Jump to content
  • 0

Compra de carro

Pergunta

Postado

Fala, meus nobres!

Será que vocês conseguiriam me aconselhar?

Minha empresa tem dado dinheiro apenas de um ano pra cá, depois de anos de luta até se equilibrar. Nesse período de 14 meses consegui juntar 140 mil reais (10 mil por mês em média). Agora me vejo numa posição de precisar de um carro para a empresa/uso pessoal também (hoje uso uber).

Toda a minha alocação está em renda fixa (caixinha 120% do CDI). Estou fazendo as aulas da AUVP por agora justamente para diversificar melhor isso. Mas a minha ideia seria gastar uma parte desse dinheiro para comprar um veículo usado (entre 50 e 55 mil reais). Como vocês fariam essa aquisição?

Entrada + financiamento para não descapitalizar muito? Tudo a vista?

Minhas outras opções será continuar procurando um prestador de serviço que tenha carro, mas uma pessoa responsável e cuidadosa está um pouco difícil... estou pensando seriamente em trazer pra dentro da empresa esse processo.

Agradeço a todos que tirarem um tempinho para me ajudar :)

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 16/05/2025 at 18:52, Convidado Anônimo disse:

Fala, meus nobres!

Minha empresa tem dado dinheiro apenas de um ano pra cá, depois de anos de luta até se equilibrar. Nesse período de 14 meses consegui juntar 140 mil reais (10 mil por mês em média). Agora me vejo numa posição de precisar de um carro para a empresa/uso pessoal também (hoje uso uber).

Toda a minha alocação está em renda fixa (caixinha 120% do CDI). Estou fazendo as aulas da AUVP por agora justamente para diversificar melhor isso. Mas a minha ideia seria gastar uma parte desse dinheiro para comprar um veículo usado (entre 50 e 55 mil reais). Como vocês fariam essa aquisição?

Minhas outras opções será continuar procurando um prestador de serviço que tenha carro, mas uma pessoa responsável e cuidadosa está um pouco difícil... estou pensando seriamente em trazer pra dentro da empresa esse processo.

Boa tarde, Anônimo!

Não sei se compreendi 100% sua situação e sua dúvida. Mas vamos lá ver se consigo contribuir em algo!

Fazer um financiamento hoje talvez não seja uma boa opção dado as taxas de juros elevadas. Pode ficar um pouco caro essa conta, mas seria bom dar uma pesquisada aí nas taxas sendo oferecidas.

Além disso, tem um toque pessoal aí também. Por exemplo, eu se possível me descapitalizaria um pouco para fazer a aquisição a vista, talvez até tentando negociar um desconto, algo assim, do que ir dormir com uma dívida na cabeça. Só que isso varia de pessoa para pessoa e precisaria ver também o quanto esses 50 mil lhe fariam falta, como está seu planejamento para essa aquisição em vista que estamos falando de pouco mais de 1/3 do seu dinheiro.

No caso que você fala sobre procurar um prestador de serviço, seria procurar um motorista para fazer os seus serviços de uber? Me desculpe, mas foi essa parte que não entendi muito bem  😅

Espero que ajude de alguma maneira e podemos tentar desenrolar mais o assunto!

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

🧮 Custo total de ter um carro x usar transporte por aplicativo:

Muita gente olha só o valor de compra do carro, mas esquece que ter um veículo envolve uma série de custos invisíveis que vão pesando no bolso ao longo do tempo, como:

• 🛠️ Manutenção e revisões periódicas;
  • 🧾 IPVA, licenciamento, emplacamento;
  • 🚗 Seguro (que pode ser salgado dependendo da região e perfil);
  • 🅿️ Estacionamento ou garagem (custo fixo se não tiver onde guardar);
  • 🛢️ Combustível;
  • 👨‍🔧 Eventualmente, motorista ou colaborador com carteira habilitada.

Quando você soma tudo isso, o custo efetivo por quilômetro rodado pode ficar bem alto, especialmente se o carro rodar pouco ou ficar muito tempo parado.
➡️ Aplicativos como Uber, 99, etc., acabam sendo mais competitivos nesse cenário — você paga apenas pelo uso, sem depreciação e sem preocupações.

Então, como decidir com base nisso?

