Jump to content

Pergunta

Postado

Durante o curso entendi que seria bom ter a melhor empresa de cada setor, principalmente para montar o topo(base) da piramide

porem estamos numa situação onde os bancos no brasil estão chamando muita atenção para investimento, com preços muito baixos para otimos bancos, me referencio principalmente a BB, Itau, Santander e Bradesco

Como escolher apenas um? Qual indicador olhar? Seria algo mais pessoal? e Seria errado ter mais de um desses em carteira?

Me deem a opniao de voces... como estão fazendo?

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 2
Postado
8 horas atrás, Arthur Leoni Dos Santos disse:

Durante o curso entendi que seria bom ter a melhor empresa de cada setor, principalmente para montar o topo(base) da piramide

porem estamos numa situação onde os bancos no brasil estão chamando muita atenção para investimento, com preços muito baixos para otimos bancos, me referencio principalmente a BB, Itau, Santander e Bradesco

Como escolher apenas um? Qual indicador olhar? Seria algo mais pessoal? e Seria errado ter mais de um desses em carteira?

Bom dia, @Arthur Leoni Dos Santos !

Tem um toque pessoal sim nessa escolha. Cada banco pode ter uma estratégia e/ou estar em um momento que lhe agrade mais (ainda com potencial de crescimento, já com uma boa fase de maturidade de mercado, etc). 

Normalmente quando damos essa empacada na escolha (e saiba que isso é perfeitamente natural de acontecer 😂) costuma-se observar os indicadores de eficiência para ver qual banco está apresentando uma operação melhor e ais rentável. Logo, observar ROE, margem líquida, ROIC, eventualmente um CAGR de lucro e/ou receita, um LPA para quem gosta de considerar valuation (apesar de eu não achar que seja tão necessário para o buy and hold, mas há quem goste).

Quanto a se ter mais de uma empresa no mesmo setor (dois ou ais bancos neste caso) o que é importante considerar são os ônus e bônus dessa iniciativa.

Isso estará envolvendo o que chamamos de risco não sistemático que é o risco inerente a uma empresa ou a um setor. Isso significa que quanto mais empresas temos em um mesmo setor, maior seria a parte de nossa carteira que estaria sujeita a um risco que afeta aquele setor como um todo. Qualquer evento que afete bancos de forma de geral como as altas taxas de juros, altos níveis de inadimplência da população, etc, todos os banco serão afetados invariavelmente. Além disso, outro ponto de atenção importante é que apesar de  não ser tão aparente, empresas de um mesmo setor competem mesmo marketshare. Isso implica que para uma empresa crescer, ela provavelmente está tomando o espaço de outra empresa. Em outras palavras, uma cresce e outra fica para trás.

Mas ter mais de uma empresa inserida no mesmo setor pode ter bônus também. Como comentei antes, o risco não sistemático envolve tanto o setor como uma empresa específica. E o que isso significa? Vamos pegar um caso recente como exemplo que é o Bradescão das massas. O banco está passando por uma reestruturação e modernização. E isso deixou o mercado com um olhar um pouco mais receoso para com o banco. Mas isso afetou unicamente o Bradesco. Ou seja, seus preços e expectativas que foram alvo. Enquanto isso, demais bancos como Santander, Itaú, BB, etc, seguiram vida normal. Perceba que foi algo que envolveu unicamente o Bradesco e não os demais bancos que participam do mesmo setor.

Neste caso, não tem muito certo ou errado em ter ou não mais de uma empresa do mesmo setor na carteira. Mas eu gosto sempre de deixar estes pontos claros pois sou da opinião que como investidores de longo prazo que somos, temos que ter ciência de cada passo que estamos dando e o que cada movimentação traz de consequência para que possamos medir se estamos ou não de acordo com isso e seguir tranquilos.

Espero que ajude!

• Me ajudou 1
  • 1
Postado

Bom dia!

Então, como falaram, pode tranquilamente ter mais de um sim... Na verdade pode fazer o que quiser, já que a carteira é sua! 😄🤣

Mas falando sério, eu mesmo tenho Banco do Brasil, Bradesco e Itausa (que não é banco, mas mais de 90% do lucro vem do Itaú...). 

