Braz Renovato Strazzeri Postado Terça-feira às 18:02 Postado Terça-feira às 18:02 Dúvida sobre estratégia de financiamento para construção de imóvel visando maximizar patrimônio no longo prazo Olá, pessoal! Estou avaliando duas opções de financiamento para construir minha casa, ambas com taxa de 4,6% a.a. e prazo de 420 meses, mas com diferenças importantes: Opção 1 (Tabela Price): R$ 192 mil financiados com R$ 40 mil de entrada. Opção 2 (Tabela SAC): R$ 192 mil financiados com R$ 90 mil de entrada. Ou seja, a diferença entre as entradas é de R$ 50 mil. Considerando: Inflação média de 5% a.a.; Custo de oportunidade de 8% a.a. reais (acima da inflação); Foco no ganho patrimonial líquido de longo prazo (visando 35 anos); Minha dúvida é: vale mais a pena optar pela entrada menor (Price), deixar os R$ 50 mil aplicados a 8% reais e pagar um financiamento mais caro? Ou seria melhor dar os R$ 90 mil de entrada e reduzir o custo total da dívida? Agradeço se puderem compartilhar análises ou experiências sobre essa decisão! 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado Terça-feira às 19:48 Postado Terça-feira às 19:48 1 hora atrás, Braz Renovato Strazzeri disse: Opção 1 (Tabela Price): R$ 192 mil financiados com R$ 40 mil de entrada. Opção 2 (Tabela SAC): R$ 192 mil financiados com R$ 90 mil de entrada. Ou seja, a diferença entre as entradas é de R$ 50 mil. Com base nos dados fornecidos, aqui está uma análise objetiva das duas opções de financiamento considerando a estratégia de longo prazo: 📊 Resumo dos Cálculos Valor financiado: R$ 192.000 Prazo: 420 meses (35 anos) Taxa de juros: 4,6% a.a. 🔹 Opção 1 — Tabela Price Entrada: R$ 40.000 Prestação mensal: R$ 909,34 Juros totais pagos: R$ 189.922,67 Total pago (entrada + parcelas): R$ 421.922,67 🔹 Opção 2 — Tabela SAC Entrada: R$ 90.000 Juros totais pagos: R$ 151.754,49 Total pago (entrada + parcelas): R$ 433.754,49 💰 Investindo os R$ 50 mil (diferença de entrada) Aplicado a 8% reais por 35 anos: R$ 739.267,21 🧠 Análise Estratégica Apesar da Opção SAC gerar um financiamento mais barato (R$ 11.831,82 a menos em juros), a diferença de entrada aplicada a 8% ao ano tem um valor futuro 62 vezes maior do que essa economia. A Opção Price, combinada com o investimento dos R$ 50 mil excedentes, tende a maximizar o patrimônio no longo prazo, desde que o rendimento real de 8% seja alcançado de forma consistente. Isso confirma o princípio da alavancagem positiva: usar dívida barata e previsível (como a imobiliária) para manter capital investido com maior retorno. ✅ Conclusão Se o objetivo é maximizar o patrimônio líquido no longo prazo, e você tem disciplina para investir e manter o valor aplicado por 35 anos, a Opção 1 (Price com entrada menor) se mostra mais vantajosa financeiramente. 1 2
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Terça-feira às 19:59 Postado Terça-feira às 19:59 1 hora atrás, Braz Renovato Strazzeri disse: Dúvida sobre estratégia de financiamento para construção de imóvel visando maximizar patrimônio no longo prazo Olá, pessoal! Estou avaliando duas opções de financiamento para construir minha casa, ambas com taxa de 4,6% a.a. e prazo de 420 meses, mas com diferenças importantes: Opção 1 (Tabela Price): R$ 192 mil financiados com R$ 40 mil de entrada. Opção 2 (Tabela SAC): R$ 192 mil financiados com R$ 90 mil de entrada. Ou seja, a diferença entre as entradas é de R$ 50 mil. Considerando: Inflação média de 5% a.a.; Custo de oportunidade de 8% a.a. reais (acima da inflação); Foco no ganho patrimonial líquido de longo prazo (visando 35 anos); Minha dúvida é: vale mais a pena optar pela entrada menor (Price), deixar os R$ 50 mil aplicados a 8% reais e pagar um financiamento mais caro? Ou seria melhor dar os R$ 90 mil de entrada e reduzir o custo total da dívida? Agradeço se puderem compartilhar análises ou experiências sobre essa decisão! Gostaria de saber como encontrou uma taxa de apenas 4,6%. Está certo isso? 1
Ricardo Ochoa Pachas Postado Terça-feira às 20:08 Postado Terça-feira às 20:08 2 horas atrás, Braz Renovato Strazzeri disse: Estou avaliando duas opções de financiamento para construir minha casa, ambas com taxa de 4,6% a.a. e prazo de 420 meses A construção de um imóvel próprio pode parecer atrativa pela personalização e economia no papel, mas é um dos projetos mais arriscados financeiramente para quem está em fase de acumulação de patrimônio — especialmente se o orçamento está justo e os recursos são limitados. Um ponto crítico que muitas análises financeiras acabam ignorando: o custo real da construção raramente segue o plano inicial. Existem vários motivos para isso: 🔧 Fatores que aumentam o risco de custo na construção: Imprevistos estruturais (problemas no terreno, fundações, instalações) Aumento nos preços de materiais e mão de obra Mudanças de projeto no meio do caminho Prazo de obra maior que o planejado, gerando mais custos fixos Custos indiretos com documentação, fiscalização, ligações de água/luz, etc. 💡 Implicação na estratégia: Se você optar por investir os R$ 50 mil, vai depender do financiamento para bancar tudo o que ultrapassar o orçamento. Mas se colocar os R$ 50 mil como entrada (opção SAC), terá menos liquidez, porém mais folga para absorver aumentos no custo da obra sem precisar buscar crédito emergencial (geralmente mais caro). 🧠 Conclusão ponderada: Se você é disciplinado financeiramente e tem uma boa margem no planejamento da obra, a opção com entrada menor e investimento do excedente pode sim aumentar o patrimônio líquido ao longo dos anos. Mas se a obra estiver orçada no limite do seu financiamento, talvez seja mais prudente usar os R$ 50 mil como amortização (opção SAC) para evitar um rombo financeiro no meio da construção. 1
Braz Renovato Strazzeri Postado 15 horas atrás Author Postado 15 horas atrás Baixa renda 😥 Sou estagiario kkkkk
Recommended Posts