Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde amigos. Gostaria de compartilhar uma dificuldade que tenho sobre analisar empresas de capital fechado. Vejo que algumas empresas que estão disponíveis na plataforma são do estado de Goiás. Será que o Raul as colocou na plataforma porque conhece essas empresas? A AEGEA, empresa de saneamento. Entrei no RI, vi o balanço financeiro e achei OK. O Madero também consegui ter acesso a essas informações. Vi que passaram por uma dificuldade, mas que estão conseguindo melhorar e entregar resultados. Agora do grupo José Alves, praticamente não tive nada de informações. Hoje vi um cri da DUFRIO, pesquisei e vi que estava tudo certo até o momento. Alguém sabe dizer se o Raul já soltou algum relatório sobre essas empresas de capital fechado? Vocês também tem essa dificuldade de encontrar informações? Gostaria de uma ajuda para saber como posso fazer uma pesquisa sobre essas empresas. Obrigado

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, André Castro#8227 disse:

Boa tarde amigos. Gostaria de compartilhar uma dificuldade que tenho sobre analisar empresas de capital fechado. Vejo que algumas empresas que estão disponíveis na plataforma são do estado de Goiás. Será que o Raul as colocou na plataforma porque conhece essas empresas? A AEGEA, empresa de saneamento. Entrei no RI, vi o balanço financeiro e achei OK. O Madero também consegui ter acesso a essas informações. Vi que passaram por uma dificuldade, mas que estão conseguindo melhorar e entregar resultados. Agora do grupo José Alves, praticamente não tive nada de informações. Hoje vi um cri da DUFRIO, pesquisei e vi que estava tudo certo até o momento. Alguém sabe dizer se o Raul já soltou algum relatório sobre essas empresas de capital fechado? Vocês também tem essa dificuldade de encontrar informações? Gostaria de uma ajuda para saber como posso fazer uma pesquisa sobre essas empresas. Obrigado

Boa tarde, @André Castro#8227 !

As empresas que entram na plataforma com CRIs, CRAs e debêntures não tem essa relação do Raul conhecer ou não. 

E empresas de capital fechado realmente é difícil encontrar informações. Infelizmente as vezes é quase como investir no escuro pois nem todas terão uma área de RI ou alguma maneira de ter acesso à saúde financeira da empresa. Há quem tente enviar um e-mail para empresa na aba de contatos que o site da empresa disponibiliza. Mas não há garantias de que eles irão retornar com informações plausíveis os suficiente.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Obrigado pela resposta. As partes envolvidas na emissão desses títulos. Tem acesso as informações financeiras?  A securitizadora e os bancos que ficam responsáveis pela emissão? 

Por exemplo, já vi empresa que foi classificada por uma agência de risco. Só que essa avaliação ocorreu há 2 anos e não encontrei outra avaliação recente. O melhor em casos de não encontrar informação é não investir então?

Tem algum documento que a empresa emite ao mercado com informações sobre se há garantias, informações financeiras ...?

• 0
Postado
6 horas atrás, André Castro#8227 disse:

Colega, uma pergunta sincera. Qual a necessidade de se investir em algo tão complexo e arriscado? 

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hour ago, André Castro#8227 disse:

Obrigado pela resposta. As partes envolvidas na emissão desses títulos. Tem acesso as informações financeiras?  A securitizadora e os bancos que ficam responsáveis pela emissão? 

Até onde eu saiba não. As corretoras pegam apenas os títulos emitidos e os repassam para venda.

Por exemplo, já vi empresa que foi classificada por uma agência de risco. Só que essa avaliação ocorreu há 2 anos e não encontrei outra avaliação recente. O melhor em casos de não encontrar informação é não investir então?

Não tem uma resposta certa para isso na verdade. É o risco X retorno. Consequentemente o risco é maior e o prêmio a ser pago pode ser viável para algumas pessoas.

Tem algum documento que a empresa emite ao mercado com informações sobre se há garantias, informações financeiras ...?

Como são empresas de capital fechado, elas não tem obrigação de divulgar tais informações. Algumas empresas eventualmente disponibilizam um RI onde é possível avaliar alguma coisa como você já encontrou em alguns casos.

Mas não tem muito o que fazer fora isso, infelizmente.

• Brabo 1
  • Criar novo...