BB é forte exposição ao agronegócio, maior volatilidade (o banco que mais oscila. Porém, justamente por isso, é o que dá mais oportunidades pra você entrar), mas também pagamentos excelentes, e é quase um fundo imobiliário, pois paga 8 vezes no ano (uma máquina de dividendos).

Itau é, sem dúvidas, o mais estável e quem tem gerado mais resultados, só que tem que analisar bem pra não pagar caro (pegar o "melhor" banco a preços elevados não vale a pena, melhor pegar um banco bom, com um desconto excessivo, que seu retorno é maior).

Bradesco e Santander foram os que sofreram mais com a Selic alta... Bradesco principalmente, por conta do calote das americanas... Só que Bradesco já deu uma subida, embora pro longo prazo ainda vale a pena. Eu mesmo montei posicao em BBDC3 com preço médio na cada dos 11 reais, e estou bem satisfeito (só não gostei porque subiu, já que queria ter comprado mais).

Mas qual você deve comprar só depende de você... Pesquisa os bancos, vê o que tem a melhor janela de oportunidade, e foca no longo prazo!

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado (edited)
10 horas atrás, Arthur Leoni Dos Santos disse:

Sinceramente, não vejo problema em ter mais de um banco na carteira. O importante é sempre considerar a descorrelação entre os ativos. Por exemplo: se você definiu um percentual específico para cada segmento de investimento, nada impede que divida a parcela destinada a bancos entre Bradesco e Itaú, caso enxergue atratividade em ambos.

Esse tipo de movimento pode fazer sentido, o problema está em transformá-lo em hábito. Quando isso acontece, o medo de “ficar de fora” pode levar você a encher a carteira de supostas “oportunidades da década”, e, no fim, sua carteira se parecerá mais com um ETF do que com uma seleção estratégica de ativos.

Espero ter contribuído.

Editado por Moroni Rolim
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)

Aproveitando o tópico sobre, estou um pouco na dúvida também... Já assisti o módulo sobre Bancos lá nas aulas e já vi que temos que observar o Market Share, PDD, ROE, ROIC; mas de fato, os bancos no Brasil possuem muito lucro. 

Como estou em fase de iniciar a construção de meu patrimônio por meio dos investimentos, gostaria de analisar realmente qual seria a melhor oportunidade pra mim, pois estou buscando boas oportunidades de crescimento e não em busca de Dividendos para viver de renda agora.

O BB, ainda continua com um desconto bom e tem entregue bons resultados, porém é estatal e não estamos na cabeça dos políticos que podem fazer besteira a qualquer momento. Claro que não vejo que só haja janela para prejuízo, mas penso que poderia ocorrer num momento lá na frente de minha velhice onde esse viés político estivesse prejudicando demais os resultados do Banco e assim, meu investimento. 

O Bradesco, por mais que também esteja descontado, não apresenta um histórico TÃO bom quanto os seus concorrentes nos últimos 10 anos. Acredito que teria que ter uma mudança muito grande e uma boa janela de tempo para ele se equiparar em relação aos ganhos dos outros bancões.

O BTG Pactual é conhecido como o maior banco de investimentos da América Latina e acredito que tenha muita oportunidade de crescimento, como vem demonstrando nos últimos anos. Indicadores similares ou até melhores em comparação com os do ITAÚ, principalmente quando destacamos o crescimento. Inclusive, estou tentando buscar maiores informações sobre os Tickers do BTG (BPAC3/5/11) pelo Release e outros documentos, mas não encontrei. Caso consigam me ajudar, agradeceria!

ITAÚ é o banco mais estável, com maior lucro e resultados dentre os bancos citados. Mas não sei estimar se ele já estaria chegando numa zona de maturidade que até o @Eddy Paulini comentou em outro tópico.

Santander eu não coloquei na relação do estudo, diante do que comparei com os indicadores entre os bancos acima.

Se não estou enganado, em algum vídeo comentou que não era bom ficar acompanhando os relatórios trimestrais, e sim os anuais, acredito que seja para não avaliarmos as empresas em um curto espaço de tempo. Mas não sei se entendi errado também.

