Jump to content

Reserva de Oportunidade


Recommended Posts

Estou com minha reserva de emergência finalizada. Dá uma sensação de alívio kkkk

Eu gostaria agora de ter uma reserva de oportunidade. Entendi que não é algo obrigatório, mas para quem já tem uma, vocês também utilizaram o mesmo critério quantitativo da reserva de emergência? Digo, para montar a reserva de oportunidade vocês usaram 6 meses do salário? Imagino que seja uma decisão bem particular, mas quais critérios vocês utilizam? Gostaria de ouvir vocês para ter uma ideia para montar a minha.

Obrigado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Raphael McLovin Eu não tenho critério nenhum que não seja a situação de momento.... Eu tenho objetivos e metas. Por exemplo: mil reais em dividendos mensais de fundos imobiliários. Dentro dessa meta, eu tenho fundos que quero aportar mensalmente. Se no dia do aporte, tais fundos não estiverem dentro do limite de preço que eu estabeleci, eu mandaria o aporte para reserva de oportunidade. Como atualmente há muitos fundos bons e baratos, não há reserva.
Mas eu ainda estou engatinhando no aprendizado. Pode ser que mude ou aperfeiçoe isso com o passar do tempo, mas por enquanto a reserva de oportunidade é para quando não há oportunidade dentro da minha estratégia de investimentos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Raphael McLovin complementando a resposta do Renzo Nogueira Margotto, como você coloca, a reserva de oportunidade não é obrigatória e passa por uma decisão individual. Se a decisão é ter uma reserva de oportunidade, minha sugestão é quando aparecer um oportunidade, você não usar tudo de uma vez só, pois no “dia de amanhã” pode haver mais oportunidades. Fala-se em usar 10\%-15\% por vez.
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Raphael.
Eu procuro enxergar e dividir minha reserva de oportunidade também fora da bolsa de valores.

Possuo caixa para reserva de oportunidade no meu segmento (compra e venda de mercadoria.)
Tenho margem de 25\% a 35\% de lucro em cada venda e bastante giro, assim consigo crescer o patrimônio e disponibilizar uma parte para a corretora para quando a oportunidade na renda fixa/variável surgir.
Também não tenho uma regra de meses.
Estou deixando em caixa com liquidez diária 100\% do cdi do itau pra aproveitar o rendimento atual.
Estou extremamente focado em acumular patrimônio.

Link para compartilhar
Share on other sites

O bacana dessa comunidade é que a respostas dos colegas com mais experiencia, nos orientam a criar ou modificar nossa estratégia, nos tornando assim investidores melhores. Meu aporte eté dividido da seguinte forma: 2/3 reserva de emergência. 1/3 construção do patrimônio propriamente dito.
Após completar a reserva de emergência; 1/3 reserva de oportunidade. 2/3 construção do patrimônio.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Raphael, eu pessoalmente acho plausível deixar de 10\% - 20\% do seu patrimônio como reserva de oportunidade em algum título de renda fixa com alta liquidez, como CDBs de liquidez diária e Tesouro Selic. Contudo, alguns estudos comprovam que só é efetivo após cerca de 100 mil reais de patrimônio. Espero ter ajudado :)
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu considero a mesma coisa, mas faço reserva de emergência/oportunidade com 12 meses do meu custo de vida mensal. Só q 50 a 70\% desse valor eu posso usar pra fazer algum investimento de oportunidade que precise de um valor líquido logo de entrada. Dai depois foco em complementar esse valor com 12 meses novamente.
Link para compartilhar
Share on other sites

Nesse cenário dos últimos meses com a bolsa bem barata, e eu sem reserva de emergência pronta, optei por aproveitar a bolsa barata e comecei a dividir meus aportes em 50\% reserva de emergência e 50\% ações/FIIs, pra aproveitar a bolsa em promoção. Isso levando em consideração que tenho estabilidade no trabalho e consigo aportar uma quantia alta né, cada caso um caso!
Abs
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...