Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia a todos. Estando estudando a pouco tempo na AUVP e ainda me conhecendo aos poucos em relacao a investimentos e acoes, tenho me pegado com uma mania que nao consigo largar. Eu tenho comprado as acoes escolhidas pra minha carteira, só quando elas caem.

Simplesmente percebi isso em mim ao longo desse inico da minha jornada de investimentos. Eu fico muito contrariado ao ver as acoes subindo e ai simplesmente nao compro. Guardo o dinheiro para um proximo aporte em 1 semana, 1 mes ou ate mais.

Se por um lado há um lado positivo obvio nisso, por outro eu tive conhecimento de estudos que mostram que se vc perder alguns poucos dias de bolsa ( se me recordo bem  sao 6 dias somente) vc acaba perdendo mais de 70% da alta, e por isso é sempre melhor vc estar sempre dentro da bolsa e comprando ( esse estudo é referente a bolsa americana).

O quanto meu comportamento é nocivo? Acham que tem algum problema eu continuar assim? Alguem tem algum estudo ou informacao que possa me ajudar a esclarecer os pensamentos?

Obrigado

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
5 horas atrás, Leonardo Rezk Cunha disse:

Bom dia a todos. Estando estudando a pouco tempo na AUVP e ainda me conhecendo aos poucos em relacao a investimentos e acoes, tenho me pegado com uma mania que nao consigo largar. Eu tenho comprado as acoes escolhidas pra minha carteira, só quando elas caem.

Simplesmente percebi isso em mim ao longo desse inico da minha jornada de investimentos. Eu fico muito contrariado ao ver as acoes subindo e ai simplesmente nao compro. Guardo o dinheiro para um proximo aporte em 1 semana, 1 mes ou ate mais.

Se por um lado há um lado positivo obvio nisso, por outro eu tive conhecimento de estudos que mostram que se vc perder alguns poucos dias de bolsa ( se me recordo bem  sao 6 dias somente) vc acaba perdendo mais de 70% da alta, e por isso é sempre melhor vc estar sempre dentro da bolsa e comprando ( esse estudo é referente a bolsa americana).

O quanto meu comportamento é nocivo? Acham que tem algum problema eu continuar assim? Alguem tem algum estudo ou informacao que possa me ajudar a esclarecer os pensamentos?

Obrigado

Bom dia, @Leonardo Rezk Cunha.

Nesse estudo, foi comparada a rentabilidade de uma pessoa que aportava mensalmente independente da cotação (dollar cost averaging) com alguém que só comprasse quando uma ação estivesse quando a ação estivesse na maior baixa entre duas altas históricas (buy the dip), ou seja, ela seria capaz de saber exatamente o momento de baixa máxima pra comprar.

image.png.2859c1fb03c7417b5d0f00e71601411b.png

Os pontos vermelhos no gráfico representam os momentos de compra de quem aportou apenas nas mínimas entre duas máximas históricas.

Como pode ver, mesmo com a clara vantagem da onisciência, aportes regulares ainda assim ganharam em rentabilidade.

Como nós gerimos uma carteira com múltiplos ativos, a mesma coisa pode se aplicar na nossa carteira: Aportes regulares vão ser a opção mais rentável.
Além disso, alguns ativos, mesmo quando em queda, nem sempre vão necessariamente representar a melhor oportunidade dentro dos ativos que temos. O que quero dizer com isso? Quero dizer que, para se livrar desse viés de só comprar algo na queda e nunca quando está se valorizando, deixe com que o Diagrama do Cerrado faça essa gestão por você. Ele provavelmente vai ser mais eficiente em identificar as oportunidades que estão sub-representadas na nossa carteira e como gerir ela de maneira segura.

Forte abraço!

Fonte:
https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Eu entendo o comportamento, mas também pensando no formato do diagrama que usamos, se ele estiver equilibrado naturalmente uma ação que tiver subido muito não irá pedir por aportes, certo? A prioridade será sempre para o rebalanceamento com relação aos papeis que ficaram para tras. 

Exemplo de carteira com ação A, B, C com todas tendo peso/força 8. Ou seja, todas irão ocupar cerca de 33% da carteira. Agora a ação A evoluiu mais no seu preco e agora está ocupando cerca de 50% da carteira. Oq o diagrama vai lhe pedir naturalmente é para alocar mais capital nas ações B e C até vc conseguir atingir novamente a distribuição de 33%.

• Criar novo...