Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

PESSOAL, BOM DIA! pode ser uma pergunta boba, mas lá vai!

Além de as número 3 serem ordinárias e as 4 preferenciais, existe alguma outra diferença que seja melhor comprar BBDC4 ao invés de BBDC3?

Estou avaliando entrada nela e me surgiu essa dúvida mediante análise,

obs.: gostei da bbdc3, pois o DY dela está bem maior.

Editado por Heylon Sales
  • Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
27 minutes ago, Heylon Sales disse:

Além de as número 3 serem ordinárias e as 4 preferenciais, existe alguma outra diferença que seja melhor comprar BBDC4 ao invés de BBDC3?

As diferenças estão na prioridade dos dividendos, direito de votação e talvez liquidez, apesar de hoje eu não percebo quase diferença nessa questão, talvez numa possível venda do banco, pode pesar ter BBDC3 que aí vc tem direito de vender suas ações no mesmo valor dos controladores.

Agora sendo bem sincero, compraria a que estivesse com preço menor, tenho BBDC4 e também sou um investidor muito pequeno.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Bom dia!

Então, BBDC3, por ser ordinária, dá direito a voto, e tem 100% de Tagalong.

Já BBDC4 são as ações preferenciais, recebem um percentual maior de dividendos e não tem direito a voto. E tem 80% de tag along.

Só que apesar de ter um percentual maior de recebimento de dividendos, como BBDC3 está mais descontada, o D/Y fica maior - só que se a cotação das ordinárias e preferenciais fossem idênticas, BBDC4 pagaria mais. O que mostra que preço Importa, já que por ser mais barata, o yield das ações ordinária mais em conta.

A parte voto é irrelevante pra 99% dos investidores, já que é preciso ter um percentual muito alto de participação para poder influenciar de alguma forma.

Outra diferença é a liquidez. Apesar de BBDC3 ser menos líquida (ter um volume menor de negociais em um único pregão/dia), ainda é uma liquidez absurda, de aproximadamente 50 milhões de reais por dia.

A não ser que você seja bilionário, ou pretenda operar opções (onde a liquidez é uma vantagem), no caso de Bradesco, as ações ordinárias são mais viáveis.

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Pessoal li todos os comentários, agradeço demais o envolvimento de todos, 😍

@Antonio De Matos Teixeira Neto , @Thiago Cappi Da Cruz , @Henrique Magalhães

Então, de 2020 para cá devido a eu não ter uma confiança nas minhas análises de ações eu não adquiri ações e foquei no que eu entendia e compreendia mais, que são fundos imobiliários. Minha carteira atualmente está mais de 90% de FIIs na B3. Acompanho o cenário de ações, porém só de olho, mas agora com as aulas da AUVP eu tenho sentindo uma melhor compreenção dos indicadores e algumas dúvidas vem aparecendo durante as minhas análises. Bradesco, itaú, Banco do Brasil (setor financeiro em geral), Sanepar, Klabin, porto seguro, ISA,  são empresas que eu fiquei de olho muito tempo, porém não entrei porque queria olhar e saber o motivo de entar comprando.

Então, analisando os indicadores em forma de atividade que eu me empus para exercitar estou querendo começar a entrar em ações a partir dessa semana agora.

• 0
Postado
2 horas atrás, Heylon Sales disse:

@Heylon Sales

Existem vários indicadores para diferenciar as duas.

Para muitos investidores, depois da análise e decisão de compra vem a escolha entre os dois tikets oferecidos., no caso, BBDC3 e BBDC4.

Na grande maioria das vezes a pessoa escolhe a ação preferencial por motivo da mesma ter dividendos maiores e também maior liquidez para vender.

Aqui no curso aprendi com o @Raul sobre a importância do TAG ALONG.

Que em BBDC3 é de 100% e para mim foi o fator na minha decisão entre os dois papéis.

------------------------------------------------------------------------------------

Tag Along

O Tag Along é um mecanismo de proteção societária criado pela lei das S.A (lei 6.404 de 1976) para proteger o acionista minoritário em caso de alternância do controlador ou venda da participação do controlador em grande escala.

Ele consiste em um direito indisponível que lhe garante a opção de vender a sua participação pelo mesmo preço, ou por uma fração dele, em casos de alternância no controle da empresa.

Existem dois cenários para as companhias de capital aberto na bolsa de valores, no caso de ações ordinárias (ON):

80% de Tag Along

100% de Tag Along

Deste modo, caso o controlador da empresa se desfaça de seus papéis, os demais acionistas minoritários contam com a garantia de vender pelo mesmo valor, ou por uma parte do valor pelo qual o controlador vendeu.

FONTE DA INFORMAÇÃO

Dicionário do mercado da AUVP

• 0
Postado

Então, com relação tag along, eu não acho que no caso do Bradesco seja tão importante, já que as ações preferenciais tem 80%.

Se fosse sem tag along, até poderia ser motivo pra ficar de olho aberto.

CEMIG4, por exemplo, não tem tag along, e nem por isso deixa de ser uma ação boa, DESDE que saiba o que se está fazendo, tendo um gerenciamento de risco adequado (percentual em relação ao restante da carteira) - já que ela paga muito dividendos e vem performando bem.

Mas no caso de Bradesco, além de bbdc3 ter uma liquidez muito boa, ainda paga mais dividendos (por ser mais barata). Se seu patrimônio não for de bilhões, eu nem olharia pra bbdc4.

• 0
Postado (edited)
1 hour ago, Thiago Cappi Da Cruz disse:

CEMIG4, por exemplo, não tem tag along, e nem por isso deixa de ser uma ação boa,

@Thiago Cappi Da Cruz

O Tag Along é uma fator de proteção que se soma à outros fatores.

Imagine que você tem R$ 1.000.000,00 de reais em CMIG4 

É segunda-feira saí a notícia, que uma empresa chinesa comprou ela e vai tirar  da bolsa pagando 50% do preço da ação do último fechamento.

Seria um baita prejuízo, não concorda?

É  apenas um exemplo hipotético.

Mas o dia de amanhã so pertence a Deus.

Essa é a importância do Tag Along em uma ação.

Evitar que você tome prejuízos.

Ao se escolher comprar uma ação sem esse fator de segurança, você tá se expondo mais ao risco.

E nós queremos, e também estamos aqui para aprender a ganhar dinheiro,  e não perder não é mesmo.

Por isso,  esse fator de segurança que aprendi com o @Raul e também esse ensinamento, tenho tentado colocar em prática, e não me expor desnecessáriamente a riscos que poderiam ser evitados.

😎👍🏼

Editado por Elcimar Guimarães
  • 0
Postado

Sim, não disse que não se deve levar em consideração, nem que não é importante.

Apenas disse que fazendo a gestão de risco, tendo um portfólio diversificado, analisando a empresa e sabendo o histórico de crescimento, remuneração, e retorno ao acionista, ter uma empresa sem tag along não vai te quebrar.

Existe uma diferença entre concentrar tudo o que você tem de forma irresponsável, com ou sem tag along, e outra coisa é saber o que se está fazendo com a carteira - tendo reserva de emergência, de oportunidade e sabendo gerenciar o risco, tem problema nenhum não... E isso não e contradizendo nada do curso, nem o que o Raul disse. Novamente, a palavra chave é gerenciar risco, e saber o que se está fazendo...

• Criar novo...