Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado (edited)

Olá, pessoal. Bom dia! Como estão?

Estou seguindo o "Módulo Bônus - Imposto de Renda" para fazer a minha declaração de IRPF e fiquei da na dúvida sobre a atualização da "Situação em 31/12/2024" para investimentos no exterior com venda parcial. Vou contar aqui o meu exemplo e gostaria de entender alguns pontos.

Ano passado, fiz a minha declaração de maneira simplificada, mas esse ano vou fazer a completa para conseguir alguns deduções. Na tabela abaixo eu listei aqui as compras e vendas do mesmo ativo e em corretoras diferentes (Avenue e Interactive Brokers). Estou tentando achar o meu PM e também o meu saldo de 2023 e 2024 (dólar PTAX).

image.png.3a3504474bb46195f948a235d2b46088.png

Como podem perceber, até o mês 08/2024 não tiveram vendas nesse ativo. Porém, no mês de agosto do ano passado finalizei a minha posição nesse ativo apenas na Avenue. Ou seja, realizei a venda total na Avenue finalizando a minha posição lá, mas mantando a minha posição na Interative Brokers. Aqui um resumo:

Posição antes da venda:

• Avenue: 4,08276 unidades do ETF
  • Interactive Brokers: 70,0425 unidades do ETF

Posição depois da venda:

• Avenue: 0 unidades do ETF

Minhas dúvidas estão relacionadas a atualização da "Situação em 31/12/2024" com essa venda:

1. Devo declarar esse ativo de forma separada, ou seja, um registro na aba "Bens e Direitos" para cada corretora?
  2. Considerando que fosse apenas um registro na aba "Bens e Direitos" para as duas corretoras, eu deveria (1) descontar do saldo final o valor inicial que paguei no ativo (soma dos valores pagos 06/06/2023 e 11/07/2023 menos o saldo total) ou (2) descontar o valor atualizado considerando a cotação do dólar da venda (valor recebido na venda em 05/08/2025 menos o saldo anterior, data 12/09/2023)?

PS: na imagem, o saldo marcado em amarelo está seguindo a opção (2) acima, ou seja, pegando o valor do dólar na venda e descontando do saldo anterior.
  3. Considerando agora um mesmo ativo, na mesma corretora, mas com uma venda parcial do ativo, como declarar uma venda parcial desse ativo? 
    Aqui um exemplo hipotético: eu comprei 10 unidades no dia 1; 30 unidades no dia 2; 15 unidades no dia 3. Totalizando, no final do dia 3, 55 unidades dessa ação. Porém, no dia 4, eu vendi 20 unidades.
    Como eu vou atualizar o saldo, uma vez que essa venda pega as 10 unidades (de 10) do dia 1 + 10 unidades (de 30) do dia 2?
Editado por Matheus Sena
typo

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
1 hour ago, Matheus Sena disse:

Olá, pessoal. Bom dia! Como estão?

Estou seguindo o "Módulo Bônus - Imposto de Renda" para fazer a minha declaração de IRPF e fiquei da na dúvida sobre a atualização da "Situação em 31/12/2024" para investimentos no exterior com venda parcial. Vou contar aqui o meu exemplo e gostaria de entender alguns pontos.

Ano passado, fiz a minha declaração de maneira simplificada, mas esse ano vou fazer a completa para conseguir alguns deduções. Na tabela abaixo eu listei aqui as compras e vendas do mesmo ativo e em corretoras diferentes (Avenue e Interactive Brokers). Estou tentando achar o meu PM e também o meu saldo de 2023 e 2024 (dólar PTAX).

image.png.3a3504474bb46195f948a235d2b46088.png

Como podem perceber, até o mês 08/2024 não tiveram vendas nesse ativo. Porém, no mês de agosto do ano passado finalizei a minha posição nesse ativo apenas na Avenue. Ou seja, realizei a venda total na Avenue finalizando a minha posição lá, mas mantando a minha posição na Interative Brokers. Aqui um resumo:

Posição antes da venda:

• Avenue: 4,08276 unidades do ETF

Posição depois da venda:

• Avenue: 0 unidades do ETF

Minhas dúvidas estão relacionadas a atualização da "Situação em 31/12/2024" com essa venda:

1. Devo declarar esse ativo de forma separada, ou seja, um registro na aba "Bens e Direitos" para cada corretora?
  2. Considerando que fosse apenas um registro na aba "Bens e Direitos" para as duas corretoras, eu deveria (1) descontar do saldo final o valor inicial que paguei no ativo (soma dos valores pagos 06/06/2023 e 11/07/2023 menos o saldo total) ou (2) descontar o valor atualizado considerando a cotação do dólar da venda (valor recebido na venda em 05/08/2025 menos o saldo anterior, data 12/09/2023)?

