Jump to content

Pergunta

Postado

Bem eu gostaria de saber porque todo mundo fala de fundo imobiliário que é uma boa ideia por causa dos dividendos, contudo, e eu vejo muita gente comentando que ao investir em fundo imobiliário o patrimônio em si ele diminui muito com o tempo mesmo que esteja recebendo dividendo. 

Bem minha dúvida é o seguinte é viável investir em fundo imobiliário e não se preocupar em ver o patrimônio diminuindo mesmo que esteja recebendo dividendo mensal ?

Eu realmente não sei o que fazer sobre os fundos imobiliários, eu quero que o patrimônio ele cresça com o tempo e não que ele diminua. Não estou dizendo que eu quero só que o patrimônio cresça mas quero tentar entender como funciona realmente os fundos imobiliários porque receber dividendo todo mês seria ótimo mas também ver que você colocou um exemplo r$ 100.000 em um fundo e ele daqui 5 10 anos virou 80 mil não consigo ver proporção nisso alguém poderia me dar uma luz por favor?

Existiram um tópicos explicando sobre os fundos imobiliários se possível colocar o link aqui da comunidade para eu ler e tentar realmente entender porque o pessoal prefere receber os dividendos mensais mesmo que o patrimônio esteja caindo. 

Desde já muito obrigado e fiquem com Deus.

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
28 minutes ago, Carlos Otani disse:

Bem eu gostaria de saber porque todo mundo fala de fundo imobiliário que é uma boa ideia por causa dos dividendos, contudo, e eu vejo muita gente comentando que ao investir em fundo imobiliário o patrimônio em si ele diminui muito com o tempo mesmo que esteja recebendo dividendo. 

Bem minha dúvida é o seguinte é viável investir em fundo imobiliário e não se preocupar em ver o patrimônio diminuindo mesmo que esteja recebendo dividendo mensal ?

A ideia do fundo é parecida com um aluguel, estou falando de tijolo, se for um bom fundo, os imóveis valorizam e há reinvestimento. 

Essa de perda de patrimônio não é uma regra.

• 0
Postado
27 minutes ago, Carlos Otani disse:

Eu realmente não sei o que fazer sobre os fundos imobiliários, eu quero que o patrimônio ele cresça com o tempo e não que ele diminua. Não estou dizendo que eu quero só que o patrimônio cresça mas quero tentar entender como funciona realmente os fundos imobiliários porque receber dividendo todo mês seria ótimo mas também ver que você colocou um exemplo r$ 100.000 em um fundo e ele daqui 5 10 anos virou 80 mil não consigo ver proporção nisso alguém poderia me dar uma luz por favor?

Existiram um tópicos explicando sobre os fundos imobiliários se possível colocar o link aqui da comunidade para eu ler e tentar realmente entender porque o pessoal prefere receber os dividendos mensais mesmo que o patrimônio esteja caindo. 

Saaalve meu caro!

Já passou pelo módulo que fala dos fundos imobiliários?

Vai ser importante para entenderes exatamente como o ativo se comporta, o que exatamente tu estarás comprando, valor da quota e % DY, correlação entre FIIS e SELIC (oferta v demanda, movimento de capitais), P/VP e outros indicadores, entre outos.... enfim, importante aprender isso com calma antes de investir. O módulo que fala dos FIIs vai sanar todas essas dúvidas...

O canal do Baroni tambem explica bem esse tema, dá uma olhada no youtube que vai ajudar.

• Brabo 1
  • 0
Postado

vamos la

17 minutes ago, Carlos Otani disse:

antes de tudo vc precisa entender q fundos imobiliarios é renda variável e vou te mostrar que isso pode acontecer nas acoes tb.

18 minutes ago, Carlos Otani disse:

muito, mas muito mesmo, é menos volatil que acoes e da pra ficar rico sim so com fii se vc quiser

19 minutes ago, Carlos Otani disse:

alguns pontos q vc precisa entender

1. vc ta falando de valor de cota. Valor de cota é oferta e demanda, simples assim. Igualzinho funciona com as acoes, se vc comprou uma cota a 100 reais e depois de 1 ano ta 80 vc precisa entender algumas coisas. (vou resumir pra faciitar)

a. o fundo perdeu fundamentos ou tem algum problema mto serio? caso a resposta seja nao significa que o valor baixo é apenas a precificacao do mercado, em algum momento o preco tende a se ajustar (o mesmo vale pra qdo ele esta caro)

b. esta recebendo os dividendos regularmente? se sim, fique tranquilo, provavelmente o fundo esta saudavel (caso a resposta da a seja nao), pois o valor da cota nao afeta os dividendos, o que afeta sao os alugueis/vendas/alavancagem

-----

Agora uma coisa q vc precisa entender

Diferente das acoes, a grande massa de investidores de Fiis é pessoa fisica, pessoas que nao estudam e que viram em fiis a solucao para os seus problemas

isso fode o mercado de fii pq? se o preco da cota cai 10 reais a pessoa entra em panico e vaza, sai falando q eh uma desgraca etc. isso acontece pq a pessoa nao estudou como fiis funcionam e acaba pegando fundos baseados em dy, pegando somente carnica

-----

Resumindo: se vc quer ficar tranquilo, precisa estudar mais renda variavel, pq sua preocupacao ta claro q vc nao entende como funciona (nem to falando de fii, mas sim de RV no geral)

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
On 05/05/2025 at 08:37, Carlos Otani disse:

Olá, @Carlos Otani.

Complementando as respostas dos nossos amigos:

Não sei de onde você ouviu que fundos imobiliários diminuem o patrimônio, mas isso não é verdade. Você já viu a aula sobre FIIs no módulo 4?

São ativos de renda variável, contudo oscilam menos do que ações. Dessa forma, podem ser usados como uma proteção da robustez do patrimônio dentro da renda variável durante a fase de acumulação de patrimônio, e seus dividendos serão acrescentados ao valor que você destinar aos seus aportes mensais e registrar no Diagrama do Cerrado.

Já na fase de viver de renda, são uma excelente forma de receber pagamentos mensais e se expôr à renda variável de uma forma mais conservadora.

Abraço.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Olá @Carlos Otani

Bem, quando você concluir o curso da AUVP, irá entender melhor.

Mas quero deixar uma explicação pessoal.

Eu demorei um tempo também para entender, a importância dos Fundos Imobiliários.

Então, basicamente os FFIs, lhe oferecem a opção de receber uma renda mensal, e sem IR.

Outra vantagem é de poder reinvestir o valor recebido no mesmo fundo e aumentar a sua posição, e consequentemente aumentar a renda mensal.

Quanto ao crescimento de patrimônio, a medida que você for aportando, o patrimônio vai  crescer, mas se a sua preocupação for a valorização, é necessário comprar sempre em momentos de baixa.

E também é importante escolher um bom FII, e de um bom setor.

Você também não precisa fazer um grande aporte de primeira.

Estuda, escolhe um bom fundo, e vai aportando para você ter a sua própria experiência.

Lembrando que os FIIs nunca terão uma super valorização como acontece com as Ações da Bolsa.

Espero ter ajudado.

😎👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • Criar novo...