• Se o uso for eventual, ou abaixo de 800 a 1000 km por mês, talvez o carro não se pague financeiramente — o Uber ganha em custo-benefício e flexibilidade.
  • Se o carro for ferramenta essencial no dia a dia da empresa, trazendo produtividade e agilidade, pode sim valer a pena ter um próprio, mesmo com os custos embutidos.
Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • 0
Postado

Fala, meus nobres!

📊 Opções e o que considerar:

💡 1. Comprar à vista (R$ 50 a 55 mil):

Vantagens:

• Sem juros;
  • Sem comprometer fluxo de caixa futuro;
  • Maior poder de negociação no preço.

Desvantagem:

• Reduz sua reserva de emergência e oportunidade, o que pode deixar a empresa mais vulnerável.

Indicado se:

• Você ainda ficaria com pelo menos 6 meses de custos fixos da empresa em reserva (e/ou receita previsível e recorrente).

💳 2. Entrada + financiamento leve (ex: 30 mil de entrada + saldo em 12x):

Vantagens:

• Mantém parte do caixa investido;
  • Parcela menor, mais previsível;
  • Permite comprar o carro sem "desidratar" a empresa.

Desvantagem:

• Custo financeiro com juros (ainda que pequenos, vão comer parte do rendimento da renda fixa).

Indicado se:

• Você quer manter mais caixa como margem de segurança ou para reinvestir no negócio.

🧮 3. Deixar de comprar e seguir com prestador de serviço:

Vantagens:

• Nenhum investimento agora;
  • Custo variável (sem depreciação, IPVA, manutenção).

Desvantagem:

• Menor controle e confiabilidade;
  • Possível perda de eficiência e imagem da empresa.

Indicado se:

• Você ainda não tem certeza da necessidade ou do uso frequente do carro.

🧠 bônus: compre como empresa (se fizer sentido jurídico e contábil)

Se possível, avalie comprar o veículo em nome da empresa, o que pode permitir:

• Dedução de parte dos custos no IRPJ ou Simples Nacional;
  • Apropriação contábil como ativo fixo;
  • Melhor planejamento financeiro.

Converse com seu contador para ver se esta opção realmente traz mais benefícios para seu tipo de empresa.

• Brabo 2
  • 0
Postado

O que eu faria.

Compraria o carro parcelado com entrada. Deixaria o dinheiro rendendo na caixinha, ia pagando o carro com o rendimento da empresa (o dinheiro guardado ficaria como uma reserva de emergência, deu merda uso ele).

Pelo que você disse, acho que é uma realidade plausível e que você consegue pagar o carro com o rendimento da empresa (tem que pensar em impostos, manutenção e seguro também).

Assim, não ficaria descapitalizado e manteria a segurança do investimento.

Só tem que tomar cuidado pra não "sumir" com esse dinheiro do caixa e ficar só com a divida.

E nunca compraria um carro zero também.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

fala Anônimo,

Complementando os colegas, se você tem dependentes, acredito que é obrigatório (se puder ter e manter, é claro) ter um carro em detrimento de usar carros por aplicativo. Por questão de possíveis emergências, flexibilidade, etc etc.

Caso você more em interior, carros por aplicativo podem te deixar na mão. Principalmente pela manhã ou no horário noturno.

Caso você tenha costume de fazer várias viagens entre cidades, viagens mais longas de carro, por aplicativo sempre vai perder no valor em detrimento de ter um carro próprio.

Supondo que você chegou na conclusão de comprar um carro:

1. Sobre financiamento, não vale a pena. Talvez se existisse um meu carro minha vida, até valeria a pena. Mas os juros praticados em financiamentos de automóvel são sempre abusivos, financeiramente falando é inviável. 
2. Se o seu receio é de descapitalização momentânea, vale a reflexão: você precisa de um carro de 50k a 55k ? ou um carro na faixa de 30k te atenderia igualmente? Já aí seria aí 20k a 25k não descapitalizados. Esse ponto aqui é importante, eu e minha esposa iríamos adquirir um argo 2018 por 55k, mas raciocinando um pouco mais, um gol 2014 atenderia a gente igualzinho, só que pagando 30k nele. Compramos o golzinho e tem um ano que estamos com o meninão na garagem, só troco daqui uns 10 anos e olhe lá kkkkkk
3. Tenha ciência que naturalmente seu custo fixo vai aumentar um pouco, vale a pena orçar em média e calcular esse aumento de gasto.