PS: na imagem, o saldo marcado em amarelo está seguindo a opção (2) acima, ou seja, pegando o valor do dólar na venda e descontando do saldo anterior.
  3. Considerando agora um mesmo ativo, na mesma corretora, mas com uma venda parcial do ativo, como declarar uma venda parcial desse ativo? 
    Aqui um exemplo hipotético: eu comprei 10 unidades no dia 1; 30 unidades no dia 2; 15 unidades no dia 3. Totalizando, no final do dia 3, 55 unidades dessa ação. Porém, no dia 4, eu vendi 20 unidades.
    Como eu vou atualizar o saldo, uma vez que essa venda pega as 10 unidades (de 10) do dia 1 + 10 unidades (de 30) do dia 2?

@Matheus Sena quando temos o mesmo ticker em duaseCorretoras diferentes precisamos controlar o preço médio em cada Corretora, e na declaração faremos dois lançamentos. É como se fossem tickers diferentes.

Esta é a minha interpretação do tema. Há quem defenda que por ser o mesmo ticker que poderia ser feito um único lançamento na declaração anual de IR, no entanto se pensarmos que cada Corretora informará um valor, faz sentido termos esta informação também separada na declaração. 

Espero ter ajudado.

• Me ajudou 1
  • 1
Postado
1 hour ago, Matheus Sena disse:

Considerando agora um mesmo ativo, na mesma corretora, mas com uma venda parcial do ativo, como declarar uma venda parcial desse ativo? 

@Matheus Sena sobre esta dúvida funciona assim. Tudo é preço médio vezes a quantidade que você tem. Pegando o seu exemplo.

Dia 1 compra 10un a R$10,00/un. Dembolsou R$100,00.

Dia 2 compra 30un a R$13,00/un. Desembolsou R$390,00.

Dia 3 compra 15un a R$15,00/un. Desembolsou R$225,00.

Sua carteira é de 55un ao preço médio de R$13,00/un. E desembolsou R$715,00.

Dia 4 venda de 20un a R$15,00/un. Recebendo R$300,00.

A sua posição será de 35un ao preço médio de R$13,00/un. E em valor será R$455,00. E você teve um lucro de R$2,00/un, ou seja, um lucro total de R$40,00.

Veja que a venda não muda o seu preço medio. Ele serve para você calcular se teve lucro ou prejuízo. 

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Olá, @Flavio Prado.

Muito obrigado pelas explicações detalhadas. Realmente se olharmos a partir do preço médio de compra, faz sentido. No entanto, ainda não está claro para mim quando o investimento é no exterior em dólar e precisamos atualizar a situação no IRPF em reais. Nesse caso, preciso fazer o preço médio de compra olhando o valor em real a partir do Dólar PTAX?

Seguindo o seu exemplo acima:

• Dia 1 compra 10un a $ 5,00/un. Dólar PTAX de compra $ 4,70. Desembolsei $ 50 ou R$ 235.
  • Dia 2 compra 30un a $ 5,30/un. Dólar PTAX de compra $ 4,95. Desembolsei $ 159 ou R$ 787,05.
  • Dia 3 compra 15un a $ 5,50/un. Dólar PTAX de compra $ 5,20. Desembolsei $ 82,50 ou R$ 429.

Aqui o meu preço médio em reais é R$ 26,38, mas em dólar é $ 5,30.

• Dia 4 venda de 20un a $ 5,50/un. Dólar PTAX de compra $ 6,09. Recebi $ 110 ou R$ 669,90.

Aqui o meu preço médio em reais continua R$ 26,38 e em $ 5,30 dólar também, ou seja, sem alteração.

Porém, a quantidade total diminuiu de 55 para 35. Isso significa que eu preciso atualizar o meu valor o meu ativo em "Bens e Direitos" utilizando ainda o meu preço médio antigo, ou seja, R$ 923,30 (35un * R$ 26,38 de PM)? Mesmo que o dólar na venda tenha sido $ 6,09 (muito longe do meu PM de $ 5,30)?

• Criar novo...