Jump to content

Pergunta

Postado

Olá!
Como vocês estão?

Sou advogado e presto serviços para produtores de grãos e cerealistas.
Um dos meus clientes perguntou sobre negociação de contratos de grãos (soja e milho) na bolsa, tanto para levar seus contratos físicos para serem vendidos na bolsa, quanto para resgatar produtos de contratos comprados (basicamente eles querem ingressar para negociar as commodities na bolsa).
Confesso que, apesar da extensa experiência nos contratos físicos, preciso estudar como isso funciona na bolsa.

A AUVP pretende lançar algum curso nessa área? Se não, quais materiais me indicam para estudar a respeito?

Alguém da comunidade sabe como operar esses contratos de grãos na bolsa ou outro tipo de commodities?

Abraços para todos!

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá, @Enio Bianchi Freitas.

On 14/05/2025 at 09:54, Enio Bianchi Freitas disse:

A AUVP pretende lançar algum curso nessa área? Se não, quais materiais me indicam para estudar a respeito?

Não sei dizer. Talvez a AUVP Agro tenha algum conteúdo relacionado ao assunto e, se não tiver, pode ser legal acompanhar e interagir lá que eles lêem os comentários e fazem um conteúdo legal.

On 14/05/2025 at 09:54, Enio Bianchi Freitas disse:

Alguém da comunidade sabe como operar esses contratos de grãos na bolsa ou outro tipo de commodities?

Desculpe, não tenho conhecimento nenhum sobre isso. Sugiro que busque a Agrifatto para saber mais sobre os contratos.

Mais uma vez, lamento não saber como ajudar mais. Forte abraço.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Em geral vc não irá ver conteúdo sobre opções e contratos futuros aqui na AUVP pois não é a proposta, mas vamos ao questão: no caso de produtores que queiram garantir um preço para os seus produtos, é interessante realizar um hedge com relação ao preço de venda para proteção. Isso pode ocorrer via compra de Puts (opcoes de venda) ou via venda de contratos futuros. 

No caso de venda de Contratos Futuros: Se o produtor quer se proteger da queda do preço, ele irá "vender" contratos futuros de soja na bolsa. Ao fazer isso, ele "trava" o preço de venda da sua produção para a data futura.
Exemplo: O produtor estima colher 10.000 sacas de soja em maio. Em dezembro, o preço do contrato futuro de soja para maio está em R$ 150/saca, um preço que ele considera bom. Ele decide vender 5.000 sacas (50% da produção) no mercado futuro a R$ 150/saca.

No caso de compra de Opções de Venda (Put): Ao invés de vender o futuro, o produtor pode comprar uma opção de venda (put). Isso lhe dá o direito de vender a soja a um preço mínimo (strike), pagando um prêmio pela opção.
Exemplo: O produtor paga um prêmio para ter o direito de vender a soja a R$ 145/saca em maio. Se o preço cair para R$ 130, ele exerce a put e vende a R$ 145. Se o preço subir para R$ 160, ele simplesmente não exerce a put (perde o prêmio), mas vende sua soja no mercado físico a um preço mais alto.

O produtor não precisa (e geralmente não deve) fazer hedge de 100% da sua produção. É comum fazer hedge de 30% a 70% da produção esperada. Isso permite alguma flexibilidade caso o preço suba muito. Decida em qual mês de vencimento do contrato futuro você quer se proteger (geralmente próximo à sua colheita ou momento de venda da soja) e monitore o preço dos contratos futuros de soja na B3 e compare-o com o seu preço de venda desejado.

Eu não vi opção na B3 para entrega fisica de produto, mas isso não tira as vantagens de usar o mecanismo acima com liquidação financeira. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 16/05/2025 at 10:17, Bolívar Luiz disse:

Olá, @Enio Bianchi Freitas.

Não sei dizer. Talvez a AUVP Agro tenha algum conteúdo relacionado ao assunto e, se não tiver, pode ser legal acompanhar e interagir lá que eles lêem os comentários e fazem um conteúdo legal.

Desculpe, não tenho conhecimento nenhum sobre isso. Sugiro que busque a Agrifatto para saber mais sobre os contratos.

Mais uma vez, lamento não saber como ajudar mais. Forte abraço.

Já acompanho a AUVP Agro... Preciso de mais conteúdo técnico e didático.

Pensei em fazer o curso da Agrifatto. Mas não encontrei nenhuma informação a respeito da qualidade do curso... E como meu tempo pra estudo nessa matéria está bem limitado, estou pensando duas vezes antes investir tempo em algo que não vai me servir kkkk

Mas obrigado por ter respondido 👍🏻

• Brabo 1
  • Criar novo...