Adryan Figueira Postado 15 horas atrás Postado 15 horas atrás Estou com dificuldade de escolher uma das 3, poderia me dar dicas de onde observar para acabar com essa maldita duvida? caso tenham alguma opniao formada, fique livre para me falar 1
0 Agostinho Slompo Filho Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás qual a dificuldade, analisou os fundamentos das empresas? olhou as margens, crescimento, endividamento, yeld, novos projetos, etc... se gostou do setor e todas estão se demonstrando interessantes compra um pouco de cada. e olhe qual acao comprar tambem, qual é a mais vantajosa a ON PN ou unit. mas a analise quem tem que fazer é voce , vai ser sua carteira.
0 Adryan Figueira Postado 13 horas atrás Author Postado 13 horas atrás (edited) 6 minutes ago, Agostinho Slompo Filho disse: qual a dificuldade, analisou os fundamentos das empresas? olhou as margens, crescimento, endividamento, yeld, novos projetos, etc... se gostou do setor e todas estão se demonstrando interessantes compra um pouco de cada. e olhe qual acao comprar tambem, qual é a mais vantajosa a ON PN ou unit. mas a analise quem tem que fazer é voce , vai ser sua carteira. Não queria comprar um pouco de cada, queria escolher 1 para começar e quem sabe no futuro entrar em uma segunda Sobre a carteira ser minha, exatamente por isso pedi um ponto para estudo, não qual eu deveria escolher Apenas gostaria da visão de quem tem mais experiência sobre o que acham e quais pontos eles acham interessante Sobre os fundamentos, sim Editado 13 horas atrás por Adryan Figueira
0 Agostinho Slompo Filho Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás (edited) eu tenho SAPR11 mas ,ja comprei a mais tempo, hoje olhando pelo yeld a que mais compensa seria a SAPR4. empresa com crescimento constante nos últimos anos, ao meu ver bem descontada, e com futuro promissor. mas isso não é uma recomendação. Editado 13 horas atrás por Agostinho Slompo Filho
0 Adryan Figueira Postado 13 horas atrás Author Postado 13 horas atrás 6 minutes ago, Agostinho Slompo Filho disse: eu tenho SAPR11 mas ,ja comprei a mais tempo, hoje olhando pelo yeld a que mais compensa seria a SAPR4. empresa com crescimento constante nos últimos anos, ao meu ver bem descontada, e com futuro promissor. mas isso não é uma recomendação. Perfeito, obrigado pelo seu ponto Ira ajudar na decisão final
0 Bolívar Luiz Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás 16 minutes ago, Adryan Figueira disse: Não queria comprar um pouco de cada, queria escolher 1 para começar e quem sabe no futuro entrar em uma segunda Sobre a carteira ser minha, exatamente por isso pedi um ponto para estudo, não qual eu deveria escolher Apenas gostaria da visão de quem tem mais experiência sobre o que acham e quais pontos eles acham interessante Sobre os fundamentos, sim @Adryan Figueira Nesse caso, já que você vai deixar aberto para entrar em mais uma depois e você considera as 3 igualmente atrativas, aí só resta ver qual está apresentando a melhor oportunidade de entrada analisando os indicadores de preço e valuation, eu diria. Foi o que fiz, pois estive nesse mesmo impasse. Hahaha
0 João Barros#1434 Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás @Adryan Figueira Rapaz, não sei se ajuda, mas eu sou de MG e já morei em uma cidade que só tinha a oferta da Copasa, e é um servicinho bem mequetrefe kkkkkkkk Se intervenção estatal for um problema pra ti, a Sabesp agora só tem uns 20% de participação do estado, se não estou enganado. Particularmente tenho dado uma namorada na SAPR por gosta mais dos balanços e transparência da empresa, eu ainda não tenho nenhuma dessa setor, e gostaria muito de ter.
