Adryan Figueira Postado Sexta-feira às 10:32 Postado Sexta-feira às 10:32 Todo mundo já sabe que muitos dados foram vazados por uma certa empresa. Aos advogados de plantão: vocês acham que valeria a pena entrar com um processo por isso, mesmo que o valor que você tivesse lá fosse baixo? E em caso de processo coletivo? O que vocês têm a dizer sobre isso e por quê? Pergunto só por curiosidade mesmo. 1
Pablo Rickson Postado Sexta-feira às 11:40 Postado Sexta-feira às 11:40 Sim, mesmo que o valor que você tinha lá fosse baixo, pode valer a pena processar — não só pelo dinheiro, mas porque seus dados vazaram, e isso por si só já é motivo pra pedir indenização. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) protege seus dados pessoais. Se eles foram expostos, você pode acionar a Justiça por dano moral, mesmo sem ter tido prejuízo financeiro direto. Sobre processo coletivo, ele costuma ser a melhor saída nesses casos, porque: É mais barato (você divide os custos com outras pessoas); Tem mais força contra a empresa; Se ganhar, todo mundo que estiver incluso recebe alguma coisa. Mesmo que você não tenha tido prejuízo agora, esse tipo de vazamento pode dar dor de cabeça lá na frente com golpes, fraudes, etc. Já teve caso no Brasil em que só o vazamento dos dados deu direito a indenização. Resumindo: sim, dá pra processar, e o caminho coletivo costuma ser mais fácil. Ficar de olho nisso vale, nem que seja só pra garantir seus direitos.
Adryan Figueira Postado Sexta-feira às 12:03 Author Postado Sexta-feira às 12:03 6 minutes ago, Pablo Rickson disse: Sim, mesmo que o valor que você tinha lá fosse baixo, pode valer a pena processar — não só pelo dinheiro, mas porque seus dados vazaram, e isso por si só já é motivo pra pedir indenização. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) protege seus dados pessoais. Se eles foram expostos, você pode acionar a Justiça por dano moral, mesmo sem ter tido prejuízo financeiro direto. Sobre processo coletivo, ele costuma ser a melhor saída nesses casos, porque: É mais barato (você divide os custos com outras pessoas); Tem mais força contra a empresa; Se ganhar, todo mundo que estiver incluso recebe alguma coisa. Mesmo que você não tenha tido prejuízo agora, esse tipo de vazamento pode dar dor de cabeça lá na frente com golpes, fraudes, etc. Já teve caso no Brasil em que só o vazamento dos dados deu direito a indenização. Resumindo: sim, dá pra processar, e o caminho coletivo costuma ser mais fácil. Ficar de olho nisso vale, nem que seja só pra garantir seus direitos. tu e advogado ou somente gosta dessa area? tem risco de o processo virar contra quem processou por algum motivo e acaba que nos que teremos que pagar algo?
Pablo Rickson Postado Sexta-feira às 13:33 Postado Sexta-feira às 13:33 1 hour ago, Adryan Figueira disse: tu e advogado ou somente gosta dessa area? tem risco de o processo virar contra quem processou por algum motivo e acaba que nos que teremos que pagar algo? tenho doutorado em opiniao kkk pelo que posso analisar no meu raso conhecimento eles nao podem virar o caso pois isso esta na lei 1
Sergio Tanaka Postado Sexta-feira às 13:38 Postado Sexta-feira às 13:38 ja botei o meu lado em outro topico sou contra processar por 2 motivos 1. toda empresa vai ter dados vazados um dia. 2. se todo mundo processar, vai dar uma porrada tao grande na empresa que ngm vai sair ganhando uma coisa eh a empresa vender os dados, expor de proposito etc.. o dia que roubarem os dados da auvp ou do btg, vcs processariam? vcs tem ideia de q todos vcs ja tem os dados expostos em algum lugar? internet eh uma zona, é igual o brasil, cuide de vc, ativem mfa em tudo, pq ja sabem tudo da sua vida a mto tempo
Sergio Tanaka Postado Sexta-feira às 13:45 Postado Sexta-feira às 13:45 https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/vazamentos-de-dados-no-governo-crescem-mais-de-20-vezes-em-4-anos divirtam-se com esses dados foquem suas energias em vcs mesmos, nao vale a pena ficar pilhado por causa disso, de verdade outro dado importante que eu nao vou achar agora uma grande fatia de crimes cometidos contra pessoas, sao por causa de pessoas infiltradas nas empresas q tem seus dados, e nao por causa de vazamentos
Adryan Figueira Postado Sexta-feira às 13:58 Author Postado Sexta-feira às 13:58 2 minutes ago, Pablo Rickson disse: tenho doutorado em opiniao kkk pelo que posso analisar no meu raso conhecimento eles nao podem virar o caso pois isso esta na lei e oque eu imagino tambem hahaha obrigado pela sua ajuda amigo
Matheus P S Postado Sexta-feira às 14:11 Postado Sexta-feira às 14:11 3 horas atrás, Adryan Figueira disse: Todo mundo já sabe que muitos dados foram vazados por uma certa empresa. Aos advogados de plantão: vocês acham que valeria a pena entrar com um processo por isso, mesmo que o valor que você tivesse lá fosse baixo? E em caso de processo coletivo? O que vocês têm a dizer sobre isso e por quê? Pergunto só por curiosidade mesmo. Oi Adryan, Então, vamos direto ao ponto: sim, você pode entrar com um processo. Como dito acima, existe a LGPD, que dá a todos nós vários direitos, e fazer este tipo de contestação judicial é um deles. Agora, vou responder à sua pergunta: vale a pena? Aí é uma relação custo x benefício que você vai ter de fazer. Você precisaria verificar se vai haver gastos com advogado (ou se entraria pela defensoria pública), o tempo que vai levar, e os possíveis benefícios caso você ganhe a ação. É difícil responder se vale a pena ou não, porque a resposta à pergunta é bem subjetiva. Pode ter pessoas que vão dizer "vou entrar porque é um absurdo" e outras que vão dizer "trabalheira demais, deixa quieto". Então se você tiver sido atingido pelo vazamento, você precisa fazer essa análise e procurar um advogado para tomar esta decisão. Se precisar de algo mais nesse ponto me fala, pois eu trabalho diretamente com proteção de dados no meu dia a dia. Espero ter ajudado!
Adryan Figueira Postado Sexta-feira às 14:25 Author Postado Sexta-feira às 14:25 40 minutes ago, Sergio Tanaka disse: divirtam-se com esses dados foquem suas energias em vcs mesmos, nao vale a pena ficar pilhado por causa disso, de verdade outro dado importante que eu nao vou achar agora uma grande fatia de crimes cometidos contra pessoas, sao por causa de pessoas infiltradas nas empresas q tem seus dados, e nao por causa de vazamentos que nossos dados ja foram vazados todos sabemos, nenhum dado e secreto de verdade por aqui haahah com um painelzinho e um CPF vc encontra muitas coisas por ai perguntei pela curiosidade msm
Adryan Figueira Postado Sexta-feira às 14:27 Author Postado Sexta-feira às 14:27 14 minutes ago, Matheus P S disse: Oi Adryan, Então, vamos direto ao ponto: sim, você pode entrar com um processo. Como dito acima, existe a LGPD, que dá a todos nós vários direitos, e fazer este tipo de contestação judicial é um deles. Agora, vou responder à sua pergunta: vale a pena? Aí é uma relação custo x benefício que você vai ter de fazer. Você precisaria verificar se vai haver gastos com advogado (ou se entraria pela defensoria pública), o tempo que vai levar, e os possíveis benefícios caso você ganhe a ação. É difícil responder se vale a pena ou não, porque a resposta à pergunta é bem subjetiva. Pode ter pessoas que vão dizer "vou entrar porque é um absurdo" e outras que vão dizer "trabalheira demais, deixa quieto". Então se você tiver sido atingido pelo vazamento, você precisa fazer essa análise e procurar um advogado para tomar esta decisão. Se precisar de algo mais nesse ponto me fala, pois eu trabalho diretamente com proteção de dados no meu dia a dia. Espero ter ajudado! Vlw pelas informaçoes meu amigo eu nao pretendo processar ninguem nao, sou da parte do ´´trabalheira demais`` haahaha estou pela curiosidade msm
Leandro Henrique Soares Postado Sexta-feira às 15:47 Postado Sexta-feira às 15:47 1 hora atrás, Matheus P S disse: Oi Adryan, Então, vamos direto ao ponto: sim, você pode entrar com um processo. Como dito acima, existe a LGPD, que dá a todos nós vários direitos, e fazer este tipo de contestação judicial é um deles. Agora, vou responder à sua pergunta: vale a pena? Aí é uma relação custo x benefício que você vai ter de fazer. Você precisaria verificar se vai haver gastos com advogado (ou se entraria pela defensoria pública), o tempo que vai levar, e os possíveis benefícios caso você ganhe a ação. É difícil responder se vale a pena ou não, porque a resposta à pergunta é bem subjetiva. Pode ter pessoas que vão dizer "vou entrar porque é um absurdo" e outras que vão dizer "trabalheira demais, deixa quieto". Então se você tiver sido atingido pelo vazamento, você precisa fazer essa análise e procurar um advogado para tomar esta decisão. Se precisar de algo mais nesse ponto me fala, pois eu trabalho diretamente com proteção de dados no meu dia a dia. Espero ter ajudado! Acredito que depende do advogado. Não sou entendido do assunto, apenas um curioso. Mas sei que dependendo da situação o advogado pode cobrar só as custas iniciais e depois vai fazer a cobrança baseado no ganho da causa. O tempo é relativo. Se for um custo baixo não me importo em esperar alguns anos para receber algo.
Recommended Posts