Editado por João Barros#1434
  • Brabo 1
  • 0
Postado
On 19/05/2025 at 17:35, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, Anônimo!

Não sei se compreendi 100% sua situação e sua dúvida. Mas vamos lá ver se consigo contribuir em algo!

Fazer um financiamento hoje talvez não seja uma boa opção dado as taxas de juros elevadas. Pode ficar um pouco caro essa conta, mas seria bom dar uma pesquisada aí nas taxas sendo oferecidas.

Além disso, tem um toque pessoal aí também. Por exemplo, eu se possível me descapitalizaria um pouco para fazer a aquisição a vista, talvez até tentando negociar um desconto, algo assim, do que ir dormir com uma dívida na cabeça. Só que isso varia de pessoa para pessoa e precisaria ver também o quanto esses 50 mil lhe fariam falta, como está seu planejamento para essa aquisição em vista que estamos falando de pouco mais de 1/3 do seu dinheiro.

No caso que você fala sobre procurar um prestador de serviço, seria procurar um motorista para fazer os seus serviços de uber? Me desculpe, mas foi essa parte que não entendi muito bem  😅

Espero que ajude de alguma maneira e podemos tentar desenrolar mais o assunto!

Isso! Na verdade hoje a gente tem um prestador de serviço para realizar as nossas entregas. Mas ele está para mudar de profissão e eu já passei por 4 entregadores diferentes e é sempre delicado. Chega um momento que cansa, estava preferindo tentar trazer isso para dentro da empresa e a gente mesmo, tendo um carro, fazer as entregas

• 0
Postado
On 19/05/2025 at 23:41, João Barros#1434 disse:

fala Anônimo,

Complementando os colegas, se você tem dependentes, acredito que é obrigatório (se puder ter e manter, é claro) ter um carro em detrimento de usar carros por aplicativo. Por questão de possíveis emergências, flexibilidade, etc etc.

Caso você more em interior, carros por aplicativo podem te deixar na mão. Principalmente pela manhã ou no horário noturno.

Caso você tenha costume de fazer várias viagens entre cidades, viagens mais longas de carro, por aplicativo sempre vai perder no valor em detrimento de ter um carro próprio.

Supondo que você chegou na conclusão de comprar um carro:

1. Sobre financiamento, não vale a pena. Talvez se existisse um meu carro minha vida, até valeria a pena. Mas os juros praticados em financiamentos de automóvel são sempre abusivos, financeiramente falando é inviável. 
2. Se o seu receio é de descapitalização momentânea, vale a reflexão: você precisa de um carro de 50k a 55k ? ou um carro na faixa de 30k te atenderia igualmente? Já aí seria aí 20k a 25k não descapitalizados. Esse ponto aqui é importante, eu e minha esposa iríamos adquirir um argo 2018 por 55k, mas raciocinando um pouco mais, um gol 2014 atenderia a gente igualzinho, só que pagando 30k nele. Compramos o golzinho e tem um ano que estamos com o meninão na garagem, só troco daqui uns 10 anos e olhe lá kkkkkk
3. Tenha ciência que naturalmente seu custo fixo vai aumentar um pouco, vale a pena orçar em média e calcular esse aumento de gasto.

Eu tenho usado carro de aplicativo nos últimos anos e realmente o serviço piorou muito, tá difícil. Moro no Rio de Janeiro. Sobre o valor do carro, pensei num Honda Fit na verdade, por saber que é um carro que consigo com uma certa idade e preço ok e com pouco histórico de problemas. Como usaria também para o trabalho, precisaria de espaço. Muito obrigado pelas dicas! Vou repensar 

• 0
Postado
4 horas atrás, Rodolfo Antonici disse:

Uma coisa que ninguém deu de ideia: fazer um aluguel anual de um carro básico. Assim você não tem o problema da descapitalização e pode juntar mais um ano para comprar a vista.

É, então, cheguei a cogitar isso mas me assustei com os valores de quase 3 mil por mês. Mas vou refazer algumas contas

• Criar novo...