Jump to content
  • 0

Viés - Diagrama do Cerrado


Igor Caio Braz Oliveira

Pergunta


Fiz um outro post com a mesma dúvida, mas acho que teve algum bug, porque eu não consigo acessar, se alguém respondeu, por favor, pode refazer o comentário.
Repetindo:
Ao estabelecer as perguntas para o meu diagrama eu tentei, mas acho que acho que acabei não conseguindo, fugir do viés de confirmação. Cheguei nessa conclusão porque Itausa e Fleury ficaram com a mesma nota (10) de acordo com minhas questões, eu tô encucado que isso não é bom.
Com isso, gostaria de compartilhar minhas perguntas com vocês para ver se alguém pode me ajudar a evoluir no meu processo de avaliação. Obrigado!
São elas: - A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? - A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 5? - Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5\% nos últimos 5 anos? - A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO - Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)
- É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)
- A empresa é uma BLUE CHIP?
- A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO
- É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?
- O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 30?
- Margem EBIT superior a 10\%?
- ROE historicamente maior que 5\%? (Considere os 5 anos anteriores).
- P/SR próximo de 1? (1,5-1,7)
- A empresa possui uma estratégia de crescimento orgânica ou inorgânica pros próximos anos?
- A empresa inova no setor que atua?
- A empresa é do segmento de novo mercado?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Igor Braz Não vou entrar no mérito das perguntas, mas vou falar uma coisa que pode te ajudar...
Pelo que entendi o Diagrama do Cerrado ele utiliza a nota para definir o peso do ativo na sua carteira (sendo a nota positiva claro, se for zero ou negativa, ele não vai querer o ativo por lá)
Ou seja, se ambas tiraram 10 ... ele (supondo que só tenha isso na carteira) ele vai sugerir 50\% em cada uma... Se uma tira 10 e a outra tira 12 ele vai sugerir 45\% na de nota 10 e 55\% na de nota 12 ... Pelo que eu entendi é assim que funciona a parada, por favor os mais experientes me corrijam se entendi errado ;-)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Igor Braz Fiz o teste e é isso mesmo... apenas complementando uma coisa que esqueci de mencionar... quando o diagrama vai dar o peso ele leva em consideração os pesos que você escolheu para cada tipo de ativo na sua carteira também...
Sobre a divisão das notas da uma olhada, coloquei um nota 6 e um nota 4 ... ele recomenda 60\%/40\%

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Igor Braz completando as respostas, para cada "categoria" de ativo temos as notas de cada ativo em si, e na hora que você informa o valor do aporte, o Diagrama vai considerar as metas que você definiu para cada tipo de ativo e vai fazer o rebalanceamento usando o peso de cada ativo em si para definir o valor do aporte. Vale lembrar, o Diagrama um avaliador de risco, ele não serve para escolher um ativo para se investir. Qualquer empresa passa no Diagrama e terá uma nota, positiva ou negativa, mas terá uma nota.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Igor Braz Dando uma olhada com mais calma nas tuas perguntas, o que talvez eu fizesse diferente seria juntar o P/VP com o P/L numa pergunta só, usando a fórmula do Graham: P/VP x P/L
Talvez fosse até ok manter o P/VP menor que 5 como regra geral. Mas, pessoalmente, acho 30 um número muito esticado para P/L que, talvez, só seja justificável para empresas do setor de tecnologia.
De qualquer maneira isso é muito pessoal e vai variar de investidor para investidor. Tem que levar em consideração, no meu caso, alguém com 49 anos entrando numa empresa com P/L 30 vai ser diferente de alguém com 20 e poucos anos fazendo a mesma coisa...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...