz sentido vc pagar plano de saúde só pra ter um abatimento do IR, a despesa sempre vai se tornar mais alta que o valor pago no plano, então realmente vc tem que usar o plano pra fazer sentido. Fora isso é só seguir com as recomendações do seu contador e com as informações que o Henrique postou. Se vc está optando pela simplificada provavelmente vc não tem despesas suficientes que compensem optar pela declaração completa, simula uma PGBL na sua declaração desse ano e verifica se valeria a pena fazer à partir daqui (ano calendário 2025 - exercício 2026). Aliás sou contador.

• Aí cê deu aula... 1
Postado (edited)

É exatamente isso @Jefferson Cunha atualmente não possuo despesas que justifiquem a completa, porém gostaria de fazer essas despesas, pois atualmente não tenho plano de saúde que é um dos pontos que vocês citaram e aí vi até um video do Raul sobre, que é basicamente aquele negócio é melhor ter um bom e não precisar usar, do que quando precisar não ter... Então vou dar uma olhada nas alternativas que vocês comentaram e o @Henrique Magalhães colocou várias opções ali também, então vou dar um estudada e colocar na ponta da caneta. Pois acho melhor ter essas despesas e contar com "resguardo" do que não ter e acabar "dando" esse dinheiro ao leão sem nenhum retorno.

Editado por Leonardo Fleck
  • Brabo 2
Postado (edited)
8 horas atrás, Leonardo Fleck disse:

Mandem coisas que vocês utilizam para abater no IR, preciso também de indicação de plano de saúde e qual a melhor forma de contratar visando abater o máximo possivel no IR no meu caso a renda anual declarada é em torno de 180k. Por favor mandem tudo que usam para reduzir esse roubo do governo chamado IRPF kkkk 

Será que cabe uma aula disso no módulo de IR do Raul ?

Editado por Daniel Van der Veen Santos
erro crasso de português
  • Brabo 2
Postado
19 minutes ago, Leonardo Fleck disse:

Entãoooo, eu adoraria que tivesse mas acho que talvez não seja do interesse comum

é interesse comum, mas não tem muita coisa para inventar, o sistema da receita é foda, foi feito para dar uma esperança (tipo a matrix), mas você nunca vai poder restituir tudo, nem a metade, caso você consiga chegar na metade, vai na malha fina, ai vai ter que mostrar que sua cueca ta limpa

• educação - restitui uma mixaria, 300 contos por mês mais ou menos, qualquer curso do MEC custa o dobro por ano
  • saúde - tudo o que puder
  • pensão judicial - tem que ser por sentença judicial
  • PGBL

não tem mais nada para fazer na PF.

na PJ, aí tem os caminhos, quanto mais dinheiro fatura por mês mais ferramentas vai ter, por que? porque as ferramentas são caras, se ganhar pouco, nem vai conseguir pagar pelas ferramentas (vai ser mais barato, pagar o imposto mesmo)

• Brabo 1
Postado
37 minutes ago, Leonardo Fleck disse:

É exatamente isso @Jefferson Cunha atualmente não possuo despesas que justifiquem a completa, porém gostaria de fazer essas despesas, pois atualmente não tenho plano de saúde que é um dos pontos que vocês citaram e aí vi até um video do Raul sobre, que é basicamente aquele negócio é melhor ter um bom e não precisar usar, do que quando precisar não ter... Então vou dar uma olhada nas alternativas que vocês comentaram e o @Henrique Magalhães colocou várias opções ali também, então vou dar um estudada e colocar na ponta da caneta. Pois acho melhor ter essas despesas e contar com "resguardo" do que não ter e acabar "dando" esse dinheiro ao leão sem nenhum retorno.

Cara dependendo das despesas que vc vai ter durante o ano, talvez nem compensa, converse com seu contador e pede pra ele rodar algumas simulações pra vc, porquê só o plano de saúde seja insuficiente, é interessante vc colher alguns orçamentos e simular isso dentro do programa do IR ou pedir pro seu contador fazer isso.

Por exemplo se a mensalidade do plano ficar 800 mensais vc anualiza os valores e joga no programa, calcula pelo menos 12% do total da sua renda tributável e lança como PGBL e verifica se realmente vai valer a pena.

5 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

é interesse comum, mas não tem muita coisa para inventar, o sistema da receita é foda, foi feito para dar uma esperança (tipo a matrix), mas você nunca vai poder restituir tudo, nem a metade, caso você consiga chegar na metade, vai na malha fina, ai vai ter que mostrar que sua cueca ta limpa

• educação - restitui uma mixaria, 300 contos por mês mais ou menos, qualquer curso do MEC custa o dobro por ano
  • saúde - tudo o que puder
  • pensão judicial - tem que ser por sentença judicial
  • PGBL

não tem mais nada para fazer na PF.

na PJ, aí tem os caminhos, quanto mais dinheiro fatura por mês mais ferramentas vai ter, por que? porque as ferramentas são caras, se ganhar pouco, nem vai conseguir pagar pelas ferramentas (vai ser mais barato, pagar o imposto mesmo)

Exatamente, na PF não tem muito que fazer e aqui no brasil eles limitam muito o que pode ser deduzido, ao contrário de outros países.

• Brabo 2
Postado
44 minutes ago, Leonardo Fleck disse:

pode simular neste site da receita:

https://www27.receita.fazenda.gov.br/simulador-irpf/

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Postado

Gostaria de dar meu centavo de contribuição.

O ideal é você mesmo entender as regras de isenção e depois fazer simulações no próprio app da receita.

Fazendo poderá entender o que pode te trazer mais isenções para seu caso, daí pode trabalhar a partir de agora para "juntar" todos as NFs e comprovantes para o IR do ano que vem.

Se trabalha na modalidade PJ

- o melhor é fazer a retirada de um pro-labore mínimo e deixar para tirar "o grosso"via distribuição de lucros.

Se é CLT

- Se tem filhos: Tem isenção limitada para colégio e plano de saúde particular, como já foi apresentado pelo @Henrique Magalhães

- Se puder fazer um PGBL: Abate 12% do valor bruto do cálculo. Por exemplo: se sua renda CLT for 100k, pode fazer um PGBL de 12k e o cálculo do imposto será sobre 88k e não 100k.

- Pode optar por ter plano de saúde ou pagar suas consultas e exames a parte, pois tudo é isento 100%. Aqui entra muita coisa como dentista, clinicas, hospitais, fisioterapia, etc. Por anos optamos pagar as consultas e exames sem ter um plano de saúde, pois nunca tivemos maiores problemas para necessitar de um plano e tivemos um abatimento mais direcionado e assertivo. Todavia os 50 anos tão pesando e agora já vemos a necessidade de ter plano de saúde. Ah! aqui tem um ponto importante...se for fazer procedimentos estéticos faça com um médico como procedimentos de saúde e assim poderá abater 100%. Minha esposa fez um monte no ano passado e nada pode ser declarado porque as NFs foram emitidas como "procedimentos de limpeza e higiene de pele". Eu teria abatido mais de 20k se tivesse tido esse cuidado.

Por fim, faça você mesmo sua declaração, pelo menos  uma vez, para entender o que te beneficia ou não daí sim, num segundo momento, procure um contador para te ajudar. Nesse ponto, você já saberá o que pedir para o ele.

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...