Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal estou com dificuldade em fazer o efeito juro composto em renda variável, por exemplo os proventos que recebe , o que fazer, comprar mais ações???

Mas e se o valor das ações no momento  que recebo os proventos , não estiverem em um preço bom p comprar!!!

Ai não consigo fazer o juro composto trabalhar muito bem

Alguem pode me dar um norte de como devo agir???

Valeu obrigado!!!

• Brabo 3

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

O efeito multiplicador dos juros compostos, tido por Einstein como a oitava maravilha do mundo, vai ocorrer, nesse caso, na sua carteira como um todo simplesmente por vc ir reinvestido os dividendos onde o diagrama do cerrado indicar o aporte, conforme é ensinado na filosofia da AUVP. 

De fato para acontecer a bola de neve na parte somente da renda variável, vc deveria reaplicar os dividendos auferidos em renda variável. Inclusive na mesma ação que pagou os dividendos. Porém, pelo que entendo da técnica de investimentos ensinada aqui, a ideia a pensar na carteira como um todo! Os dividendos vão se somar aos seus aportes e serão alocados conforme indicação do diagrama do cerrado que estará configurado da maneira que vc escolheu. Isso fará que sua carteira como um todo tenha um crescimento acelerado e apoiado nos seus dividendos e não só nos seus aportes. 

Resumindo, não pense em sua carteira só na parte de renda variável. Pense nela como o conjunto de ativos que ela é e que vc programou para ser. Os juros compostos na renda variável vão ocorrer sempre que o sistema entender que é o melhor momento de aportar em renda variável. Se o sistema não indicar que é hora de aportar em renda variável, de fato é melhor vc aplicar os dividendos recebidos em outra classe de ativos que estará sendo indicada no momento. 

Não sei se consegui me fazer entender de maneira satisfatória, mas espero ter conseguido ajudar em alguma coisa. 

Qualquer coisa é só falar!

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hora atrás, Dyemerson Pereira Da Paz disse:

Pessoal estou com dificuldade em fazer o efeito juro composto em renda variável, por exemplo os proventos que recebe , o que fazer, comprar mais ações???

Mas e se o valor das ações no momento  que recebo os proventos , não estiverem em um preço bom p comprar!!!

Valeu obrigado!!!

Como ja dizia o Ciro Bottini compre compre compre!

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
3 horas atrás, Dyemerson Pereira Da Paz disse:

Valeu obrigado!!!

Como já disseram, só siga o diagrama. Leva tempo. Longo prazo são pelo menos 10 anos.

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
  • Brabo 2
  • 0
Postado
1 hora atrás, Dyemerson Pereira Da Paz disse:

Valeu obrigado!!!

Boa tarde, @Dyemerson Pereira Da Paz !

Apenas complementando nossos amigos.

Na renda variável, os juros compostos acontecem de diversas formas diferentes. A primeira forma e a mais comum é o reinvestimento de dividendos e proventos pagos. E isso é feito sempre na carteira como um todo. Não é preciso necessariamente reinvestir no mesmo ativo que fez o pagamento. Como iremos investir por bons anos, o importante é devolver o dinheiro à carteira e não necessariamente em quem proveu esse dinheiro.

O segundo ponto é que as ações tem outras maneiras de remunerar seus acionistas. Por exemplo, bonificar ações o que é excelente pois estamos ganhando maior participação em uma empresa "de graça", ou melhor, sem ter que necessariamente desembolsar capital a mais para termos uma participação maior de um negócio. Aqui até podemos incluir também os direitos de subscrição. Apesar de nas subscrições desembolsarmos capital e ser uma mecânica de preferência para mantermos nossa atual posição no ativo e não sermos diluídos, eventualmente os valores são menores e isso melhora nosso preço médio o que é bom para investidores de longo prazo.

O terceiro e último é a valorização em si. Ações e mercado de renda variável no geral tem potencial de valorização e ganhos elevados, considerando claro os riscos que também estão envoltos. Mas a tendência é que bons ativos tenham seus preços acompanhando seus lucros. Ou seja, quando nos tornamos sócios de um bom negócio que seja lucrativo ao longo dos anos, a valorização que ganhamos em cima de capital aportado é praticamente um ganhos de juros sobre juros, pois são ganhos expressivos.

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
On 11/05/2025 at 11:22, Dyemerson Pereira Da Paz disse:

Valeu obrigado!!!

UAI, boa noite... apesar de ser da turma 44, já tenho uma carteira à 5 anos... e me considero um mero mortal (no conhecimento e no financeiro).... mas percebo que é uma questão de tempo!

como exemplo... sou servidor público (mantenho os meus aportes dentro do possível) teve épocas que dava uns 1k, 2k por mês.... os dividendos eram simplesmente 'realocados' dentro daquilo que eu via caindo a valor da ação... ou que tinha intenção de comprar no momento (sem muita teoria)... o que acontece é que com o passar do tempo e principalmente esse ano (todo os meses) o dividendo tem sido mais que 1k.... meu aporte possível ta em 500 reais .... então o volume de açãos tem aumentado! dividendos aumentando mais e eu espero que ano que vem fique em uma media maior de 1.500 de dividendos mensais! no outro ano mais de 2k e a isso chamarei de bola de neve! 

Eu vejo que é bom considerar a ansiedade e o tempo, Salomão fala: "(...) PORÉM TUDO DEPENDE DO TEMPO E DO ACASO" . 

ABRAÇOS! 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Saúdo a todos. Complementando os amigos aqui, os dividendos podem ser realocados na carteira como um todo, pode comprar independente do valor da ação no momento. Já que temos como investimento a longo prazo por 10 anos no mínimo. No meu caso só na hora do aporte mensal que eu me atento na melhor hora, as vezes nesse aporte esta junto os dividendos, então facilito os aportes. ( resposta baseada em meus conhecimentos limitados, sou da turma 41 se alguém com mais embasamento quiser me corrigir agradeço)

• 0
Postado
On 11/05/2025 at 10:22, Dyemerson Pereira Da Paz disse:

Valeu obrigado!!!

Vc não precisa necessariamente comprar o mesmo ativo, pode investir em outro, acumular em um CDB, comprar IPCA+, comprar um FII ou juntar ao aporte mensal.

A bola de neve, tá em vc deixar o dinheiro no mesmo ativo ou em outros que fizerem mais sentindo no momento.

E assim, provavelmente vc tá no início da acumulado de patrimônio e seus dividendos não sejam tão siginificativos, então leva-se tempo para receber R$100, R$250, R$500 de rendimentos mensais.

• Brabo 1
  • Criar novo...