Jump to content

Pergunta

Postado

Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira.

Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está tecnicamente errado?

image.png.ce88a6403716e5eea516df2934a8b205.png

Ele diz que é só somar as taxas ao fim do período para obter o rendimento final, porém devemos multiplicar elas, não ?

Exemplo:
IPCA no período = 5%
Pós fixado IPCA + 6% (vamos desconsiderar o IR)

Pela descrição do TD, o rendimento final seria 6% + 4% = 10%
Porém na prática ele vai ser (1-0,04)x(1-0,06) = 10,24%

Ou eu estou maluco ?

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
6 horas atrás, João Barros#1434 disse:

Sempre comprei os títulos do TD via corretora, e revendo as aulas de RF fui acessar o site do tesouro direto de bobeira.

Na parte em que ele explica a rentabilidade de um pós fixado, ele não está tecnicamente errado?

Ele diz que é só somar as taxas ao fim do período para obter o rendimento final, porém devemos multiplicar elas, não ?

Exemplo:
IPCA no período = 5%

Ou eu estou maluco ?

Sinceramente, sempre entendi que é a soma…igual a explicação da página do TD. Mas agora você me deixou com a pulga atrás da orelha🤣🤣🤣

• Brabo 1
  • 0
Postado
13 horas atrás, João Barros#1434 disse:

Exemplo:
IPCA no período = 4%

Ou eu estou maluco ?

@João Barros#1434 

Acho que no site do Tesouro Direto eles estão fazendo uma simplificação para leigos, já que a diferença vai ser bem pequena. rsrsrs

Na verdade, a fórmula real é:

(1 + Taxa Prefixada) x (1 + Variação do IPCA) – 1  = Rentabilidade total

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...