Jump to content

Pergunta

Postado

Estudando muito sobre Fii's e nenhuma prática. Comprei uma única cota de VINO11 porque era 5 conto e queria testar para ver como era. Sei que não é um fundo muito famoso, mas era baratinho e joguei esse troco de bala lá.

Vejo pessoas falando mil e uma maravilhas mas não vejo isso, simplesmente não entendo como um fundo imobiliário supera a renda fixa.

O fundo que fiz essa analise foi o: XPML11

Capturadetela2025-05-13132157.png.43ffbce27a349908d564b0f8c5612184.png

Ele perde para o CDI, perde para o tesouro...

Eu não entendo essa alucinação que as pessoas tem com Fiis. Ou a doida sou eu?

Tem tanta coisa legal para investir: cripto, ETF

Sei que o jogo dos Fiis tem a questão dos impostos... eu sempre pego investimentos de 15% de imposto para ficar mais legal.

PORÉM MEU DIAGRAMA IMPLORA POR RENDA VARIAVEL

Estou com 95% da carteira em Renda fixa e ainda tô com muito espaço para investir em Banco Master, posso encher bastante a cestinha lá ainda.

Estava pensando em começar a investir por esses 3 fundos:

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

-Estou subestimando o valor do impostos de renda fixa?

Como é a experiência de vocês em FII's? Gostam do resultado?

• Brabo 4

Recommended Posts

• 0
Postado

@Luciana De Moura Afonso quando falamos em FII , tijolo , imóvel físico , pensamos mais em algo menos volátil e que gere renda sem imposto ! Logo se você comprar FII quando os juros e inflação estão em alta , eles naturalmente estarão mais descontados , e com o tempo os contratos de aluguéis tendem a se reajustar !

o que talvez não fique visível pra nós no início da carteira é que a % de rentabilidade não parece valer a pena , mas vamos imaginar daqui a 15 20 25 anos você estar com FIIs a uma preço médio muito inferior ao preço que vai estar lá na frente , porém seus dividendos estarão atualizado , seu YOC yield on coast vai ser uma bela renda! 
mas para os mais jovens entendo que na estratégia não faça sentido ter muitos FIIs, e para alguns possa até nem fazer sentido ter (obs: eu optei por não ter nenhum no momento e nem sou jovem kkk, mas por umas decisões pessoais ) 

• Brabo 4
  • 0
Postado
6 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Estudando muito sobre Fii's e nenhuma prática. Comprei uma única cota de VINO11 porque era 5 conto e queria testar para ver como era. Sei que não é um fundo muito famoso, mas era baratinho e joguei esse troco de bala lá.

Vejo pessoas falando mil e uma maravilhas mas não vejo isso, simplesmente não entendo como um fundo imobiliário supera a renda fixa.

Sei que o jogo dos Fiis tem a questão dos impostos... eu sempre pego investimentos de 15% de imposto para ficar mais legal.

Estou com 95% da carteira em Renda fixa e ainda tô com muito espaço para investir em Banco Master, posso encher bastante a cestinha lá ainda.

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

é a renda fixa na renda variavel kkkkk

pensa no lado sexy de fazer preço medio e estar investindo em renda fixa por tabela.....

eu penso assim... o fii te da mensalmente a oportunidade de vc investir e da aquela sensação de poder senta a monotonia da renda fixa, e em bons casos com uma boa compra em quedas ela pode ter dar rendimentos muito bons sim, 

menos que uma ação talvez mas estar proximo de uma boa renda fixa 

• Brabo 1
  • 0
Postado

olá, tudo bem?

Os FIIs incluem acesso facilitado ao mercado imobiliário com baixo capital, benefícios fiscais (isenção de IR para PF) e liquidez em bolsa. Além disso, oferecem diversificação, gestão profissional e proteção inflacionária através de ativos reais e contratos indexados. A regulamentação rigorosa da CVM e a obrigatoriedade de distribuição de 95% dos rendimentos garantem transparência e fluxo recorrente. 

Existe várias maneiras de se pensar de vantagens e desvantagens. Os fiis da mais tranquilidade por não ser tão volátil como uma ação. Você dificilmente vai ver um f falir ao contrário de uma empresa. É uma modalidade pessoas depois dos 40 anos gostam por dar menos sustos comparado com ativos na B3.

Quem tem fiis só quer saber se vai receber os proventos pois o valor do fundo em si não se multiplica

Espero ter ajudado

• Brabo 2
  • 0
Postado
22 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

eu particularmente nao acho tao atrativo nao

tenho um pouquinho na carteira somente para falar que tenho

mas eu sou meio doido da cabeça, sempre gostei de açoes e cripto antes mesmo de entender oque estava fazendo

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

@Luciana De Moura Afonso

Eu também não gostava de Fundos Imobiliários.

