Jump to content

Pergunta

Postado

Estudando muito sobre Fii's e nenhuma prática. Comprei uma única cota de VINO11 porque era 5 conto e queria testar para ver como era. Sei que não é um fundo muito famoso, mas era baratinho e joguei esse troco de bala lá.

Vejo pessoas falando mil e uma maravilhas mas não vejo isso, simplesmente não entendo como um fundo imobiliário supera a renda fixa.

O fundo que fiz essa analise foi o: XPML11

Capturadetela2025-05-13132157.png.43ffbce27a349908d564b0f8c5612184.png

Ele perde para o CDI, perde para o tesouro...

Eu não entendo essa alucinação que as pessoas tem com Fiis. Ou a doida sou eu?

Tem tanta coisa legal para investir: cripto, ETF

Sei que o jogo dos Fiis tem a questão dos impostos... eu sempre pego investimentos de 15% de imposto para ficar mais legal.

PORÉM MEU DIAGRAMA IMPLORA POR RENDA VARIAVEL

Estou com 95% da carteira em Renda fixa e ainda tô com muito espaço para investir em Banco Master, posso encher bastante a cestinha lá ainda.

Estava pensando em começar a investir por esses 3 fundos:

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

-Estou subestimando o valor do impostos de renda fixa?

Como é a experiência de vocês em FII's? Gostam do resultado?

• Brabo 4

Recommended Posts

• 0
Postado
1 minute ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Como funciona esse DARF? É quantos % em cima do lucro? Ou sob o valor total de patrimônio que a pessoa tem na cota?

É um documento de arrecadação para pagar imposto.

Que por sinal é  muito chato

Se você tiver um lucro de R$ 1.000,00 reais, por exemplo.

Você terá que pagar 20% ou seja R$ 200,00 de impostos.

O Brasil não é fácil não.

• 0
Postado
2 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

nao vou recomendar mas sim te ajudar a sair de bomba

se vc for em qqer site de ativos e ordenar os FII por valor patrimonial, raramente vc vai ter uma bomba no top10
faca isso, separe por setores e ai sim vc aplica os seus filtros que achar desejavel

Vou olhar, estava pesquisando pela analítica mas não tem esse filtro lá.

Então eu pesquisa lá dentro fundos que youtubers estavam falando bem...

• 0
Postado
11 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Oii! Não sei o que é base 10.

São os fiis que a cotação gira em torno de 10 reais, pode ser um pouco mais ou menos 

O VINO11 é esse preço pq é base 10 e tá bem abaixo de 10 a cotação pq a gestão fez muita bobagem e o fundo vem passando por alguns problemas.

• Brabo 1
  • 0
Postado

aproveitando, fi infras sao isentos de IR inclusive no ganho de capital

2 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Vou olhar, estava pesquisando pela analítica mas não tem esse filtro lá.

Então eu pesquisa lá dentro fundos que youtubers estavam falando bem...

peguei os top q couberam na tela so pra vc ver
tirando esse ftce11b (q nao eh pra gente) nao tem bomba ai

image.png

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Estudando muito sobre Fii's e nenhuma prática. Comprei uma única cota de VINO11 porque era 5 conto e queria testar para ver como era. Sei que não é um fundo muito famoso, mas era baratinho e joguei esse troco de bala lá.

Vejo pessoas falando mil e uma maravilhas mas não vejo isso, simplesmente não entendo como um fundo imobiliário supera a renda fixa.

Sei que o jogo dos Fiis tem a questão dos impostos... eu sempre pego investimentos de 15% de imposto para ficar mais legal.

Estou com 95% da carteira em Renda fixa e ainda tô com muito espaço para investir em Banco Master, posso encher bastante a cestinha lá ainda.

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

Uma única cota?!

Para mim um dos ativos mais interessantes quando você inicia na renda variável, de menor volatilidade que ações, renda previsível, acompanha a curva de juros e existe um teto para cota, por isso aquela métrica P/VP é tão usada.

Construir patrimônio leva-se tempo, necessário comprar mais cotas e reinvestir é ponto crucial, vai existir altos, baixos e é necessário ser paciente.

Sendo bem direto os fiis de tijolo, basicamente entendo como uma casa alugada, que tem um inquilino e este todo mês paga um aluguel, ao passar de cada ano existe ajustes, que trazem o valor do aluguel mais próximo da realidade, fora que os imóveis são reavaliados.

Os fii de papel, já são lastro de dívida de imóveis físicos em garantia, por isso em regra pagão mais, porém estes podem tá relacionado a um ou mais índices, devolvendo valor ao acionistas mais rápido, porém com maior risco ao acionistas. 