Ou seja, quero fazer a escolha certa, pois fui para meu segundo setor de escolha e estou nessa dúvida tremenda e não queria partir para outro setor, sendo que estou com as informações ainda na cabeça. Se eu mudar pra outro, acabo perdendo o fio da meada kkkkkk

Editado por Natan Nei Da Silva Santos
  • 0
Postado
2 horas atrás, Natan Nei Da Silva Santos disse:

Aproveitando o tópico sobre, estou um pouco na dúvida também... Já assisti o módulo sobre Bancos lá nas aulas e já vi que temos que observar o Market Share, PDD, ROE, ROIC; mas de fato, os bancos no Brasil possuem muito lucro. 

Como estou em fase de iniciar a construção de meu patrimônio por meio dos investimentos, gostaria de analisar realmente qual seria a melhor oportunidade pra mim, pois estou buscando boas oportunidades de crescimento e não em busca de Dividendos para viver de renda agora.

O BB, ainda continua com um desconto bom e tem entregue bons resultados, porém é estatal e não estamos na cabeça dos políticos que podem fazer besteira a qualquer momento. Claro que não vejo que só haja janela para prejuízo, mas pode ocorrer que 

O Bradesco, por mais que também esteja descontado, não apresenta um histórico TÃO bom quanto os seus concorrentes nos últimos 10 anos. Acredito que teria que ter uma mudança muito grande e uma boa janela de tempo para ele se equiparar em relação aos ganhos dos outros bancões.

O BTG Pactual é conhecido como o maior banco de investimentos da América Latina e acredito que tenha muita oportunidade de crescimento, como vem demonstrando nos últimos anos. Indicadores similares ou até melhores em comparação com os do ITAÚ, principalmente quando destacamos o crescimento. Inclusive, estou tentando buscar maiores informações sobre os Tickers do BTG (BPAC3/5/11) pelo Release e outros documentos, mas não encontrei. Caso consigam me ajudar, agradeceria!

ITAÚ é o banco mais estável, com maior lucro e resultados dentre os bancos citados. Mas não sei estimar se ele já estaria chegando numa zona de maturidade que até o @Eddy Paulini comentou em outro tópico.

Santander eu não coloquei na relação do estudo, diante do que comparei com os indicadores entre os bancos acima.

Se não estou enganado, em algum vídeo comentou que não era bom ficar acompanhando os relatórios trimestrais, e sim os anuais, acredito que seja para não avaliarmos as empresas em um curto espaço de tempo. Mas não sei se entendi errado também.

Ou seja, quero fazer a escolha certa, pois fui para meu segundo setor de escolha e estou nessa dúvida tremenda e não queria partir para outro setor, sendo que estou com as informações ainda na cabeça. Se eu mudar pra outro, acabo perdendo o fio da meada kkkkkk

Vc me parece desconfortável com todos.

sera q esse setor eh pra vc?

O q vc procura? Tô perguntando isso pq vc citou o tamanho do Itaú como um possivel problema, mas ao avaliar os outros, o problema passa a ser q não eh tão bom qto o Itaú kkkk

Aí fica difícil 

• 0
Postado
1 hora atrás, Sergio Tanaka disse:

Vc me parece desconfortável com todos.

sera q esse setor eh pra vc?

O q vc procura? Tô perguntando isso pq vc citou o tamanho do Itaú como um possivel problema, mas ao avaliar os outros, o problema passa a ser q não eh tão bom qto o Itaú kkkk

Aí fica difícil 

Entendo seu ponto de vista. Acredito que a grande maioria dos alunos está aprendendo a entender os setores para poder iniciar os investimentos e diversificar. Não acho que não seria um setor pra mim, mas estou com dificuldades (normal ao meu ver) de encontrar a melhor opção diante das que temos atualmente. Já foi citado aqui e até nos vídeos do Raul que banco no Brasil tem muitas boas opções. 

De fato estou desconfortável com todos, e é devido a isso a minha dúvida. O único que comparei diretamente e individualmente com o Itaú foi o BTG. Os demais eu comparei com toda a cesta ofertada. Além disso, eu comentei que tenho a ciência de que ele é o mais estável ATUALMENTE. Os indicadores são bons, no entanto repito que não sei mensurar se estaria chegando num nível de maturidade que não haverá muito crescimento, apesar de continuar crescendo. 

• Criar novo...