Eu também não entendia porque todo mundo ficava falando o tempo todo nesse investimento.

Sem contar que os preços das cotas são bem maiores que os das ações.

E se vender uma cota, tem pagar imposto e gerar DARF e é a maior complicação.

E ações quando você vende, está vendido e pronto.

Também não tem cobertura do FGC.

E quem garante que o pessoal não vai vender tudo lá no fundo e sumir do mapa?

Então eu comecei a prestar mais atenção e fui entendendo um pouco aqui e um pouco ali.

E comecei ter mais conhecimento e perder o medo e comprei umas cotas para ver como era, e aí que eu entendi o valor dos Fundos Imobiliários.

Então, basicamente assim como em uma ação, os FIIS também necessitam de uma análise,  e o valor das cotas variam de preço.

Se ganha dinheiro de duas formas básicas.

Com a valorização da cota e com os rendimentos mensais que são proporcionas a quantidade de cotas.

A valorização da cota não é na minha visão o mais importante.

Pois quem compra FIIS não vai ficar vendendo.

Mas é importante adquirir uma cota quando seu preço cai pois te possibilita comprar mais cotas por menos dinheiro.

Então se você escolheu um bom fundo, de um setor bom, com indicadores bons, por um valor bom, e um preço bom todos os meses vai cair dinheiro na sua conta daquele fundo.

E vai chegar uma hora que o próprio rendimento pode ser usado para investir nesse fundo.

E você terá uma renda mensal que se alimenta sozinha.

Poderia comparar como se fosse uma espécie de poupança.

Pois a poupança lhe entrega uma renda mensal e te possibilita sempre aumentar o aporte nela mesma para aumentar o rendimento.

É claro que respondi com minhas próprias palavras, e não de forma super técnica.

Mas é tipo assim que funciona.

Editado por Elcimar Guimarães
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
21 minutes ago, Fabio Augusto De Araujo disse:

siiimm da ate para fazer um contra fluxo nisso kkkkkk não sei sé tem embasamento de estudos mas deve existir uma correlação provada com o tempo nesta classe de ativos 

Isso ai vc entendeu perfeitamente a ideia, pegar esse caras do contrafluxo, imagina fazer isso por anos, decadas, , quando chegar na fase de viver de renda, seu preco medio vai ser bem mais baixo, e seu premio em dividendos consequentemente mais alto, e se ninguem (governo) inventar moda, sem IR nos dividendos. em um ativo lastreado em imoveis fisicos. Espero que logo abram mais este leque para mais segmentos

• Brabo 2
  • 0
Postado
7 minutes ago, Elcimar Guimarães disse:

E quem garante que o pessoal não vai vender tudo lá no fundo e sumir do mapa?

uma critica mas nao pra vc direto e sim para o mercado de FII

esas sua frase é reflexo do que eh o mercado de FII hj no brasil e pq ele nao cresce tanto

70% dos investidores sao pessoas fisicas e uma boa parte acha que os gestores so querem foder os cotistas (cotarios eles dizem)
como se fosse facil vender tudo e sumir do mapa antes q vc venda sua participacao
outro ponto importante, galera entra so por causa do DY e do preco, os 2 piores indicadores.

é um tipo de ativo muito bom, mas nao sei daonde a galera tem cisma com eles

• Brabo 1
  • 0
Postado
40 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

Precisa de uma janela de tempo maior e "um ciclo completo" de mercado pra vc começar a pegar essas nuances. Qualquer pessoa que entrou no mercado de 2023 pra cá acha FIIs uma péssima idéia.

Posso dar uma sugestão? Imagina que vc está montando sua carteira de FIIs agora, e refaz o seu estudo simulando uma SELIC de 5-6%.

O jogo é de longo prazo. É uma maratona.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

é um tipo de ativo muito bom, mas nao sei daonde a galera tem cisma com eles

Na minha experiência quando não entendia muito bem, por não ser uma, vamos dizer assim, uma empresa eu também pensava que o pessoal ia sumir com o dinheiro.

E o fato de que a venda paga impostos e gera aquela DARF super chata, é sim um impedimento para muitos.