Minha experiência nesse tempo que invisto, minha carteira rende 0,7% a 1% ao mês líquidos, CDI e o Tesouro podem render mais e com menos risco.

A questão é qndo vc acumula um patrimônio e isso leva tempo, por vezes fiis é indicado para quem tá na fase de uso da renda, por ser um produto de investimento que tem a renda isenta de imposto de renda.

Eu como penso no longo prazo, estou construindo minha carteira de maneira diversificada, faz sentido ter essa classe de ativos, hoje a renda gerada pelos fiis e um fôlego para novos aportes.

Aí vem, um questionamento se todo seu dinheiro tiver no banco master, ele decreta falência, mesmo com proteção do fgc, ainda que tenha a certeza que esse dinheiro irá voltar às suas mãos, porém vai demorar 3,4...6 meses, ainda que a espera compense, será que vale o susto. Tá, vc é jovem e pode esperar... e se for minha mãe com 71 anos, que dependeria de algum eventual resgate, fiis já é um ativo melhor para renda e se precisar sacar. 

Eu não penso na rentabilidade isolada, é o conjunto de renda fixa, ações, fiis e outros ativos que fazem passar bem qndo tem a turbulência.

Recomendo a leitura: Guias Suno Fundos Imobiliários

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • 0
Postado (edited)
7 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Aff então é melhor renda fixa mesmo que a longo prazo fica 15% 🤔

Vou é jogar tudo em banco master kkkk

@Luciana De Moura Afonso

Não era para te assustar.

Só te informar.

Sim cobra 20% mas do lucro e não do valor investido.

E quem compra FIIS, dificilmente fica vendendo.

Só recebendo os rendimentos.

💰

Editado por Elcimar Guimarães
  • 0
Postado (edited)
12 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Aff então é melhor renda fixa mesmo que a longo prazo fica 15% 🤔

Vou é jogar tudo em banco master kkkk

Na realidade o intuito dos fiis não é a venda é o recebimento mensal de renda passiva, todo mês vc vai ter um dinheiro pingando, isso para quem já está vivendo de renda é ótimo, para quem ainda tá longe não é algo essencial, até pq vai ser reinvestido.

Uma venda vai acontecer quando algum fii perder o fundamento, por exemplo vc tinha um fii de logística e com o tempo esse fii foi comprando lajes corporativas, deixou de ser o que vc queria, outro momento para venda, pode ser quando um fii de papel está sendo negociado muito acima do valor patrimonial, tipo o patrimonial é 100 reais e a cotação tá em 130 reais, aí vale a pena pq se somar todos os títulos de dívidas do fii só vai ser 100 reais, ele nunca vai entregar os 130 que o mercado tá pagando.

Mas o que precisa ficar claro é que é uma classe de ativo para geração de renda mensal, esse é o principal intuito.

Editado por Jaimson Bispo
  • Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Então nesses da lista não tem esses 20% de imposto DARF?

acalme-se vc ta misturando tudo
a lista sao os maiores FIIs, pra vc estudar, ali so tem coisa boa

fi infra eh outro tipo de ativo q tb paga dividendos mensais, mas esquece eles agora, foca no FII e dpois vc estuda eles

vc q ta comecando, imposto eh o de menos, imagino q vc nao vai ficar vendendo tudo o tempo todo

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hora atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

my 2 cents... espero não estar repetindo algo já escrito...

penso no FII como uma melhor alternativa para aquele apartamento pequeno que tu poderia comprar por 250 mil e colocar pra alugar por 1.500 pilas mensais, só que daí tem que pagar percentual do aluguel pra imobiliaria, IR e todo o "custo da incomodação"

ah mas o apartamento pode valorizar.... sim, a cota do fundo também! os imóveis são avaliados periodicamente no caso dos FIIs e se o mercado estiver "assustado" ou oferta vs demanda "prejudicada" pelos juros altos daí temos oportunidades

claro, sem desconsiderar todos os outros indicadores para analisar os fundos (p/vp, vacancias, cap do fundo, etc) -- ou seja, ao inves do apto sou muito mais ir no fundo imobiliario diversificar em varios ativos, em segmentos (logistica, shopping, etc)

o engraçado é que a maioria das pessoas que critica o FII iria de olho fechado no apê rsrsrsrs isso que acho estranho

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

XPML11

HGLG11

MXRF11

-São boas escolhas?

Penso que:

FII = liquidez pra pessoa que tem patrimônio construído

Ações e renda fixa = construção de patrimônio

• Criar novo...