Jump to content

Recommended Posts

Tenho um imóvel ( em nome de minha mãe) avaliado em R$ 350.000.00. Sujestão: Vendo e invisto. Faço um financiamento e compro o imóvel e invisto o valor recebido da venda pra pagar o financiamento. Lembrando que este imóvel encontra-se alugado gerando R$ 1750.00 de aluguel
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

César André De Camargo Abbade Difícil opinar sem saber sua estratégia, seus objetivos e as condições desse novo financiamento.
O que eu posso te dizer é que teu imóvel, pela realidade da minha cidade, Vitória-ES, está muito bem alugado. Eu tenho um imóvel avaliado em quase o dobro desse valor e recebo $1.600,00 mensais pelo aluguel.
Lembrando que na venda você costuma pagar 5\% de comissão para o corretor, caso use os serviços de um. A escrituração, registro e ITBI geralmente é por conta do comprador, mas caso você precise passar do nome da sua mãe para o seu antes de vender vai precisar pagar essas taxas (a não ser que seja imóvel de inventário). E entra IR de 15\% a 22.5\% sobre o lucro da venda.
Link para compartilhar
Share on other sites

César André De Camargo Abbade pelo que vi você é da Turma 13, certo? Este tema será abordado no curso, mas vou adiantar para você que em quase 100\% dos casos pegar um financiamento e aplicar o dinheiro para pagar o financiamento não fecha a conta. Neste mês esta questão surgiu com a Turma 12 e trocamos algumas mensagens aqui na comunidade. Dê uma lida no post https://aulas.unicaverdadepossivel.com.br/mod/hsuforum/discuss.php?d=3068 PS: desconsidere a minha primeira resposta, pois conversei com o Raul sobre o assunto e realmente eu tinha a certeza que a situação conversada no post seria possível. Espero que esclareça, e se tiver mais dúvidas, estamos por aqui.
Link para compartilhar
Share on other sites

oi Cesar, não se consegui entender onde você quer chegar. Primeiro descubra quanto o aluguel está te rendendo: Aluguel x 12 meses - IPTU - Manutenções - IR - (financiamento e taxas de imobiliária caso exitam) isso te da o quanto você ganha anualmente. Agora veja quanto isso representa do valor do imóvel: Valor do imóvel X Cálculo acima / 100 Com esses dados você consegue comparar com uma rentabilidade teórica, compare também com as taxas de um novo financiamento. Feito isso avalie o quanto você está disposto a lidar com a volatilidade do mercado. Matematicamente eu acredito que o investimento sempre vai ganhar até mesmo pq a incidência de impostos é menor, mas avalie o seu lado psicológico e emocional também. Até mais o/
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde César, Acho que antes de uma questão financeira, você pode ter que resolver uma questão jurídica. Se o imóvel está em nome de sua mãe, existe uma infinidade de problemas que isso pode trazer para você. Por exemplo, Esse imóvel é fruto de herança? Você comprou e colocou em nome de sua mãe? você tem irmãos? Sua mãe é viva ou já falecida? Acredito que antes da decisão financeira, você precisa lidar com as burocracias jurídicas que podem advir pelo simples fato do imóvel estar em nome de sua mãe.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também acredito que vc facilmente conseguiria uma rentabilidade maior do que 0,5 a.m. que é seu rendimento atualmente. No entanto, eu teria que analisar do ponto de vista do seu patrimônio físico, creio que ter ao menos um imóvel é interessante, mesmo que não renda uma "maravilha". Faz parte da diversificação. Renda Fixa, Renda Variável, Imóvel/Fundos Imobiliários, etc. É, inclusive investimento de longo prazo - dependendo da localização, mas também tem seus riscos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Financeiramente falando, a principio, acredito que vender e usar o dinheiro para investir faça mais sentido. Porém é difícil julgar o que faz mais sentido nos teus investimentos. Se vai pagar imposto na venda do imóvel. Se tua mãe tiver outros herdeiros pode ter algum problema jurídico também...
Link para compartilhar
Share on other sites

César André De Camargo Abbade confesso que não entendi direito a pergunta para poder opinar...
Este imóvel de 350k esta quitado ? ou você esta pagando financiamento dele ? Ou você quer saber se vale a pena entrar nos FII ou continuar com a operação de pegar o dinheiro do financiamento e fazer outro ? e rodar o ciclo...
Link para compartilhar
Share on other sites

Investir um valor para contrair um financiamento no mesmo valor não faz muito sentido.
Porém, vender um imóvel para investir o valor é uma dúvida que eu também tenho. Em termos de rentabilidade mensal, 0,5\% a.m. está ótimo para aluguel, mas não para investimentos.
Porém, a questão não se resume a isso.
Também deve ser considerado o fato de que o valor nominal de um bom imóvel tende a aumentar no decorrer dos anos em razão da inflação. A resposta não é tão simples quanto parece.
Link para compartilhar
Share on other sites

César André De Camargo Abbade fora todas as questões jurídicas colocadas nas respostas relacionadas a herança, imagino que seja um emaranhado as declarações anuais de IR da sua mãe e a sua, pois ela compra o terreno e ela investe na construção, e depois vende para você. Neste movimento, em teoria haveria um ganho de capital com incidência de IR, e aí sua mãe comprova a compra de um novo terreno com o dinheiro da venda feita para você do imóvel anterior, e assim vai fazendo a bola de neve. E aí para pagar os financiamentos que você pegou para comprar a casa da sua mãe, você usa o valor do aluguel. É isto? Em teoria a conta no final não vai fechar, pois o que você vai pagar de parcela de financiamento será maior que o valor do aluguel líquido recebido.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...