• 0
Postado (edited)

@Luciana De Moura Afonso aproveitando, reflita sobre uma coisa qdo for comparar qqer ativo de renda fixa vs renda variavel

qqer ativo de renda fixa aplica os juros compostos na largada e se vc for aportar mais nele, vc sempre vai estar aportando na sua maxima alta historica, ate pq so sobe certo? (a nao ser q seja um pre fixado e ta tomando nabo na marcacao)

na renda variavel vc tem janelas onde vc ao aportar estará turbinando sua rentabilidade

sobre sua lista, se vc nao entendeu fii, nao sei se ta preparada pra investir no mxrf11
pois vc ta escolhendo um fii de papel que está caro hj e vai te frustrar a curto/medio prazo.

nao existe fii de papel barato agora, ja passou o momento de entrar, entao pega um terceiro de tijolo e se vc deseja um base10 (q eh outra coisa q vc tem q entender) da uma estudada no ggrc, alzr e gare

mas acostume-se, todo FII é alavancado

Editado por Sergio Tanaka
  • 0
Postado

Eu gosto de me expor em FIIs mas com uma posição bem inferior as ações por conta do potencial de valorização. Pode parecer ilusório, mas pra mim elas geram um valor extra para você realizar o aporte mensal. No momento, por conta da selic estar alta parece não valer a pena, mas acredito que se comprar bons fundos, é possível ganhar tanto com a distribuição de dividendos quanto com uma valorização de cotas.

Pra quem está começando os FIIs de tijolo são mais fáceis de analisar por se tratar de ativos físicos. Entre diversos indicadores que temos que olhar para ver se faz sentido por um fundo na carteira, no cenário atual estou optando aos que possuem P/VP < 1, vacância < 5%, DY > 8%, liquidez > 1mm

• 0
Postado
21 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

nao existe fii de papel barato agora, ja passou o momento de entrar, entao pega um terceiro de tijolo e se vc deseja um base10 (q eh outra coisa q vc tem q entender) da uma estudada no ggrc, alzr e gare

Oii! Não sei o que é base 10.

Gare11 já ouvi falar bem também.

Ainda não investi nada, estou tentando ter minhas próprias conclusões primeiro e também pedindo ajuda dos universitários kkkkk

• 0
Postado
16 minutes ago, Lucas Mathus Schweizer disse:

No momento, por conta da selic estar alta parece não valer a pena, mas acredito que se comprar bons fundos, é possível ganhar tanto com a distribuição de dividendos quanto com uma valorização de cotas.

Se eu fosse colocar mil conto, quais você recomendaria para esse meu primeiro investimento?

5% da minha renda variável já está em ações, os outros 95% tudo em renda fixa

• 0
Postado
21 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

darf nao eh especifico de acoes ou fii, eh da bolsa

o que muda é a faixa de isencao

@Sergio Tanaka

Sim exatamente.

Falei dessa forma, por ser a crítica de muitas pessoas.

Mas não mencionei isso como exclusividade dos Fiis, e sim que se trata de um desconforto psicológico, impeditivo sobre a pessoa.

Pois a pessoa que queira comprar algumas ações para investir, e se por algum motivo ela quiser sair, mesmo que com pouco lucro, não precisa passar por esse processo da DARF.

Já nos FIIS não é assim, qualquer valor de lucro na venda das cotas, precisa de pagamento de DARF.

Pensando dessa forma para evitar pagar qualquer imposto e passar por esse tipo de burocracia, a pessoa simplesmente deixa de entrar em um FII.

É esse contexto a que estava me referindo, e não de ser uma obrigação apenas para Fundos Imobiliários.

E esse debate tá muito bom.

😎👍🏼

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 minute ago, Elcimar Guimarães disse:

Pois a pessoa que queira comprar algumas ações para investir, e se por algum motivo ela quiser sair, mesmo que com pouco lucro, não precisa passar por esse processo da DARF.

Como funciona esse DARF? É quantos % em cima do lucro? Ou sob o valor total de patrimônio que a pessoa tem na cota?

• 0
Postado
3 minutes ago, Elcimar Guimarães disse:

Já nos FIIS não é assim, qualquer valor de lucro na venda das cotas, precisa de pagamento de DARF.

Pensando dessa forma para evitar pagar qualquer imposto e passar por esse tipo de burocracia, a pessoa simplesmente deixa de entrar em um FII.

a sim, agora entendi sobre o darf q vc tava falando
sim c ta certo

• 0
Postado
4 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Se eu fosse colocar mil conto, quais você recomendaria para esse meu primeiro investimento?

5% da minha renda variável já está em ações, os outros 95% tudo em renda fixa

nao vou recomendar mas sim te ajudar a sair de bomba

se vc for em qqer site de ativos e ordenar os FII por valor patrimonial, raramente vc vai ter uma bomba no top10
faca isso, separe por setores e ai sim vc aplica os seus filtros que achar desejavel

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...