0 Eddy Paulini Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás 4 horas atrás, Adryan Figueira disse: Estou com dificuldade de escolher uma das 3, poderia me dar dicas de onde observar para acabar com essa maldita duvida? caso tenham alguma opniao formada, fique livre para me falar Boa noite, @Adryan Figueira ! Vamos ver se consigo deixar uns centavinhos de contribuição aqui. A princípio eu já descartaria CSMG. Sendo bem rigoroso e detalhista, prejuízo em 2015 (ou seja, dentro dos últimos 10 anos) já me tira a empresa de vista e mais adiante que falarei um pouco, a eficiência de SAPR e SBSP me aparentam ser melhores. Além disso, ao meu humilde olhar, CSMG parece mais estar pensando em dividendos aos acionistas do que expansão e crescimento. Agora pensando nas outras duas. De um lado temos uma estatal (ponto este que é importante frisar pois empresas estatais pode ser um fator decisivo para algumas pessoas) com crescimento constante porém relativamente lento, mas que apresenta um bom desempenho dado seu tamanho de mercado, dívida mais controlada, um ROE até que bom para o setor, uma margem líquida legal, preço descontado (eu particularmente não ligo para preço, mas há quem tara por isso 😂 e também acho relevante falar sobre preço pois como estamos falando de uma estatal, normalmente ela fica mais descontada no que tange o valuation por conta dos riscos envolvidos pelo controle governamental), na minha visão entrega resultados coesos dado seu tamanho que é considerado uma small cap o que abre margem para um crescimento maior apesar de achar que ela não se esforça o quanto deveria para isso e possui uma margem EBITDA muito boa. É uma empresa que na minha opinião tem um ar mais conservador. É possível notar que ela se movimenta, gera lucros constantes e até crescentes, foca em investimentos para manter a qualidade de suas operações e até mesmo expansão, mas como eu disse, enxergo que ela faz isso a passos mais lentos. Não que isso seja um problema. Na verdade pode até ser um ponto positivo para quem busca algo mais estável na carteira e que ainda assim gere valor. Do outro lado temos uma empresa que já é uma blue chip, valor de mercado relevante figurando um top 15 ações brasileiras em valor de mercado estando a frente até mesmo da B3 e da BB Seguridade. Teve um turn around recente com a privatização o que pode ser muito atrativo mas ao mesmo passo gera uma maior incerteza. Como será essa gestão? Sabemos que empresas privatizadas visam mais lucros e interesses próprios do que interesses de terceiros que sabemos que rola em empresas estatais. Mas como será essa gestão? Na minha visão, ainda é cedo para responder a essas perguntas pois recentemente tivemos resultados auferidos atípicos conforme informado no release de fechamento de 2024. Tivemos saltos bruscos nas margens, reduções de custos incluindo programa de demissão incentivada gerando aumento de lucro de mais 170%. Mas novamente, estamos falando de uma fatia de tempo com efeitos e número não recorrentes. É importante frisar este ponto para não gerar uma emoção por assim dizer pois é óbvio que um aumento de lucro de 170% alegra qualquer um. Um resultado médio por exercício de 3,5 bi nos últimos 9 anos simplesmente saltar para mais de 9,5 bi não é todo dia que acontece (e provavelmente nem vai). Acredito que a empresa tem bom espaço para crescimento e até mesmo possa auferir no futuro lucros nessa faixa de 9 bi ao longo de bons anos mas penso ser muito provável que ela passe por alguns "perrengues" até lá. A depender dos próximos resultados que possivelmente virão abaixo destes realizados no últimos exercício, o mercado dê uma punida nela apesar de que ela não está precificada muito além. Ela sempre entregou resultados bons mas também de forma até mesmo um pouco mais conservadora dado que era uma estatal. Minha visão é que aqui temos agora uma empresa já um pouco mais arrojada se comparada com SAPR. PS: não é recomendação de compra ou venda de ativos. Espero que ajude a pensar! 1
0 Antonio De Matos Teixeira Neto Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás 5 horas atrás, Adryan Figueira disse: Estou com dificuldade de escolher uma das 3, poderia me dar dicas de onde observar para acabar com essa maldita duvida? caso tenham alguma opniao formada, fique livre para me falar
Pergunta
Adryan Figueira
Estou com dificuldade de escolher uma das 3, poderia me dar dicas de onde observar para acabar com essa maldita duvida?
caso tenham alguma opniao formada, fique livre para me falar
Top Posters For This Question
3
2
1
1
DIAS POPULARES
9/Mai
7
10/Mai
2
Top Posters For This Question
Adryan Figueira 3 posts
Agostinho Slompo Filho 2 posts
Bolívar Luiz 1 post
João Barros#1434 1 post
DIAS POPULARES
9/Mai 2025
7 posts
10/Mai 2025
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Adryan Figueira
Estou com dificuldade de escolher uma das 3, poderia me dar dicas de onde observar para acabar com essa maldita duvida? caso tenham alguma opniao formada, fique livre para me falar
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts