Jump to content
  • 0

Vender ou alugar

Pergunta

Postado

Fala time!! o que vocês fariam?

Caso: apartamento comprado na planta, valor de R$ 200.000 (totalmente pago). Foi adquirido com o intuito de investimento, sem nenhum vínculo familiar ou planos de morar no local.

A entrega do apartamento será neste mês. O valor atual de mercado é aproximadamente R$ 300.000+, com possível valorização futura (ou não). O bairro está em crescimento, com muitos edifícios habitacionais novos de classe média. Aluguel médio: R$ 1.500.

O apartamento necessitaria de um pequeno investimento extra para ser alugado, como a adição de uma cozinha planejada — gasto mínimo de cerca de R$ 25.000.

Então... o que vocês fariam? Alugar ou colocar à venda e investir 100% do capital?

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Caso: apartamento comprado na planta, valor de R$ 200.000 (totalmente pago). Foi adquirido com o intuito de investimento, sem nenhum vínculo familiar ou planos de morar no local.

A entrega do apartamento será neste mês. O valor atual de mercado é aproximadamente R$ 300.000+, com possível valorização futura (ou não). O bairro está em crescimento, com muitos edifícios habitacionais novos de classe média. Aluguel médio: R$ 1.500.

O apartamento necessitaria de um pequeno investimento extra para ser alugado, como a adição de uma cozinha planejada — gasto mínimo de cerca de R$ 25.000.

Então... o que vocês fariam? Alugar ou colocar à venda e investir 100% do capital?

Bom dia, Anônimo!

Olhando do ponto de vista financeiro, se o apartamento vale mais de R$300.000, tem potencial de valorização e o aluguel fica em R$1.500, não valeria a pena manter ele para alugar. O aluguel médio que um imóvel deve estar oferecendo é de 0,5%a.m. do valor do imóvel. Se ele valesse os 300 mil, R$1.500 de aluguel seria ali o limite. Você estaria ganhando o mínimo do mínimo e ainda tem a responsabilidade de lidar com o imóvel em si, seus gastos, manutenções, inquilino, etc.

Se fossemos comparar diretamente com um FII de tijolo, os FIIs seriam melhores pois ele pagam em média 0,8%a.m. e não temos que lidar diretamente com inquilinos, contratos, manutenções e afins.

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Brabo 4
  • 0
Postado
16 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Se comprou por 200k e consegue vender por 300k, já são 50% de lucro :)
Se a ideia é receber aluguel, vende o AP, paga o IR sobre o ganho de capital (~15k) e investe os 285k. Se colocar tudo em FII serão aprox. R$2.300,00 de proventos por mês sem dor de cabeça e isento de IR.
Mas seria importante avaliar sua carteira de investimento atual pra ver se não vale a pena colocar em outros tipos de ativos também.

• 0
Postado

Anônimo, 

Financeiramente, alguns amigos argumentaram que não vale a pena manter o imóvel apenas pelo rendimento de aluguel. Entendo esse ponto de vista. No entanto, a minha decisão de vender somente seria efetivada, quando tivesse total segurança em relação aos meus investimentos — ou seja, depois de construir uma carteira sólida, bem estruturada e alinhada aos princípios que aprendemos na AUVP

• 0
Postado

Publicação interessante a sua, me encontro em situação parecida e sei exatamente da conta do valor do aluguel baseado no valor do imóvel e tudo, etc...

No meu caso, peguei o imóvel na planta por 165k e paguei o mesmo nos 3 anos seguintes, deu um total de R$ 197 565,79 o valor venal em escritura já beira os 220k mas como você disse, mesmo com o apto ali pronto, novinho ainda precisa de um investimento para conseguir alugar por um valor mais justo então ali já foram ar condicionado, box, lâmpadas, fechadura, fogão, forno, sugar, etc...

E agora estou na parte dos móveis planejados (+20k na jogada) tudo isso está me consumindo pois sei que se eu vender eu estaria conseguindo um valor mensal maior que o aluguel desse apto depois de todo pronto com os móveis e alugado.

Desde o início o apto foi adquirido com a intenção de investimento e na época eu nem investia e nem sei se teria este afinco em colocar tanto dinheiro em algo até então tão abstrato como a bolsa de valores.

Quando tomar sua decisão fala pra gente aí por qual caminho decidiu seguir

PS: Valor médio de locação na região do apto seria de 2.5k (Com o apto completo com os planejados)

• 0
Postado

Boa noite Anônimo.

Como já mencionado, o intuito era investimento, já está com 100k de lucro.

Sem ser uma indicação, respondo que eu venderia e faria uma alocação em alguns ativos, pois tem o custo de oportunidade hoje, que são as taxas altas de RF, cotações menores de FIIs e algumas boas Ações com desconto.

Apenas a forma como eu faria. Não que seja a única correta ou a melhor.

• 0
Postado
On 06/05/2025 at 00:46, Convidado Anônimo disse:

A entrega do apartamento será neste mês. O valor atual de mercado é aproximadamente R$ 300.000+, com possível valorização futura (ou não). 

On 07/05/2025 at 18:25, Elvis Moraes disse:

Desde o início o apto foi adquirido com a intenção de investimento e na época eu nem investia e nem sei se teria este afinco em colocar tanto dinheiro em algo até então tão abstrato como a bolsa de valores.

Compraram na planta e já receberam, ta ótimo, vende e sair fora pois agora você sabe investir. 

Nem era para ter comprado na planta. A valorização que falam, vai demorar.

Você sabe agora mais de investimentos do que do ramo imobiliário, então aplique onde tem conhecimento.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Cara, eu venderia. Primeiramente eu faria uma análise sobre o quanto ele pode valorizar pra saber a hora certa de vender. Alugar um imóvel tem mais pontos negativos do que positivos. Já tive um apartamento nas mesmas condições que você, peguei novo na construtora e aluguei por alguns anos e com o tempo o dinheiro do aluguel não estava compensando (mesmo com os reajustes) então resolvi vender pra investir o dinheiro, peguei o apartamento todo danificado (inclusive os móveis planejados), foi um desgosto muito grande. Acho que em situações muito excepcionais eu não venderia e ainda sim pensaria muito em alugar o imóvel. Bem, é uma opinião pessoal baseada na experiência. Espero ter ajudado e clarear um pouco as suas idéias. Um abraço!

• Criar novo...