Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite.

Os títulos Tesouro Prefixado e IPCA+ a liquidez normalmente é no vencimento dos títulos.

Há possibilidade de liquidar estes títulos antes do vencimento (em qualquer momento)? Se sim, qual seria o prejuízo?

Eu poderia resgatar o valor investido e o juros contratado seria proporcional ao tempo que o titulo ficou vigente?

• Brabo 2

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
10 minutes ago, Cartegeanes Nascimento disse:

Boa noite.

Os títulos Tesouro Prefixado e IPCA+ a liquidez normalmente é no vencimento dos títulos.

Há possibilidade de liquidar estes títulos antes do vencimento (em qualquer momento)? Se sim, qual seria o prejuízo?

Eu poderia resgatar o valor investido e o juros contratado seria proporcional ao tempo que o titulo ficou vigente?

Pelo que eu entendi, pode se resgatar à qualquer momento. A questão é que pode sofrer com a marcação a mercado, podendo perder dinheiro no dia da retirada por conta desse fator

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
17 minutes ago, Cimioni Mateus Colling Machado disse:

Pelo que eu entendi, pode se resgatar à qualquer momento. A questão é que pode sofrer com a marcação a mercado, podendo perder dinheiro no dia da retirada por conta desse fator

Verídico, os 2 (IPCA+ e Prefixado) são passiveis de marcação a mercado, prejuízo ou lucro vai depender da taxa de juros no momento da liquidação. Considerar tb a alíquota de IR regressiva. Vlw Mateus.

Editado por Cartegeanes Nascimento
  • Brabo 2
  • 0
Postado
14 horas atrás, Cartegeanes Nascimento disse:

Boa noite.

liquidez diaria sim, mas não utilizado como reserva de emergencia justamente pela volatividade de valor a mercado que sofre diariamente.

o resgate terá o juros proporcial ao periodo em partes, pense assim quando contratou IPC+7% e agora o governo está ofertando o IPCA+5 , logo o seu titulo IPCA+7% terá uma marcação a mercado positivo podendo resgatar o valor com uma rentabilidade melhor sem ter de esperar até o vencimento.

em tempos onde a oferta desse titulo está em seu pico historico e a tendencia é que essa taxa caia, muitos estão pegando esses titulos não para levar até o vencimento, mas se beneficiar da marcação a mercado, eu prefiro titulos mais longo como o IPC+ 2050 pois tem uma volatividade maior 

• Brabo 1
  • 0
Postado
15 horas atrás, Cartegeanes Nascimento disse:

Boa noite.

Você pode resgatar com lucro ou prejuízo, além do imposto que será recolhido.
O investimento sofrerá marcação a mercado, o que pode não ser favorável no momento do resgate.

Por isso, dinheiro que precisa de liquidez deve estar em CDBs de liquidez diária ou no Tesouro Selic.
Escolha o tipo de investimento de acordo com o objetivo, não invente.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 14/05/2025 at 23:27, Cartegeanes Nascimento disse:

Boa noite.

Boa tarde, @Cartegeanes Nascimento !

Apenas complementando nossos amigos.

Todos os títulos do Tesouro tem liquidez garantida diária ou no próximo dia útil a depender do dia ou horário em que for solicitado o resgate.

O que diferencia os títulos de fato é que o Tesouro Selic é o único que praticamente não sofre da marcação a mercado. Na íntegra, ele até sofre da marcação mas é uma variação muito pequena e que é corrigida diariamente fazendo com que consideremos que ele não sofra de marcação. Já os títulos do Tesouro prefixado e IPCA+ possuem a curva da marcação amis acentuada podendo gerar perdas de rentabilidade e até mesmo de capital se o resgate for feito em um momento inoportuno quando seu título está marcado para baixo.

É por este motivo que sempre falamos que o ideal é visar investir em renda fixa visando levar os títulos até o vencimento. No caso dos Tesouros prefixados e IPCA+, ficamos de olho neles como uma carta na manga a marcação a mercado como sendo um bônus que talvez seja oportuno usar. 

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Criar novo...