João Barros#1434 Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira. Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está tecnicamente errado? Ele diz que é só somar as taxas ao fim do período para obter o rendimento final, porém devemos multiplicar elas, não ? Exemplo: IPCA no período = 5% Pós fixado IPCA + 6% (vamos desconsiderar o IR) Pela descrição do TD, o rendimento final seria 6% + 4% = 10% Porém na prática ele vai ser (1-0,04)x(1-0,06) = 10,24% Ou eu estou maluco ? 2
0 Bolívar Luiz Postado 7 horas atrás Postado 7 horas atrás 13 horas atrás, João Barros#1434 disse: Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira. Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está tecnicamente errado? Ele diz que é só somar as taxas ao fim do período para obter o rendimento final, porém devemos multiplicar elas, não ? Exemplo: IPCA no período = 4% Pós fixado IPCA + 6% (vamos desconsiderar o IR) Pela descrição do TD, o rendimento final seria 6% + 4% = 10% Porém na prática ele vai ser (1-0,04)x(1-0,06) = 10,24% Ou eu estou maluco ? @João Barros#1434 Acho que no site do Tesouro Direto eles estão fazendo uma simplificação para leigos, já que a diferença vai ser bem pequena. rsrsrs Na verdade, a fórmula real é: (1 + Taxa Prefixada) x (1 + Variação do IPCA) – 1 = Rentabilidade total 1 1
0 Gustavo Gregorin Coelho Postado 15 horas atrás Postado 15 horas atrás 6 horas atrás, João Barros#1434 disse: Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira. Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está tecnicamente errado? Ele diz que é só somar as taxas ao fim do período para obter o rendimento final, porém devemos multiplicar elas, não ? Exemplo: IPCA no período = 5% Pós fixado IPCA + 6% (vamos desconsiderar o IR) Pela descrição do TD, o rendimento final seria 6% + 4% = 10% Porém na prática ele vai ser (1-0,04)x(1-0,06) = 10,24% Ou eu estou maluco ? Sinceramente, sempre entendi que é a soma…igual a explicação da página do TD. Mas agora você me deixou com a pulga atrás da orelha🤣🤣🤣 1
0 Bruno Rangel Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás @João Barros#1434 A sua conta/Calculo éo mais proximo da Realidade! Baseado na Equação do Jovem Fisher (1 + taxa de juros nominal) = (1 + taxa de juros real) * (1 + taxa de inflação). 1
Pergunta
João Barros#1434
Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira.

Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está tecnicamente errado?
Ele diz que é só somar as taxas ao fim do período para obter o rendimento final, porém devemos multiplicar elas, não ?
Exemplo:
IPCA no período = 5%
Pós fixado IPCA + 6% (vamos desconsiderar o IR)
Pela descrição do TD, o rendimento final seria 6% + 4% = 10%
Porém na prática ele vai ser (1-0,04)x(1-0,06) = 10,24%
Ou eu estou maluco ?
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
16/Mai
4
Top Posters For This Question
Bruno Rangel 1 post
Gustavo Gregorin Coelho 1 post
Bolívar Luiz 1 post
João Barros#1434 1 post
DIAS POPULARES
16/Mai 2025
4 posts
Os mais famosos desse tópico
João Barros#1434
Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira. Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está
Bolívar Luiz
@João Barros#1434 Acho que no site do Tesouro Direto eles estão fazendo uma simplificação para leigos, já que a diferença vai ser bem pequena. rsrsrs Na verdade, a fórmula real é:
Posted Images
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts