Jump to content

Pergunta

Postado

Estou assistindo à aula sobre proventos do curso e fiquei com duas dúvidas:

Considerando que as empresas são obrigadas a distribuir no mínimo 25% do lucro aos acionistas, por que motivo elas optariam por distribuir mais do que esse percentual?

Em relação às bonificações, minha dúvida é parecida: por que uma empresa decide distribuir bonificações aos acionistas? O que ela ganha ao fazer isso?

• Brabo 2

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
37 minutes ago, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Considerando que as empresas são obrigadas a distribuir no mínimo 25% do lucro aos acionistas, por que motivo elas optariam por distribuir mais do que esse percentual?

Bom dia Bernardo. 

Pense na AMBEV por exemplo, ela é gigantesca, não existe muito mais para onde crescer, logo não faz sentido reter todo o lucro pois não existe mais investimentos que faça ela crescer, então decide distribuir o lucro 

Agora pense em VIVARA, PRIO, essas  empresas tem muito para onde crescer e investimentos a fazer, logo não faz sentido distribuir mais do que o obrigatório por que atrapalharia sua expansão. 

45 minutes ago, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Em relação às bonificações, minha dúvida é parecida: por que uma empresa decide distribuir bonificações aos acionistas? O que ela ganha ao fazer isso?

Bonificações não pagam impostos. 

É só mais uma maneira de beneficiar o acionista 

receber uma ação ou o valor dela em dividendo daria na mesma, e ajuda na liquidez da ação também 

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Não entendo muito os pormenores, mas a distribuição de dividendos, JCP além do determinado, busca uma isenção fiscal, isso é coisa contábil vai além do meu conhecimento.

E a bonificação é para mim é uma geração valor para o acionista que quer consegue ter mais ações a um preço inferior ao preço de mercado, ainda que isso vá diluir o valor da empresa que agora passará ter mais ações, é um bônus para quem é cotista, que compra mais barato, mas também é uma grande CAPITAÇÃO de novos recursos, fazer caixa.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa tarde, @Bernardo Rohnelt Carrilho !

Apenas complementando nosso amigo @Braz Renovato Strazzeri.

Isso pode ter diversos motivos. Além do explicado pelo nosso amigo onde a empresa enxerga que não tem mais espaço para crescer e consequentemente não vai ficar com dinheiro em caixa, temos também casos onde é uma estratégia da empresa para tentar captar mais recursos para capital social da empresa chamando a atenção de investidores que procuram por empresas pagadoras de dividendos que consequentemente injetarão mais dinheiro.

Sempre importante avaliar neste ponto se as distribuições que a empresa está fazendo são saudáveis. Ou seja, se de fato a empresa não está mais visando crescimento e nem está precisando reinvestir em si para ao menos se manter sem necessariamente crescer, se não está distribuindo além do que possui, etc.

E como título de curiosidade sobre o tema, é possível ainda assim uma empresa sequer remunerar seus acionistas. 

O pagamento de dividendos de uma empresa é informado pelo seu estatuto. Dentro do estatuto a empresa vai informar como ela vai remunerar seus acionistas indicando percentuais pagos, periodicidade e condições para pagamento dos dividendos e/ou JCP. 

Caso a empresa não cite nenhuma informação sobre a remuneração aos acionistas em forma de proventos, ou seja, ela omita no estatuto qualquer informação sobre remuneração aos acionistas, ela por regulamentação da CVM deverá pagar aos seus acionistas 25% do lucro líquido do exercício.

Mas aqui vem uma questão interessante. Como dito, se a empresa não fale nada sobre o pagamento, ela se enquadra na regra da CVM explicada acima. Porém, se a empresa informa algo no estatuto é este informe que vai ser levado em consideração onde a regra da CVM só se aplica na omissão da informação. Logo, uma empresa pode optar por descrever em seu estatuto que ela não vai remunerar seus acionistas em forma de proventos.

Essa é uma das várias formas que uma empresa pode remunerar seus acionistas como uma forma de recompensar pelo dinheiro nela investido. Você é gratificado com novas ações sem desembolsar dinheiro para isso o que é muito bom pois seu percentual de participação na empresa aumenta e consequentemente se ganha mais remunerações seja nos lucros por ação, recebimentos de proventos e uma bola de neve onde quanto mais ações se tem, mais seremos bonificados e assim por diante.

Espero que agregue ao tema!

• 0
Postado
2 horas atrás, Bernardo Rohnelt Carrilho disse:

Se você abre um negocio, uma empresa, é para ganhar dinheiro, receber um dinheiro no bolso. acionista quer que a empresa cresça para uma hora distribuir os lucros.

Porque eu (você) iria querer ser sócio de uma empresa que diz que vai ficar 30 anos sem distribuir lucros?

E no caso os principais acionistas, são os que mais dinheiro recebem, e são eles que votam pela distribuição.

• Brabo 1
  • 0
Postado
19 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

Não entendo muito os pormenores, mas a distribuição de dividendos, JCP além do determinado, busca uma isenção fiscal, isso é coisa contábil vai além do meu conhecimento.

Boa tarde, @Antonio De Matos Teixeira Neto !

Essa parte de benefício fiscal é aplicado quando a empresa remunera seus acionista com pagamentos de JCP e não dividendos. Isso acontece pois contabilmente falando, os juros sobre capital próprio são lançados como custos para a empresa o que consequentemente diminui seu lucro e isso é comumente utilizado como manobra fiscal para reduzir o IRPJ.

• Brabo 1
  • Criar novo...